Quem tem nome sujo pode fazer empréstimo do Auxílio Brasil?

Ministério da Cidadania liberou 12 bancos para começarem a liberar crédito consignado aos beneficiários do programa social.

O governo já liberou o empréstimo do Auxílio Brasil, mas uma dúvida comum em relação às operações de crédito no país é se o dinheiro é liberado mesmo se o beneficiário estiver com o nome sujo. A boa notícia é que entre as exigência para conseguir o consignado não é necessário ter o "nome limpo", mas há outras regras. Vem entender.

Pode fazer empréstimo do Auxílio Brasil com o nome sujo?

Na regulamentação do Auxílio Brasil, não há menções a respeito dos empréstimos serem feitos para pessoas com o nome sujo. Então, na teoria, não há impedimento para que esses beneficiários solicitem o empréstimo. Isso porque, os descontos do empréstimo consignado são realizados diretamente das parcelas mensais do benefício.

Contudo, os bancos têm direito de adicionar suas regras ao fazer as operações. Por isso, o beneficiário deve entrar em contato com as instituições e procurar a melhor opção para sua situação.

Para que o indivíduo pegue um crédito usando seu benefício do Auxílio Brasil, ele precisa, primeiramente, estar elegível ao programa e recebendo o valor do auxílio.

Aqueles cidadãos que estiverem com o benefício suspenso ou cancelado não poderão pedir o empréstimo consignado nos bancos. Portanto, beneficiários que não estão com os dados dos CadÚnico atualizados ou não comparecem a alguma convocação do Ministério da Cidadania podem ter o auxílio bloqueado e não conseguirão pegar o crédito.

Além disso, os bancos também têm direito de aplicar suas próprias regras para concessão do empréstimo. A Caixa, por exemplo, afirma que os beneficiários precisam estar recebendo o auxílio há, pelo menos, 90 dias para conseguir o crédito.

Quem pode pedir o empréstimo Auxílio Brasil?

Podem pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil aqueles beneficiários do programa que estão recebendo o auxílio regularmente.

Para isso, o responsável familiar (RF) deve fazer a solicitação, pois é em sua conta que o valor é depositado. Para isso, ele deve buscar um banco de sua preferência, que faça a operação, e apresentar: CPF, carteira de identidade ou de habilitação nacional; assinatura do termo do processo de abertura e assinatura de um termo de orientação financeira.

Feito isso, seu pedido entrará em análise e, em seguida, o interessado irá receber a resposta. Se aprovado, a empresa tem até dois dias úteis para depositar o dinheiro na conta.

Quanto tempo para aprovar o empréstimo Auxílio Brasil?

A aprovação da solicitação de contrato vai depender de cada banco. Normalmente, após fazer o pedido do empréstimo, as instituições pedem cerca de 24 a 48 horas para fazer a análise dos dados do cliente e definir se o contrato será averbado ou não.

Com a averbação do contrato, as empresas têm até dois dias úteis para fazer o pagamento do cliente, segundo as regras do Governo Federal para o empréstimo do Auxílio Brasil.

Quais bancos fazem empréstimo Auxílio Brasil?

O Ministério da Cidadania aprovou 12 bancos para fazer o empréstimo do Auxílio Brasil. No momento, apenas a Caixa e o Meu Tudo (pertencente ao grupo QI Tech) confirmaram estar aceitando novas propostas de crédito consignado.

Contudo, as instituições autorizadas a realizar a operação são:

Banco Agibank S/A
Banco Crefisa S/A
Banco Daycoval S/A
Banco Pan S/A
Banco Safra S/A
Caixa Econômica Federal
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A
Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento
Pintos S/A Créditos
QI Sociedade de Crédito Direto S/A
Valor Sociedade de Crédito Direto S/A
Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A

Como contratar o empréstimo Auxílio Brasil pela Caixa?

O interessado pode contratar o empréstimo em qualquer lotérica ou agência da Caixa. Basta que o responsável familiar que recebe o benefício compareça ao local com os documentos: CPF, carteira de identidade ou de habilitação nacional; assinatura do termo do processo de abertura e assinatura de um termo de orientação financeira.

Também é possível contratar o serviço pelo Caixa Tem, veja como:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem, se ainda não tiver baixado. Caso tenha baixado, o atualize para versão mais recente;
  2. Preencha seus dados e acesse sua conta;
  3. Clique na opção “Empréstimo”;
  4. Em seguida vá em “Simular e Contratar”;
  5. Depois clique em “Consignado”;
  6. Por fim, leia as informações com cautela e faça a solicitação.

A Caixa ainda informa que para fazer a solicitação, o cliente deve ter seus dados cadastrais atualizados na conta. É possível fazer a atualização pelo aplicativo.

Como saber se fui aprovado para receber o crédito na Caixa?

O beneficiário que solicitou o empréstimo na Caixa pode verificar a situação de seu pedido pelo aplicativo do banco, Caixa Tem. Veja o passo a passo:

  1. Certifique de que o aplicativo está atualizado para a versão mais nova;
  2. Abra o aplicativo e clique na opção “empréstimos”;
  3. Vá em “ver meus contratos”;
  4. Escolha a opção “empréstimo consignado” e a situação de seu pedido estará descrita, aprovada, em análise ou negada.

Para mais dúvidas sobre o empréstimo do Auxílio Brasil na Caixa, o cliente pode ligar no número 111. Também é possível contatar o Ministério da Cidadania ligando no 121.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes