Quinto dia útil de julho de 2022: veja calendário

Pagamentos devem ser feitos até o quinto dia útil de cada mês

O quinto dia útil de cada mês é a data oficial de pagamento do salário dos trabalhadores em grande parte das empresas e repartições públicas. No entanto, nem sempre isso corresponde ao dia 5. Mas então quando é quinto dia útil de julho de 2022? Veja o calendário de pagamentos.

Quando é o quinto dia útil de julho de 2022

Como o primeiro dia do mês caiu em uma sexta-feira, o quinto dia útil de julho de 2022 será na quarta-feira, dia 6. De acordo com o artigo 459 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o salário deve estar disponível para o trabalhador até, no máximo, o quinto dia útil.

O empregador deve fazer o pagamento até o quinto dia útil de julho em 2022. No entanto, se isso não acontecer, a empresa pode sofrer sanções como autuação e até ações trabalhistas. Nesse caso, o empregador poderá, inclusive, ter que arcar com indenizações por danos morais aos funcionários que não receberam o salário dentro do prazo previsto.

Caso ocorra o atraso, além de ficar sujeito às sanções, o empregador precisa saber que o salário deve ser corrigido. O índice de correção monetária precisa estar previsto em contrato e ele pode ser baseado no Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (INPA).

Quando serão os dias de pagamento em 2022?

Ao longo do ano, a data pode variar. Saiba quando será o quinto dia útil entre julho e dezembro de 2022 para pagamento de salário:

Quinto dia útil de julho de 2022 – dia 6, quarta-feira;

Agosto – dia 5, sexta-feira; Pagamentos devem ser feitos até o quinto dia útil de cada mês

Setembro – dia 6, terça-feira;

Outubro – dia 6, quinta-feira;

Novembro – dia 8, terça-feira;

Dezembro – dia 6, terça-feira.

Leia também:

Auxílio para mães solteiras 2022: benefício sai esse ano?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.