Recadastramento do Bolsa Família Unipessoal começa em setembro

Atualização vai definir quem continua no programa

A partir de setembro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome vai começar a fazer um pente fino em programas sociais do governo e, para isso, vai solicitar o recadastramento do Bolsa Família unipessoal. O benefício é concedido a família com um só integrante.

+ Lista de aprovados do Bolsa Família 2023

Como fazer o recadastramento do Bolsa Família 2023?

A atualização das informações do cadastro do Bolsa Família Unipessoal é realizado no CRAS da cidade do beneficiário. A atualização cadastral vai até dezembro de 2023 e vai definir quem continua ou não recebendo.

Outra opção para tirar dúvidas sobre o recadastramento no Atendimento Central MDS pelo número 121 – funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Entre os documentos que devem ser apresentados pelas famílias para fazer ou atualizar seus registros estão o comprovante de endereço e documento com foto. Além de apresentar os documentos obrigatórios, essas pessoas vão ter que assinar um termo de responsabilidade, se comprometendo com a veracidade das informações prestadas ao Cadastro Único.

Desde o início de 2023, o Governo Federal tomou medidas para qualificar o Cadastro Único, base de dados que define as famílias elegíveis ao Bolsa Família e outros 30 programas sociais. Mensalmente, essas informações são processadas no âmbito do Sistema de Benefícios ao Cidadão (Sibec), administrado pela Caixa Econômica Federal. Esse procedimento permite a análise de elegibilidade, habilitação e seleção de famílias ao PBF, bem como a concessão e as ações de administração de benefício.

O auxílio unipessoal vai acabar?

O governo federal não deve acabar com o Bolsa Família Unipessoal, mas estabeleceu um ingresso de novos beneficiários. Isto é, quem já recebe o benefício e estiver com o cadastro atualizado, e realmente precisa do auxílio, vai continuar recebendo. Agora, aqueles que estão recebendo, mas já não se encaixam nos critérios, então terão o cartão bloqueado.

Além disso, como o governo identificou um aumento de benefícios para uma só pessoa, os municípios terão um limite de 16% de arranjos unipessoais na folha de pagamento do Programa Bolsa Família (PBF) a partir do mês de setembro. A Portaria 911 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (25.08), estabelece o patamar com base em dados estatísticos da PNAD Contínua 2022 do IBGE.

O limite se refere a novas concessões e busca corrigir distorções ocorridas entre outubro de 2021 e dezembro do ano passado.  De acordo com o MDS, a suspensão do ingresso de novas famílias com arranjo unipessoal no PBF possibilita à gestão municipal, com apoio das gestões estadual, distrital e federal, diagnosticar a situação e implementar medidas para garantir a reversão da situação a níveis justificáveis.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes