Saiba como parcelar dívidas do Simples Nacional pela internet

Os micro e pequenos empresários com dívidas do Simples Nacional podem obter descontos de multa e juros caso renegociem até julho

Os micro e pequenos empresários com dívidas do Simples Nacional podem obter descontos de multa e juros caso renegociem os débitos até o mês de julho. As regras para isso estão previstas em portaria da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). O empresário consegue parcelar o Simples Nacional ao preencher um formulário pela internet.

Empresas afetadas pela pandemia podem renegociar dívidas

O parcelamento especial é um modo de impedir que as empresas sejam excluídas do Simples Nacional por falta de pagamento em razão da pandemia da Covid-19. A Portaria nº 1.696 indica que: “Estabelece as condições para transação por adesão para tributos federais vencidos no período de março a dezembro de 2020 e não pagos em razão dos impactos econômicos decorrentes da pandemia relacionada ao coronavírus (COVID-19).”

Nota-se que o Simples Nacional é um regime tributário que pode ser usado por microempresas e empresas de pequeno porte. Através dele os empresários conseguem recolher todos os tributos devidos com a emissão de um único documento. Trata-se do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

O prazo para pagamento desta guia de impostos é até o dia 20 de cada mês, e em caso de atraso o contribuinte deve arcar com multa e juros.

Passo a passo para parcelar dívidas do Simples Nacional

Então, para conseguir renegociar suas dívidas e obter um parcelamento do Simples Nacional, o empresário deve acessar o portal Regularize. Para usar os serviços do portal é necessário efetuar um cadastro, sendo possível também fazer o login com uso do certificado digital ou conta Gov.br, plataforma que reúne os serviços digitais do governo federal. Após efetuar login, a orientação é clicar em “Negociar Dívida”.

Portal regularize
Portal regularize

O próximo passo é clicar em “Acessar” na seção de “Acesso ao Sistema de Negociações - Parcelamento ou Acordo de Transação”.

Portal regularize
Portal regularize

Feito isso, o sistema indicará informações sobre negociações já solicitadas, ao mostrar itens como: situação da conta, data de adesão e valor consolidado. O usuário deve então clicar na seção de “Declaração de Receita/Rendimento”, em seguida clicar em “Avançar” para preencher o formulário.

Portal regularize. Parcelar simples nacional
Portal regularize

Entre os campos que devem ser preenchidos, estão dados como: endereço, Número do PIS/PASEP/NIT/NIS, rendimento bruto mensal, valor total dos bens e direitos e valor total das dívidas e ônus reais declarados. Essas informações são importantes para que a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional verifique a capacidade de pagamento do empreendedor.

Depois do preenchimento, o portal vai liberar uma proposta para que o empresário consiga parcelar o Simples Nacional. Em caso de interesse, pode-se fazer a adesão.

Para concluir esse processo de renegociação de dívidas, o contribuinte deve pagar o documento de arrecadação da primeira prestação do parcelamento. Em caso de não realização desse pagamento até a data de vencimento, o acordo é cancelado.

Pagamento pode ser dividido em até 133 parcelas

Entre as propostas de renegociação oferecidas pela PGFN no portal Regularize para micro e pequenas empresas, está a divisão do pagamento em até 133 vezes, mediante a uma entrada no valor de 4% do total da dívida, o que pode ser parcelado em até 12 vezes. O parcelamento também vale para os microempreendedores individuais (MEIs). No caso das médias e grandes empresas, o parcelamento é limitado a 72 vezes.

Além disso, os micro e pequenos empresários, e os MEIs podem receber desconto de até 100% nas multas, juros e encargos, tendo em vista o limite de até 70% do valor total do débito. Em relação a dívidas com a Previdência Social, o parcelamento pode ter o limite de 60 vezes.

Condições especiais para parcelar o Simples Nacional também foram vistas no ano passado. Neste ano, a PGFN deve analisar os impactos econômicos e financeiros sofridos em razão da pandemia.

Prazo para renegociar dívida ativa

O prazo para aderir a essa condição especial para parcelar o Simples Nacional em relação aos débitos inscritos em dívida ativa da União teve início em 1º de março e segue até o dia 30 de junho, se encerrando às 19h.

Nota-se ainda que a negociação vale para os débitos inscritos até 31 de maio de 2021. Bem como para a dívida ativa vencida entre março e dezembro de 2020.

Prorrogação do Simples Nacional 2021

Além da possibilidade de parcelar as dívidas do Simples Nacional, os empreendedores também contam com a prorrogação do Simples Nacional 2021. Os recolhimentos referentes aos meses de abril, maio e junho poderão ser pagos de julho a dezembro em seis prestações. Confira:

  • DAS com vencimento original em 20 de abril: poderá ser paga em duas parcelas iguais, com vencimento em 20 de julho e 20 de agosto;
  • DAS com vencimento original em 20 de maio: poderá ser paga em duas parcelas iguais, com vencimento em 20 de setembro e 20 de outubro;
  • DAS com vencimento original em 21 de junho: poderá ser paga em duas parcelas iguais, com vencimento em 22 de novembro e 20 de dezembro.

 

Leia também:

Adiamento do pagamento do Simples Nacional: veja novas datas

Simples Nacional: saiba como consultar se uma empresa é optante

Como fazer o cálculo do Simples Nacional? Veja passo a passo

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes