O que acontece se faltar no segundo dia do Enem?

Após a aplicação da redação no último domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 continua hoje, dia 28 de novembro, em todo o país. Os candidatos terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Mas o que acontece se faltar no segundo dia do Enem?

O que acontece se faltar no segundo dia do Enem 2021?

Quem não conseguir chegar a tempo para o segundo dia do Enem, provavelmente não poderá contar com a nota do exame para ingressar no ensino superior em 2022. Mesmo que candidato tenha feito a redação no primeiro dia, a nota provavelmente não será suficiente para participar do do Sisu, Fies e Prouni.

Agora, se o candidato conseguiu isenção da taxa para fazer a prova, será necessário apresentar uma justificativa para a ausência. Caso contrário, o benefício não poderá ser concedido no próximo exame. O estudante poderá fazer o Enem, mas terá que pagar.

Se a falta for justificável, a boa notícia é que candidato terá a oportunidade de explicar a situação. Para isso, basta acessar a Página do Participante no site do Enem e fazer a alegação. É necessário informar dados pessoais como CPF, data de nascimento e claro, a razão da falta na prova. A comissão avaliará o caso e se estiver dentro das regras do exame, então o aluno terá a chance de isenção no ano seguinte também.

Entre os motivos aceitos para a justificativa estão: maternidade; paternidade; privação de liberdade; morte na família; acidente de Trânsito; assalto ou furto; Saúde ou emergência médica, entre outros.

Que horas começa a prova do Enem no segundo dia?

Neste segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia e fecham às 13 horas. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 18h30. O horário é o de Brasília.

É obrigatório o uso de máscara de proteção facial durante toda a prova.

Que horas começa a prova do enem no segundo dia
Foto: agência brasil/reprodução

Leia também sobre o que levar no Enem 2021 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes