5 dicas financeiras para restaurantes e bares endividados

Conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, cerca de 12 mil bares e restaurantes foram fechados durante a pandemia. Confira algumas dicas para restaurantes ou bares endividados a superar os efeitos da pandemia.

Conforme dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, cerca de 12 mil bares e restaurantes foram fechados durante a pandemia. A maioria dos afetados são negócios de microempreendedores individuais ou micro e pequenas empresas. Pensando no impacto no setor, o DCI compila algumas dicas financeiras para restaurantes ou bares endividados a superar os efeitos da pandemia.

Atenção com a organização de dívidas e do fluxo de caixa

Organizar suas contas, dívidas e fluxo de caixa é vital para salvar-se do endividamento
Certamente, organizar o fluxo de caixa é vital para salvar-se do endividamento. Fonte: pixabay

Em um primeiro momento, o empreendedor deve entender a origem da dívida, o quanto precisa e o prazo para quitá-la. Essa dica pode parecer simples, mas organizar todos os dados em uma tabela pode ser crucial para ajudar restaurantes ou bares endividados. Feito isso, o dono do estabelecimento deve atentar-se ao seu fluxo de caixa.

Remanejar o fluxo de caixa pode funcionar na recuperação do negócio, pois a ferramenta é a principal forma de controlar sua movimentação financeira. Se depois dessa análise o empreendedor não conseguir se organizar, os restaurantes ou bares podem buscar a ajuda de linhas de crédito ou renegociar suas dívidas.

Confira um vídeo do Sebrae com o youtuber Primo Rico com dicas para ajudar seu pequeno negócio a organizar sua gestão financeira, ponto vital durante um período com dívidas:

Procure a linha de crédito ideal para o seu restaurante ou bar endividado

Encontrar uma linha de crédito adequada para ajudar restaurantes ou bares endividados pode ser um grande desafio. O medo de pagar juros altos e enrolar sua situação financeira mais ainda é um pesadelo para todo pequeno negócio. Por isso, embora a situação possa ser de desespero, o empreendedor deve manter a calma e buscar a melhor alternativa para seu bolso.

Com o desafio em mente, o Sebrae e o Governo de São Paulo produzirá entre os dias 14/09 e 02/10 o curso Empreenda Rápido. Além de abordar diferentes aspectos da retomada do setor da gastronomia pós-pandemia, o programa pretende disponibilizar conteúdos e painéis para o empreendedor “descomplicar o crédito”. As inscrições para o curso já podem ser feitas online.

Busque apoio de uma empresa consolidada na retomada

Dicas financeiras: apoio de empresas consolidadas pode ser uma saída
Buscar o apoio de empresas consolidadas para ajudar após a pandemia pode ser uma saída para aqueles que não conseguirem acesso à linhas de crédito. Fonte: pixabay

Por conta do momento enfrentado por todos os restaurantes e bares endividados, conseguir acesso à uma linha de crédito pode ser difícil. Contudo ainda restam outras saídas. Diversas grandes empresas do ramo de alimentação e bebidas estão oferecendo apoio financeiro aos prejudicados pela pandemia. Essa pode ser uma outra dica financeira para os empreendedores endividados.

O Grupo Petrópolis - responsável por marcas como Itaipava, Black Princess e Cacildis - anunciou o programa #GPcomVC. A empresa vai investir R$ 40 milhões para auxiliar restaurantes e bares endividados durante a retomada do setor. A ideia do Grupo Petrópolis é oferecer suporte em questões como “baixo fluxo de caixa para a retomada, endividamento com fornecedores e dificuldades em obter linhas de créditos”. 

Segundo a assessoria do grupo, “foi feito um estudo, dentro da própria carteira de clientes do Grupo Petrópolis, para encontrar os estabelecimentos que têm encontrado mais prejuízos causados pela pandemia. O programa #GPcomVC terá foco em bares e restaurantes localizados nas periferias das grandes cidades.” A expectativa do Grupo Petrópolis é de ajudar 40 mil estabelecimentos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. 

Tente buscar o apoio de seus clientes por campanhas

Uma das ferramentas à disposição de qualquer pessoa que pode ser utilizada nesse período de incertezas é o financiamento coletivo/crowdfunding. Sites como Vakinha, Benfeitoria e Catarse têm beneficiado pessoas nas mais variadas situações. Não é diferente para restaurantes e bares, que podem criar suas campanhas e pedir o apoio de frequentadores, amigos ou pessoas apenas interessadas em ajudar.

Certamente, pode não ser uma dica muito ortodoxa, mas o crowdfunding é bem funcional para quem não consegue buscar linhas de crédito ou outras formas de apoio financeiro e redução de custo.

Priorize as dividas com juros mais altos

Essa dica pode parecer óbvia, mas priorizar o pagamento de dívidas com juros mais altos é algo muito importante a se considerar. É interessante que o empreendedor classifique suas dívidas por juros e valor devido. Essa organização pode fazer com que seu restaurante ou bar não corra o risco de continuar a ser afetado pelas dívidas com juros altos, pois geralmente são as que mais pioram a situação do empreendimento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes