Loja virtual: aprenda quanto custa e como montar a sua do zero

Confira aqui como abrir sua loja virtual, gastando pouco e tendo um retorno positivo nas vendas.

Abrir uma loja virtual é um grande desafio para muitos empreendedores. Além disso, esse é um mercado que está em expansão e oferece muitos benefícios para quem deseja vender pela internet. No entanto, cada decisão tomada requer estudo e investimento financeiro.

O e-commerce vem crescendo de forma significativa após a crise do Coronavírus e fazendo muitos empreendedores reverem seus conceitos. Por isso, se você já tem uma loja física e está se preparando para vender na internet ou quer abrir uma loja virtual, confira algumas dicas incríveis de como começar esse negócio.

 

Passo a passo para abrir uma loja virtual

Loja virtual: aprenda quanto custa e como montar a sua do zero
Reprodução / Pexels

Conheça nos próximos tópicos algumas informações essenciais para iniciar uma loja virtual, ter muitos clientes e aumentar as suas vendas.

 

1. A escolha do seu nicho

A primeira etapa para vender pela internet é saber qual o seu nicho de mercado. Então, faça uma pesquisa na sua região e descubra quais são os produtos ou serviços que estão em falta e tem bastante procura.

Além disso, invista em áreas de atuação que você tenha conhecimento. Não adianta ter conhecimentos num segmento e abrir uma loja virtual totalmente diferente do que você sabe fazer, não é mesmo?

Em seguida, conheça a sua concorrência e se diferencie dela. Por exemplo, hoje existem muitas lojas de roupas vendendo pela internet, mas o que faz a sua ser diferente da concorrência? Seria o atendimento ou a forma de entrega? Independente do que seja, reúna seus esforços para descobrir o que seu público quer.

E por falar em cliente, nessa etapa você descobrirá o seu cliente ideal, seus gostos, preferências e hábitos de consumo. Ao descobrir o seu comportamento, será muito mais fácil se comunicar com ele.

 

2. Defina os seus produtos

Antes de criar a sua loja virtual, é importante que tenha estratégias de venda bem definidas. Por isso, separe os produtos que irá vender por categorias e para quem irá vender.

Ao selecionar o nicho de mercado, essa etapa parecerá mais fácil. Então defina os produtos mais detalhadamente. Por exemplo, ao invés de vender produtos esportivos, você venderá produtos para quem pratica o esporte x. Assim será mais fácil delimitar o seu público.

Por isso, delimite as personas para se aproximar mais ainda do seu público ideal. Após essas informações, é possível encontrar fornecedores que se enquadram no perfil da loja.

 

3. Onde você irá vender?

Existem dezenas de possibilidades de venda pela internet, mas é necessário optar por apenas uma. Então escolha o seu canal de venda, se serão as redes sociais ou um marketplace.

Você ainda poderá utilizar o seu próprio site e otimizá-lo com uma sessão específica para vendas. Mas o interessante é que você esteja onde seus clientes e potenciais consumidores estão.

 

4. Quais são os custos?

Loja virtual: aprenda quanto custa e como montar a sua do zero
Reprodução / Pexels

Antes de te mostrarmos as ferramentas para montar a sua loja online, é importante que você considere os custos e se prepare financeiramente. Ao abrir o negócio, tenha em mente os gastos iniciais com a estrutura da loja, recursos tecnológicos, divulgação e operação.

Esses valores vão variar de acordo com o tamanho da sua loja e quantidade de serviços e produtos. Mas de antemão já saiba que o custo não é zero, sobretudo se você for usar ferramentas que precisam de manutenção e operação de terceiros.

Mas se você quiser economizar nesse momento, uma alternativa é abrir uma loja virtual através do Instagram e ir se profissionalizando aos poucos. Além disso, existem alguns sites com preço acessível para pequenos empreendedores.

 

5. Monte a sua loja virtual

Agora é hora de colocar em prática as estratégias de marketing digital no seu negócio. Capriche na produção das fotos, legendas e deixe o preço sempre acessível. Essa é uma das maiores queixas dos clientes, não ver o preço juntamente com o produto.

Além das imagens, tome cuidado também com o conteúdo dos textos. Por isso, contrate um profissional para cuidar do marketing de conteúdo e otimizar a página em estratégias SEO, para fazê-la ser encontrada mais facilmente nos resultados de busca.

 

Conheça algumas plataformas de vendas

Loja virtual: aprenda quanto custa e como montar a sua do zero
Reprodução / Pexels

Se você chegou até aqui é porque tem interesse em conhecer mais sobre plataformas de venda online. Por isso, listamos aqui algumas opções que podem te ajudar.

1. Shopify

Essa é uma das ferramentas mais conhecidas no Brasil e é utilizada por mais de 600 mil empresas. O Shopify possui hospedagem ilimitada, com diversos templates gratuitos e pagos.

O site ainda é responsivo, ou seja, pode ser acessado tanto pelo desktop quanto pelo smartphone. Além disso, a plataforma possui serviços de SEO, além de outras vantagens. O valor do plano básico é de USD $29.

2. Magento

Grandes empresas como a Coca Cola e Canon utilizam essa plataforma por causa dos seus benefícios. Ela é considerada a mais completa, possui suporte técnico e muitas vantagens incríveis. Mas para saber o valor dos planos, é necessário entrar em contato com a central de atendimento.

3. Wix Stores

Outra plataforma interessante e que atrai pelo design diferenciado dos templates é o Wix Stores. A ferramenta é gratuita, opção perfeita para quem está iniciando um negócio e possui pouca grana.

O site disponibiliza várias opções de pagamento e ainda calcula de forma automática o valor do frete.

4. Loja Virtual Locaweb

Por fim, essa ferramenta possui um plano acessível de R$ 29 e disponibiliza muitos benefícios às empresas.

Ter uma loja virtual é muito importante para divulgar pequenas, médias e grandes empresas. Mas vale salientar que você deve saber quanto se tem disponível para investir, antes de contratar qualquer uma dessas plataformas.

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes