Marketing Digital

6 dicas imperdíveis de como se comunicar melhor na internet

Saiba como se comunicar melhor com seu público e melhorar a sua imagem na internet.

Escrito por

Quem é influenciador digital já sabe que um dos principais requisitos para trabalhar com plataformas digitais é ter uma boa comunicação. Então, se você quer saber como entrar nesse universo e se dar bem, vamos te dar algumas dicas de como se comunicar melhor na internet e atrair mais seguidores para suas mídias.

Para se dar bem na internet é necessário muito mais do que um bom conteúdo. O influenciador ou empresa deve estar atento à forma como trata o público e sobretudo como seus seguidores respondem a essa forma de tratamento.

Mas, antes de tudo, é fundamental que você tenha uma estratégia e saiba qual o seu objetivo. De nada adianta desenvolver uma boa fluência ou ser engajado se você não sabe onde quer chegar. Então, tenha um momento de brainstorm, coloque suas ideias no papel e vá para a ação.

 

Como se comunicar melhor: confira algumas dicas para se sair bem no meio digital

Existem diversas maneiras de expressar uma opinião ou falar sobre um assunto que você domina na internet. Porém, você deve observar qual o efeito que a sua forma de se pronunciar sobre determinados temas têm surtido no seu público. Então, confira a seguir algumas dicas importantes de como se comunicar melhor e de forma mais concisa.

Reprodução / pexels

Estude sobre o que irá falar

A principal lição de casa para todo produtor de conteúdo é ter domínio sobre o que ele se propõe a falar. Então, é fundamental que ele estude bastante para ter uma comunicação mais assertiva com seu público.

Por isso, pesquise tudo sobre esse assunto, consulte as principais fontes e faça fichamentos. Até porque a informação verdadeira tem sido artigo de luxo nos últimos tempos. Ou seja, quanto mais você conseguir comprovar tal dado, mais confiável você será.

Isso vale para quem está produzindo conteúdo para redes sociais, um vídeo para Youtube, um texto para blog ou áudio de podcast. Independente do seu objetivo e formato utilizado, seja verdadeiro.

Enfim, crie um roteiro para estruturar bem o seu texto e torne esse conteúdo compreensível para o público. Certamente você conseguirá se comunicar bem com ele após isso.

Como se comunicar melhor através da prática

Obviamente ninguém nasceu pronto, com domínio total da linguagem para internet. O que acontece é que algumas pessoas são bastante talentosas e aprendem as coisas rápido, enquanto outras levam um tempo para entender a dinâmica da produção de conteúdo para internet.

Por isso, é fundamental confiar no processo e saber que a prática pode levá-lo a chegar ao seu objetivo. Esteja atento ao seu posicionamento, sua forma de se expressar e escrever, para que seu público o entenda mais facilmente.

Se estiver nervoso, crie grupos pequenos e comece aos poucos sua relação com sua audiência. Cada vez que você aparecer num vídeo ou escrever um texto, a ansiedade e o medo da crítica irão diminuir, aos poucos.

Saiba que imprevistos podem acontecer

Se você costuma produzir lives e cursos online, tenha em mente que imprevistos são reais e podem ocorrer a qualquer momento. Sendo assim, problemas técnicos, falhas no compartilhamento de imagens e queda da internet podem prejudicar todo o processo.

Reprodução / pexels

Por isso, tenha jogo de cintura e lide de forma natural com a situação. Certamente, essa é uma das melhores dicas de como se comunicar melhor e passar confiança ao seu público.

Saiba lidar com críticas

Quem trabalha com redes sociais ou produz vídeos para o Youtube, precisa aprender a lidar com críticas de todo o tipo. Nem sempre você receberá mensagens positivas e motivadoras, então, o ideal é que você não leve nada para o lado pessoal.

Estamos vivendo na cultura do cancelamento, onde é descartada qualquer possibilidade de erro. Mas tente pensar que essa pode ser uma ótima oportunidade de crescimento, para você rever seu posicionamento e comportamento na internet.

Utilize o humor para descontrair

Uma boa tática para sair de situações complicadas na internet é utilizar o bom humor. Esse é um mecanismo inteligente que deve ser utilizado nos momentos certos. Ou seja, evite ficar com gracinhas o tempo todo, ok?

Se atualize sempre

Enfim, encontre uma rede social que você tenha afinidade, mas também esteja aberto às outras possibilidades. Se atualize quanto aos novos recursos e saiba o que seu público quer ver. Em seguida, encontre a melhor linguagem para falar com ele.

Reprodução / pexels

Gostou das dicas de como se comunicar melhor na internet? Aproveite e confira sobre matéria com informações incríveis sobre branding pessoal. Coloque tudo em prática para ter uma melhor imagem no ambiente digital.

Última modificação em 27/07/2022 11:04

Liz Santana

Redatora e produtora de conteúdos sobre redes sociais, empreendedorismo e universo da internet. Ama séries, ouvir podcasts, criar roteiros de viagem e navegar no Twitter.

Compartilhe
Escrito por

Últimas notícias