MEI: posso abrir empresa e pedir empréstimo com nome sujo?

O “nome sujo” não impede que o cidadão se torne MEI. Também, é possível solicitar empréstimo mesmo com o CPF negativo, veja como solicitar.

O "nome sujo" pode ser um problema para quem precisa negociar, vender ou comprar. Mas, e para abrir uma empresa? Saiba se o CPF negativado pode te impedir de se tornar um microempreendedor individual e quais as modalidades de crédito, mesmo com o "nome sujo".

Posso ser MEI com nome sujo?

Sim, é possível ser microempreendedor individual com o nome sujo.  Isso se deve a Lei Complementar nº123/2006, que prevê a não restrição para abertura de empresas para pessoas com restrição no nome.

Sendo assim,  não há uma consulta no SPC/Serasa para a abertura de empresas, principalmente no caso do MEI. Contudo, o microempreendedor pode ter dificuldades para pedir empréstimos, mesmo usando o CNPJ, se estiver com o CPF restrito.

 

Empréstimo para MEI com nome sujo?

Embora é possível abrir MEI com o nome sujo, pedir empréstimo pode não ser tão fácil assim. Contudo, existem linhas de crédito para MEIs com CPF negativado, tais como empréstimo com garantia de bens (imóvel e veículo), por exemplo. Também, adquirir crédito pelo programa Penhor Caixa, da Caixa Econômica Federal.

Além disso,  simulações de empréstimos podem ser feitas pelo portal do Serasa eCred, com o limite de R$ 30 mil e parcelamento em até 48 meses. O Serasa reúne as principais linhas de crédito de empresas parceiras e lhe mostra qual a melhor opção.

Saiba quais  são tipos de empréstimos para MEI com nome sujo:

Penhor Caixa

O Penhor Caixa é uma linha de crédito que tem como garantia bens pessoais. Sendo assim, quem precisa de dinheiro pode levar joias, canetas de valor, relógios e pratarias, diamantes para avaliação. De acordo com o valor de cada bem, é possível receber o recurso na mão na mesma hora, sem análise cadastral ou avalista. Ou seja, não há consulta no SPC/Serasa para conseguir o crédito Penhor Caixa.

Vale ressaltar que não é uma troca. O objeto é apenas uma garantia para o empréstimo. Assim, os pertences ficam no cofre da Caixa até que o valor do empréstimo seja totalmente pago. Depois disso, o bem é devolvido. Além disso, o prazo de contrato pode ser renovado, conforme a necessidade do contratante, com pequenas taxas de juros.

Para conseguir o empréstimo pelo Penhor Caixa, basta ir até uma agência Caixa com o objeto que será a garantia do crédito. Também, documentos pessoais como RG, CPF e comprovante de residência. A avaliação do objeto ocorre na hora, juntamente com a liberação do crédito.

 

Imóvel como garantia de empréstimo

Miniatura de casa com parte do telhado sem cobertura, com moedas ao lado e sobre planilhas de dados
Foto:pixabay

Outra forma de conseguir empréstimo é usar o imóvel, em seu nome, como garantia. Contudo, é importante avaliar como pagar a linha de crédito, sabendo que em caso de não pagamento, o imóvel é penhorado. Logo, qualquer tipo de imóvel é uma garantia: casa, apartamento e até mesmo comércio.

Além disso, o imóvel não precisa estar quitado para servir como garantia de crédito. Também, a venda do bem pode acontecer durante o prazo do contrato, mas com algumas condições diferentes da venda tradicional. Essa é a principal diferença entre o imóvel e veículo para conseguir um empréstimo. No caso do veículo, há alienação total do bem, ou seja, durante o período de empréstimo não é possível vender o carro ou moto, apenas refinanciá-lo.

Para contratar esse tipo de empréstimo, é recomendável fazer uma pesquisa simples em instituições financeiras que possuam essa linha de crédito. Portanto, comparar opções, como taxas de juros e quantidade de parcelas pode ser crucial para escolher a melhor forma de pagar e, ainda, garantir o pagamento total do empréstimo sem perda do imóvel.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes