Nicho de Mercado: o que é e como definir o seu?

Encontrar um nicho de mercado interessante e desenvolver um conteúdo que atenda as necessidades e interesses do seu cliente requer tempo e principalmente muita pesquisa. Ao se concentrar num nicho, é possível desenvolver melhor as estratégias para atrair seu público e gerar valor para a marca. Por isso, se você já empreende ou quer abrir um negócio, esse texto pode te interessar.

Atualmente existe uma série de empresas, divididas em nichos diferentes, e pessoas que utilizam o ambiente digital para fazer negócios, falar sobre diversos assuntos e se comunicar com os seguidores.

Mas qual o diferencial de uma marca que a faz ser mais atrativa do que outra? Como descobrir a sua área de atuação em meio a tantas opções? Também ficou na dúvida? Então descubra aqui o que é e como encontrar o seu nicho de mercado.

 

O que é nicho de mercado?

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O nicho de mercado é quando acontece a segmentação dentro de um segmento, que envolve um público mais vasto. Aqui acontece uma identificação com um grupo de pessoas com interesses, hábitos e necessidades em comum.

Por exemplo, existe o nicho de saúde, esportes, entretenimento, entre outros. Ou seja, pessoas que fazem parte de determinado grupo costumam se sentir mais atraídas e conversar com mais entusiasmo sobre determinados assuntos.

Então, se você tem interesse no segmento de animais e veterinária, pode descobrir um nicho de mercado voltado para cuidados com pets. Sendo assim, você poderá abrir um pet shop que vende acessórios diferenciados para cães e gatos e oferecer serviços de hotel para cachorro. As possibilidades são inúmeras, basta pesquisar e descobrir a melhor oportunidade de negócio na sua localidade.

 

O que é o nicho de mercado no marketing digital?

Reprodução / Pexel

Já o nicho de marketing digital é bastante abrangente e democrático. Essa é uma fatia de mercado que tem rendido muitos resultados positivos tanto para empresas novas, quanto para organizações mais experientes.

Boa parte das categorias podem se beneficiar das estratégias do marketing. Desde empresas de saúde e bem estar que precisam divulgar seus serviços na internet até empresas de tecnologia e educação, que precisam de mais clientes e fidelizá-los através do digital.

Mas você pode estar se perguntando, quais as etapas devo seguir para descobrir o meu nicho de mercado? Te explicaremos mais adiante.

 

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Como encontrar o seu?

Antes de iniciar um negócio, é muito importante encontrar o nicho de mercado ideal. Assim será mais fácil resolver os problemas do seu cliente. Além disso, se você quer começar a produzir conteúdo para a internet como um influenciador,  confira o passo a passo que listamos para você descobrir a sua área de atuação.

 

1. Conheça o seu perfil

Primeiramente, você deve reunir o conjunto de características que você possui. Liste os seus conhecimentos técnicos, histórico profissional, cursos e especializações.

Depois descubra quais são as suas habilidades, talentos e aptidões. Quais são os assuntos que mais te chamam a atenção? Existe algo que você faz por prazer ou que se destaca naquilo?

Em seguida, faça uma análise do seu comportamento em relação ao tipo de profissional que você é. Essas dicas são fundamentais para pessoas que desejam empreender num nicho de mercado.

2. Quais são as necessidades do mercado?

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Reprodução / Pexel

Agora que você já conhece o seu perfil mais a fundo, vamos conhecer o mercado e as suas necessidades. Aqui iremos descobrir o seu nicho a partir de pesquisas relacionadas à localização geográfica, estilo de vida, classe social e comportamento das pessoas. Ou seja, assim é possível descobrir o público alvo e qual tipo de serviço ele quer contratar.

Faça buscas no Google com palavras-chave de interesse do cliente. Assim você saberá quais as maiores buscas em relação a produtos e serviços. Com todas essas informações em mãos, será muito mais fácil descobrir o nicho de mercado perfeito para começar a empreender.

Aproveite também para fazer um brainstorming, listar as principais ideias e soluções de problemas. No entanto, seja realista e não vá além do que pode ser feito no momento.

3. Conheça a concorrência dentro do seu nicho de mercado

Outra dica interessante é que você pesquise tudo sobre a concorrência. Veja o que ela tem feito, qual o diferencial e a qualidade dos produtos e serviços. Assim, você descobrirá também as carências do público específico de um nicho de mercado.

Após essa análise, você já sabe como competir com outras empresas. Na verdade, esse é o momento de se diferenciar e ganhar uma vantagem competitiva. Então, descubra os pontos fracos dela e como você pode utilizar isso para fortalecer a sua marca.

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Além disso, provavelmente você já procurou por um produto ou serviço em determinada região e não o encontrou, não é mesmo? Então, se ele não existe, essa é a melhor hora de inovar e criar você mesmo. Se pesquisar, certamente encontrará pessoas em busca do mesmo.

 

Finalmente, descobri o meu nicho de mercado

Após saber qual o seu nicho de mercado e as vantagens que pode oferecer, é hora de desenvolver estratégias para se destacar. Descubra quais são as tendências atuais e tenha um bom relacionamento com o seu cliente, estando sempre atento às suas necessidades.

Além disso, construa uma boa reputação através de um posicionamento sólido. Essa é a melhor forma de ganhar autoridade no mercado e se diferenciar dos outros profissionais que já existem. E por fim, aproveite as oportunidades de divulgação dos meios digitais e invista no marketing digital e em estratégias na internet.

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