Brasileirão são quantas rodadas em 2022?

O Brasileirão de 2022 começa em abril

O Campeonato Brasileiro da Série A é o principal torneio de futebol do país. Desde 2003, os clubes disputam o torneio através de pontos corridos, onde todos os times se enfrentam em caráter de turno e returno. O vencedor é aquele que obtiver mais pontos ao fim do campeonato. No entanto, no Brasileirão são quantas rodadas ao todo?

Série A do Brasileirão são quantas rodadas?

A série A do Brasileirão em 2022 terá 38 rodadas. Ao todo, são 20 times que se enfrentam na Série A. Eles jogam entre si em duas partidas: uma como mandante e outra fora de casa. Se, ao fim do campeonato, duas equipes terminarem empatadas com o mesmo número de pontos, então, os critérios de desempate passam a ser número de vitórias, saldo de gols, gols feitos, confronto direto e, em último recurso, sorteio.

O Campeonato Brasileiro já sofreu diversas alterações em seu formato desde que surgiu em 1971. Mas, a partir de 2003, a competição adotou o sistema de pontos corridos, consagrando como campeão aquele time que obtiver mais pontos ao final de 38 rodadas do Brasileirão.

O sistema de pontos corridos é uma característica dos jogos da Série A, da Série B e, a partir de 2022, também irá funcionar para a Série C.

Na Série C, os 20 clubes se enfrentarão apenas em um turno, sem haver jogos de volta. Os oito melhores times avançam para a segunda fase, quando serão divididos em dois quadrangulares de acesso, onde se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada grupo sobem de divisão e os líderes se enfrentam na final.

Já na Série D mesclam-se dois formatos: a fase classificatória entre grupos e a fase eliminatória, conhecida como mata-mata, em seguida. 

No Brasileirão são quantas rodadas na Série B?

Assim como a Série A do Brasileirão, a Série B também conta com 38 rodadas ao todo. Isso porque são 20 times que se enfrentam em cada série. Assim, se contar que um time enfrentará outros 19 em 2 jogos (ida e volta), ao todo, serão 38 rodadas até definir o campeão.

Na Série C, a primeira fase conta com 19 rodadas, com todos os participantes se enfrentando em turno único antes dos quadrangulares. Já na Série D, a fase de grupos possui 8 times em cada chave, que duelam entre si em partidas de ida e volta, totalizando 14 rodadas antes do mata-mata.

Como é feita a pontuação do Campeonato Brasileiro?

A regra é simples. No Campeonato Brasileiro da Série A e B, cada time joga duas vezes contra os demais, uma como mandante e outra como visitante, contabilizando (ou não) pontos a cada partida. Os critérios básicos são:

+ 3 pontos: por vitória
+ 1 ponto: por empate
0 pontos: por derrota.

Com isso, a classificação dos times que disputam o Brasileirão ocorre a partir da soma final desses pontos, do total acumulado ao fim da temporada. No caso de empate, segue a lógica dos critérios de desempate já estabelecidos.

Ganha o título de Campeão do Brasileiro aquele time que obtiver mais pontos ao final das rodadas do campeonato. Até então, o time que fez a melhor campanha foi o Cruzeiro, em 2003, que chegou a obter 100 pontos ao final da disputa, mas, na época, 24 times disputavam a Série A, totalizando 46 rodadas ao todo.

No contexto atual, onde o Brasileirão é jogado em 38 rodadas, a maior conquista por pontos corridos foi a do Flamengo, em 2019. O time acumulou 90 pontos ao final do campeonato.

Quantos times brasileiros vão para Libertadores?

As rodadas do Brasileirão não funcionam apenas para definir o campeão brasileiro, mas também para classificar os times que terão acesso à Libertadores. Disputam a competição os quatro primeiros colocados na tabela do Brasileirão. Já os 5º e 6º colocados são classificados para a chamada Pré-Libertadores, onde disputam a fase preliminar em sistema de mata-mata.

Vale também destacar que os times classificados do 7º ao 12º lugar na tabela do Brasileirão ganham acesso para a Copa Sul-Americana, torneio continental de clubes de futebol da América do Sul. Essa é uma competição secundária à Copa Libertadores da América.

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes