Quando começa a Série B do Brasileirão 2024?

Pela primeira vez em sua história, o Santos vai disputar a segunda divisão

Coritiba, Goiás, Santos e América Mineiro vão jogar a Série B do Brasileirão em 2024 porque foram rebaixados da elite para a segunda divisão. A tabela com todas as 38 rodadas ainda não está definida, mas o torneio já tem data de início na próxima temporada e transmissão confirmada.

Que dia começa a Série B do Brasileirão 2024?

De acordo com o calendário da CBF, a Série B do Brasileirão em 2024 vai começar em 20 de abril e terminar em 26 de novembro, com todos os jogos da última rodada realizados no mesmo dia e horário, como manda a tradição.

Mantendo o tradicional formato de disputa, a segunda divisão contará com 20 clubes dos mais diferentes estados jogando entre si ao longo de 38 rodadas, separadas em turno e returno. Os elencos se enfrentam dentro de casa e depois como visitante, sendo 19 jogos em cada turno.

Sob pontos corridos, cada vitória garante 3 pontos para o vencedor e 1 ponto para os dois lados em caso de empate. Os critérios de desempate adotados pela CBF são: a) maior número de vitórias; b) maior saldo de gols; c) maior número de gols pró; d) confronto direto; e) menor número de cartões vermelhos; f) menor número de cartões amarelos e g) sorteio.

  • Início da Série B do Brasileirão: 20 de abril de 2024
  • Fim da Série B do Brasileirão: 26 de novembro de 2024

Quem vai jogar a Série B em 2024?

Vão disputar a Série B do Campeonato Brasileiro as equipes de Novorizontino, Mirassol, Sport, Vila Nova, CRB, Guarani, Ceará, Botafogo SP, Avaí, Ituano, Ponte Preta, Chapecoense, América MG, Coritiba, Goiás, Santos, Amazonas, Brusque, Operário PR e Paysandu.

O Sudeste é a região com mais representantes com oito times, seguido da Sul com cinco e o Nordeste com três participantes.

Pela primeira vez em sua história, o Santos caiu para a segunda divisão do futebol brasileiro. Integrante do seleto grupo de times que nunca foram rebaixados, ao lado de São Paulo e Flamengo, o Peixe vai disputar a Série B em 2024 em busca do acesso. América Mineiro, Coritiba e Goiás também acompanham o time paulista.

Na contramão, foram rebaixados para a Série C as equipes de Sampaio Corrêa, Tombense, Londrina e ABC, enquanto o Amazonas, campeão da Série C do Brasileirão, Brusque, Operário PR e Paysandu conquistaram o acesso para a segunda divisão.

Vitória, campeão da Série B, Juventude, Criciúma e Atlético Goianiense terminaram entre as quatro primeiras colocações e subiram para a próxima edição da Série A do Campeonato Brasileiro.

Quem foi o campeão da Série B 2023?

O Vitória terminou a Série B do Brasileirão 2023 em primeiro lugar e conquistou o seu primeiro título nacional. Com 72 pontos, venceu 22 das 38 partidas, empatou seis e perdeu 10, com 63% de aproveitamento na temporada.

Em 16 de abril de 2023, o Leão estreou com vitória por 3 a 0 diante da Ponte Preta, em casa. Na terceira rodada, ganhou do Londrina, 2 a 0, e assumiu a liderança da Série B pela primeira vez, posição que permaneceu até a 12ª rodada, ultrapassado pelo Novorizontino após a derrota para o Criciúma em casa por 1 a 0.

Em um campeonato acirrado, o Vitória só conseguiu retomar a liderança na 18ª rodada, fechando o primeiro turno como líder com 37 pontos, somados em 12 vitórias, um empate e seis derrotas. No segundo turno da competição, o Vitória chegou a perder a liderança para o Novorizontino e Sport, mas conseguiu retomar o topo rapidamente.

A partir da 24ª rodada, o Vitória seguiu na liderança e caminhou para o acesso e o seu primeiro título.

Quando começa a série b do brasileirão 2024
Mascote do vitória e taça de 2023 - foto: reprodução/victor ferreira/ecvitória

Qual o valor da premiação para o campeão da Série B?

Em 2023, a CBF pagou R$ 2,5 milhões ao Vitória pelo título da Série B do Campeonato Brasileiro. O valor foi o mesmo destinado ao Cruzeiro em 2022, campeão do torneio, e também deve ser o mesmo em 2024 para o vencedor.

A ideia de premiação para os quatro primeiros da segunda divisão foi criada por Ednaldo Rodrigues, ex-presidente da CBF, sob a premissa de incentivar o futebol também nas divisões menores. Em entrevista durante o sorteio da Copa do Brasil em fevereiro de 2023, Ednaldo confirmou que R$ 5 milhões foram divididos aos quatro em 2022.

Este foi o primeiro ano que a CBF pagou a premiação na Série B. Em 2024, a entidade deverá manter o valor para os classificados até a elite do Brasileirão e o bônus para o campeão, como aconteceu com o Vitória.

Quem vai transmitir a Série B?

Os direitos de transmissão da Série B do Campeonato Brasileiro em 2024 pertencem à Bandeirantes, na TV aberta, Sportv e Premiere, na TV fechada, na plataforma de streaming Globoplay e ao site da Band. É possível acompanhar as rodadas em qualquer lugar do Brasil.

A Rede Bandeirantes é a única emissora com sinal aberto a possuir os direitos de transmissão da Série B do Brasileirão em 2024. Nenhum outro canal poderá exibir os confrontos aos finais de semana e terça, quarta, quinta e sexta-feira. Também é possível acompanhar a retransmissão de graça no site da Band e no aplicativo Bandplay.

Na TV paga, os canais Sportv e o Premiere exibirão grande parte dos confrontos em todo o país. No entanto, só estão disponíveis em operadoras de TV por assinatura como a Sky, Claro, Oi e a Vivo.

O Globoplay, serviço de streaming, dispõe a retransmissão dos canais Sportv e Premiere para assinantes via web e no aplicativo do celular, tablet e smartv.

Leia também: Onde assistir aos jogos do Mundial de Clubes

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes