Quem caiu para a Série B de 2022? Veja o sobe e desce no futebol

Quatro equipes foram rebaixadas da elite para a segunda divisão do futebol brasileiro

Felicidade para uns e tristeza para outros: 4 times ficaram na parte debaixo da tabela da série A do Brasileirão e vão ter que disputar a segunda divisão do futebol no ano que vem. Veja quem caiu para a Série B de 2022 e quais times subiram para a "elite".

+ Primeiro rebaixado do Brasileirão 2022: Juventude cai para Série B de 2023

Quem caiu para a Série B de 2022?

Chapecoense, Sport, Bahia e Grêmio foram rebaixados para a segunda divisão de 2022. Cada uma dessas equipes não conseguiram ultrapassar os 46 pontos na temporada e, com isso, carimbaram o passaporte até a divisão inferior do futebol brasileiro.

Chapecoense marcou apenas 15 pontos, sendo a pior campanha da história nos pontos corridos no Brasil. O elenco marcou somente 1 vitória, 12 empates e 25 derrotas, tanto dentro quanto fora de casa, tanto que foi confirmado como o primeiro rebaixado de maneira antecipada.

Sport: o elenco pernambucano conquistou um pouco mais de pontos, 38, mas não o suficiente para sequer brigar com as equipes da zona de rebaixamento. Ao todo, contabilizou 9 vitórias, 11 empates e 18 derrotas.

Bahia: com 43 pontos, o Bahia levou a decisão para a última rodada do ano, mas se deu mal. Em toda a temporada, venceu 11 jogos, empatou 10 e perdeu 17.

Grêmio: o drama foi maior ainda para o tricolor gaúcho. O time até conseguiu bons resultados na reta final do Brasileiro, mas atingiu apenas 43 pontos. A equipe teve 12 vitórias, 7 empates e 19 derrotas em 2021. É a terceira vez que enfrenta o rebaixamento.

Quem caiu para a série b de 2022
Parte de baixo da classificação. Foto: reprodução / cbf

Quem subiu para a Série A de 2022?

Alegria para o Botafogo, Goiás, Coritiba e Avaí, que conquistaram o acesso até a primeira divisão na temporada de 2021 e vão disputar a Série A no ano que vem.

Em primeiro lugar com 70 pontos, o Botafogo subiu para elite, como também conquistou o título de campeão da Série B em 2021. Com 20 vitórias, 10 empates e 8 derrotas, o elenco carioca foi o destaque da temporada.

Do outro lado, o Goiás surpreendeu ao terminar em segundo lugar com 65 pontos, terminando a competição com sinal verde por seus resultados. Ao todo, venceu 17 confrontos, empatou outros 14 e perdeu somente 7.

Já o Coritiba também carimbou o seu passaporte de volta para a primeira divisão ao conquistar 64 pontos na parte de cima da classificação. Cotado para ser campeão, o elenco paranaense tropeçou nas últimas rodadas e acabou perdendo o prêmio para o Botafogo, mas se garantiu mesmo assim.

Por fim, o Avaí foi o último a subir com 64 pontos, ficando atrás pelo saldo de gols com o time do Paraná. A conquista do acesso veio somente na última rodada, em disputa com CSA, Guarani e CRB. Foram 18 vitórias, 10 empates e também 10 derrotas.

Grêmio rebaixado
Quatro equipes subiram para a primeira divisão. Foto: reprodução / cbf

 

De acordo com o calendário da CBF, o Campeonato Brasileiro da Série A vai começar em 10 de abril, seguindo até o dia 13 de novembro, com 38 rodadas em pontos corridos. O torneio vai começar e acabar mais cedo por conta da Copa do Mundo do Catar, que será realizada em novembro.

A segunda divisão, no entanto, está marcada para 09 de abril.

 

Acompanhe as últimas notícias do Brasileirão no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes