A França tem quantas Copa do Mundo Feminina?

Diferente do elenco masculino, a Seleção da França feminina não tem tradição no torneio

A Seleção da França no futebol masculino conquistou o mundo duas vezes com muitas honras. Mas qual é o desempenho da equipe feminina? Saiba se a França já venceu a Copa do Mundo Feminina da FIFA e quantas vezes chegou até a final.

A França já ganhou a Copa do Mundo Feminina?

Por incrível que pareça, a Seleção Francesa nunca venceu a Copa do Mundo Feminina de futebol. Sim, torcedor, a equipe masculina tem muita tradição no esporte, mas é importante lembrar que a categoria feminina é mais recente, com a primeira edição realizada em 1991.

No total, a França disputou apenas cinco edições da Copa do Mundo da FIFA: em 2003, 2011, 2015, 2019 em casa e 2023, com a sua melhor campanha em 2011 e 2015, quando alcançou a semifinal em ambas as ocasiões. Ficou de fora em 1991, 1995, 1999 e 2007 porque não conquistou a vaga nas eliminatórias de seu continente.

Grandes jogadoras vestiram a camisa azul como Eugenie Le Sommer, Wendie Renard, Amel Majri e além de Amandine Henry, que ainda aparece como opção.

Quantas finais a França disputou na Copa do Mundo?

A França nunca chegou a final da Copa do Mundo Feminina em nenhuma das suas participações. Em cada uma das quatro campanhas, o melhor desempenho do grupo foi passar da fase de grupos, quartas de final e alcançar a semifinal em busca da tão sonhada vaga para a final. Confira a lista completa das maiores campeãs da Copa do Mundo Feminina aqui.

Cada uma das etapas eliminatórias do Mundial é disputada em partida única.

 

França eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina 2003

A França conquistou a vaga para a Copa do Mundo Feminina pela primeira vez em 2003, através das Eliminatórias Europeias para o Mundial. Integrando o grupo B com Brasil, Noruega e Coreia do Sul, a França ficou em terceiro lugar e acabou eliminada na primeira fase.

O time perdeu por 2 a 0 para a Noruega, ganhou de 1 a 0 da Coreia do Sul e empatou em 1 a 1 com o Brasil.

 

França caiu nas semifinais da Copa do Mundo Feminina 2011:

Em 2011, oito anos depois, a França retornou para a Copa do Mundo de futebol feminino por classificar-se nas Eliminatórias do seu continente. Passou em segundo lugar na fase de grupos com seis pontos, venceu a Inglaterra nos pênaltis, 4 a 3, mas perdeu para os Estados Unidos na semifinal após a derrota em 3 a 1.

Na disputa pelo terceiro lugar, as francesas perderam das suecas por 2 a 1 e herdaram a quarta posição.

 

França derrotada nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2015:

Com um desempenho visivelmente superior aos dos anos anteriores, a França carimbou o seu passaporte para disputar a Copa do Mundo Feminina em 2015, no Canadá. Passou pela Inglaterra, Colômbia e México na fase de grupos durante a primeira fase e, nas oitavas de final, superou a Coreia do Sul em 3 a 0.

Nas quartas de final, a Alemanha levou a melhor nos pênaltis em 5 a 4 após o empate no tempo regulamentar.

 

França eliminada nas quartas de final da Copa do Mundo Feminina 2019:

Jogando em casa, a França trouxe os olhares de todo o mundo para si dentro de campo. Passou em primeiro lugar com nove pontos ao derrotar Noruega, Nigéria e Coreia do Sul, além de deixar para trás as brasileiras nas oitavas de final em vitória por 2 a 1.

Nas quartas de final, esbarrou novamente nos Estados Unidos e, por 2 a 1, as anfitriãs acabaram eliminadas do Mundial da FIFA.

 

França na Copa do Mundo Feminina 2023:

Em 2023, a França disputa o seu quinto Mundial de futebol feminino depois de garantir o seu espaço nas Eliminatórias da Europa. Está no grupo F ao lado de Brasil, Panamá e Jamaica onde disputará três rodadas e, aí, brigará pela vaga nas oitavas de final.

A frança tem quantas copa do mundo feminina
França eliminou o brasil em 2019, nas oitavas de final. Foto: reprodução youtube/fifa

Quem é a artilheira da França em Copas?

As atacantes Eugénie Le Sommer e Marie-Laure Delie são as maiores artilheiras da França em Copas do Mundo da FIFA com cinco gols marcados.

Marie e marcou nas edições de 2011 e 2015, tanto na fase de grupos como nas oitavas e quartas de final, enquanto Le Sommer anotou em três ocasiões na temporada de 2015 e balançou a rede em 2019, em casa, desde a fase de grupos até as quartas de final.

A França não tem muita tradição em ocupar a parte de cima da artilheira em Copa do Mundo, mas sabe extrair das suas jogadoras o melhor em campo já que a ausência de números em planilhas como essa não demonstram que a Seleção não vai bem.

GUIA DA COPA DO MUNDO FEMININA:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes