Onde joga a Ary Borges, maranhense e meia da seleção brasileira

Jogadora marcou três gols contra o Panamá na estreia da Seleção durante a Copa do Mundo

Com três gols de Ary Borges e um de Bia Zaneratto, a Seleção Brasileira estreou muito bem na Copa do Mundo Feminina contra o Panamá, tornando-se o líder do grupo com três pontos e a vantagem diante dos adversários. Ary, responsável pelo sucesso, disputa o seu primeiro Mundial com o Brasil.

Qual é o clube da Ary Borges?

A meia Ary Borges, de 23 anos, veste a camisa do Racing Louisville, dos Estados Unidos, e também da Seleção Brasileira. O futebol sempre foi uma paixão da jogadora e, mais tarde, com o incentivo da família, se tornou também a sua profissão.

Ary nasceu em São Luís, no Maranhão, onde nasceu e cresceu sob os cuidados da avó. Com 10 anos, mudou-se para São Paulo para viver com os pais, onde teve total apoio para seguir a sua carreira de jogadora de futebol profissional. Em entrevista para a CBF, Ary contou que a mãe quase se tornou jogadora de handebol, mas preferiu não seguir a carreira por conta da gravidez.

Morando com a avó e ao lado da tia, a atleta conta que o primo a chamava para jogar futebol no campinho ao lado da sua casa e, daí, surgiu a paixão pelo futebol. Ary também diz que assistia as partidas de várzea do tio e, assim, o apoio foi fundamental para ela se tornar uma jogadora de futebol.

Ela começou a treinar futebol no Centro Olímpico, em São Paulo, em 2015. Depois, passou pelo Sport, de Pernambuco, São Paulo em 2019 e em 2020, transferiu-se para o Palmeiras. Após duas temporadas, Ary foi anunciada pelo Racing, dos Estados Unidos.

Em 24 de julho de 2023, a jogadora entrou em campo pela primeira vez vestindo o manto do Brasil em uma Copa do Mundo da FIFA. Marcou três gols contra o Panamá na primeira rodada da fase de grupos. Antes de ser convocada, ela também disputou a Copa América em 2022 e o Mundial sub-18.

Onde joga a ary borges, destaque do brasil contra o panamá na copa
Ary jogou duas temporadas pelo palmeiras. Foto: reprodução fabio menotti/palmeiras

Quantos gols fez Ary Borges na carreira?

Em sua carreira como jogadora profissional, Ary Borges balançou a rede em 56 oportunidades entre clubes e a Seleção Brasileira. Os dados são do portal de estatísticas O Gol.

Ela vestiu a camisa de cinco times, sendo quatro no Brasil e um nos Estados Unidos, além de representar o elenco Canarinho. Pelo Sport, seu primeiro desafio profissional, Ary tem seis marcações, enquanto no São Paulo ela fez cinco, segundo o portal O Gol.

Já no Palmeiras, onde permaneceu por dois anos, ela balançou as redes em 36 oportunidades. Recentemente, transferiu-se para os Estados Unidos, no Racing Louisville, do Kentucky, com apenas um gol na temporada onde Ary disputa o Campeonato Feminino da MLS com 13 partidas.

Presença de Ary na Seleção Brasileira

A primeira convocação da meia para defender o Brasil veio em 2018, enquanto jogadora do Sport. Ela disputou o Mundial da FIFA sub-20 e conquistou o título com as outras atletas brasileiras.

No elenco profissional, Ary foi convocada pela primeira vez em 2021, em amistoso contra a Argentina. O seu primeiro gol com a camisa amarela veio em 25 de novembro daquele ano, contra a Índia, em amistoso. Em seu currículo, Ary Borges conquistou a Copa América em 2022, participou da SheBelieves Cup e, na Finalíssima contra a Inglaterra em 2023, perdeu nos pênaltis a chance de conquistar o título.

Em junho, recebeu a sua primeira convocação para defender a Seleção Brasileira de Pia Sundhage. A atleta conquistou o seu espaço durante os anos e, hoje, assume o protagonismo para si.

Onde joga a ary borges, destaque do brasil contra o panamá na copa
Bia zaneratto e ary borges na final da copa américa 2022. Foto: reprodução thais magalhães/cbf

Vida pessoal de Ary, jogadora da Seleção Brasileira

Quando o assunto é vida pessoal, a jogadora da Seleção Brasileira prefere deixar no privado. Nas redes sociais, é possível acompanhar cliques da meia com amigos, em concentrações para embates e em festas com a família, mas nenhum sinal de relacionamento é visto.

No Instagram, Ary tem 183 mil seguidores. Antes da Copa do Mundo Feminina começar, ela contava com 137 mil e, agora, com o sucesso dentro de campo, o número de fãs só aumenta. No Twitter, a jogadora tem 30 mil seguidores, canal que utiliza para falar com os torcedores.

Ary também não tem medo de se posicionar. Ela faz questão de reforçar a importância do apoio ao futebol feminino e, além disso, de pedir ao público a torcida para o Brasil. Ary também fala sobre casos de racismo no futebol masculino e feminino.

Quanto ao salário da jogadora, valores nunca foram revelados tanto durante a sua estadia no Brasil como no Racing Louisville, dos Estados Unidos. Porém, de acordo com o USA Today, o teto salarial da NWSL, Campeonato de Futebol do país, é de US$ 1,375,000, o mesmo que R$ 6,5 milhões.

Onde joga a ary borges, destaque do brasil contra o panamá na copa
Ary borges faz questão de se posicionar nas redes sociais. Foto: reprodução twitter

 

GUIA DA COPA DO MUNDO FEMININA:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes