Carreira de Crespo: veja a trajetória do novo treinador do São Paulo

Consagrado como atleta, argentino está em alta no mercado após título da Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia e fechou com o Tricolor nesta sexta (12).

Com uma carreira consolidada como jogador, Hernán Crespo é mais um dos jovens técnicos a surgir na Argentina. Aos 45 anos, o treinador acumula apenas três trabalhos, e embora seus números não sejam os melhores, conquistou uma Copa Sul-Americana com o Defensa y Justicia, em 85 jogos à frente do clube. Na sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021, o treinador assinou para ser o novo comandante do São Paulo.

Com passagem marcante na Itália, onde jogou por: Lazio, Genoa, Parma, Milan e Internazionale, Crespo iniciou sua caminhada como treinador em terras italianas. Em 2014, assumiu a equipe juniores do clube Parmensi, mas no ano seguinte, fez sua estreia como treinador profissional pelo Modena.

+ Hernán Crespo no São Paulo? O que sabemos sobre a contratação

Carreira de Crespo como treinador

Em 2015, Hernán Crespo chegou ao Modena - equipe da segunda divisão da Itália - mas não teve o êxito que esperava. Em 30 jogos, venceu apenas 11, perdeu outros 19 e empatou cinco vezes. Com uma passagem apagada pelo clube, resolveu então voltar à sua terra natal e três anos depois, assumiu o Banfield.

A curta passagem de Crespo pelo El Taladro durou apenas 18 jogos. Com quatro vitórias, seis empates e oito derrotas, o treinador se encaminhava para ser mais um ex-jogador a tornar-se um técnico sem sucesso. No entanto, sua redenção veio com o Defensa y Justicia. Em janeiro de 2020, o ex-atacante assumiu o comando do clube e conquistou 13 vitórias, 10 empates e nove derrotas. No total, Crespo tem mais derrotas do que vitórias como treinador, mas o título da Copa Sul-Americana despertou os olhares dos clubes para o comandante.

Em sua trajetória na competição continental, eliminou equipes brasileiras como Vasco da Gama e Bahia, e fez a decisão contra o Lanús. Em final única, o El Halcón venceu o confronto por 3 a 0 e ficou com o caneco.

Além do São Paulo, Santos e a Federação Chilena procuraram o argentino.

Carreira consolidada como atleta

Se como treinador Crespo soma apenas um título conquistado, como jogador o centroavante acumulou diversos troféus em sua galeria. Ídolo do River Plate, o atacante estreou profissionalmente pelo Millionarios em 1988 e venceu a Liga argentina na temporada 1993–94 e 1994–95, além da Libertadores em 1996.

De sua terra natal embarcou para a Europa onde jogou no Parma e foi campeão da Copa Uefa e Copa Itália. Logo depois jogou pela Lazio, onde conquistou a artilharia da Série A na temporada 2000-01. Em destaque no país italiano, chamou atenção da Internazionale, mas uma lesão no músculo adutor impediu o atleta de brilhar com a camisa Nerazzurri.

Crespo atuou pelo parma em duas ocasiões
Crespo atuou pelo parma em duas ocasiões (foto: twitter/@1913parmacalcio)

Sem espaço no clube, foi vendido ao Chelsea em 2003, sendo vice-artilheiro dos Blues na temporada. No entanto, novamente as lesões atrapalharam o atacante que inclusive pensou em abandonar sua carreira. Então, a equipe inglesa emprestou o argentino para o Milan e a mudança de ares fez bem a Crespo. Com o Rossonero, chegou à final da Liga dos Campeões, mas o clube perdeu para  o Liverpool na decisão.

De volta à Inglaterra, ganhou a Premier League com o Chelsea, mas em seguida retornou à Internazionale. No clube Nerazzurri venceu mais uma Série A, sendo artilheiro da equipe na temporada. E então em reta final de carreira, ainda jogou por Parma e Genoa novamente, mas em 2012 pendurou as chuteiras no Barasat.

Nono maior goleador da Seleção Argentina, Crespo ainda disputou em sua carreira três Copas do Mundo: 1998, 2002 e 2006.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes