Chaveamento do Paulistão 2022: como funciona a semifinal

Oito equipes disputam as quartas de final na temporada do Paulistão em busca do título

Chegou a hora de conhecermos os finalistas do Campeonato Paulista na temporada. As quartas de final estão definidas, enquanto o chaveamento até a semifinal também está próximo de se desenhar cada vez mais em busca da grande final. Confira a seguir como funciona o chaveamento do Paulistão 2022 e quais equipes podem disputar.

Quartas de final do Paulistão 2022

Para entender como funciona o chaveamento do Paulistão 2022, primeiro é necessário saber quais são os duelos das quartas de final.

O Corinthians terminou a fase de grupos em primeiro lugar no grupo A e, por isso, enfrenta o Guarani, segundo colocado. No grupo B, o atual campeão paulista São Paulo tornou-se o líder para enfrentar o São Bernardo.

No grupo C, o Palmeiras ganhou o mando de campo por terminar em primeiro lugar contra o Ituano e, por fim, o líder do grupo D, o RB Bragantino vai jogar contra o Santo André.

A surpresa ficou com a não classificação do Santos, que conseguiu se salvar do rebaixamento na última rodada.

Realizado em partida única, na casa do primeiro colocado de cada grupo, confira todos os jogos e as datas de cada um deles.

 

  • Corinthians x Guarani (Quinta-feira, 24/03 às 19h)
  • São Paulo 4 x 1 São Bernardo
  • Palmeiras 2 x 0 Ituano
  • RB Bragantino 1 x 0 Santo André

Chaveamento das semifinais do Paulistão 2022

Logo após o fim das quartas de final, as semifinais serão realizadas no torneio estadual. Para definir quem vai enfrentar quem na penúltima fase, a Federação Paulista de Futebol (FPF) define os duelos de acordo com a posição de cada clube na classificação geral. Isto é, a melhor campanha pega a quarta melhor campanha, enquanto a segunda enfrenta a terceira na competição.

É importante ressaltar que a pontuação ainda conta no mata-mata. Isso significa que se o Palmeiras vencer o ituano garante-se na primeira posição e pode enfrentar o Santo André, com 15 pontos, ou até mesmo o Guarani tem a última melhor campanha.

Entenda a seguir quais podem ser os possíveis confrontos das semifinais ao entender o chaveamento do Paulistão 2022.

 

Caminhos das semifinais do Campeonato Paulista 2022

Ainda sem data e horário definido, as semifinais do Paulistão vão contar com quatro equipes na disputa, desde a melhor campanha até a quarta na temporada.

São somados todos os pontos da fase anterior até aqui, as quartas de final. Confira a seguir as possibilidades.

 

Corinthians x São Paulo

O São Paulo venceu o São Bernardo por 4 a 1. Com o resultado, ultrapassou o Timão e garantiu a segunda posição da classificação geral com a segunda melhor campanha. Para o Tricolor ter o mando de campo, precisa torcer por uma derrota ou empate do Corinthians contra o Guarani.

Mas, para a semifinal acontecer na Neo Química Arena, o Timão tem que ganhar o seu jogo com dois gols de diferença, já que aí ganha a vantagem no saldo de gols. Neste momento, a diferença está em 11 a 10 para o time são paulino.

Entretanto, se o saldo de gols entre os dois acabar empatado, aí o número de gols marcados na competição é o que conta. O São Paulo possui 22, enquanto o Corinthians tem 19.

Se novamente o critério ficar empatado, aí o número de cartões vermelhos decide quem será a segunda melhor campanha e consequentenmente o mando de campo na semifinal. Desta vez quem leva vantagem é o Corinthians, que não tem nenhum.

 

Palmeiras tem melhor campanha

O Verdão venceu o Ituano nas quartas de final e, por isso, chega até a semifinal como a melhor campanha do Paulistão com 33 pontos marcados. Agora, espera apenas o resultado entre Corinthians e Guarani na quinta-feira.

Isso porque o Palmeiras vai enfrentar o time de pior campanha na semifinal e, neste momento, o time de Campinas é o último no ranking geral. Se vencer, vai enfrentar o Palmeiras mas se o Corinthians vencer o jogo, aí o Palmeiras enfrentará o RB Bragantino.

 

São Paulo

Neste momento, o Tricolor é o time da segunda melhor campanha com 26 pontos após vencer o São Bernardo com 4 a  no Estádio do Morumbi. Para mandar o jogo da semifinal em casa, precisa torcer por derrota, empate do Corinthians contra o Guarani ou até mesmo uma vitória com somente um gol.

O São Paulo tem a vantagem no saldo de gols por um ponto, sendo 11 contra 10. Além disso, o time também pode assumir a melhor campanha se o Palmeiras perder para o Ituano na quarta-feira. A partir daí, o grupo pode enfrentar Ituano ou até o Bragantino.

Se o Palmeiras acabar eliminado e o Corinthians também vencer, então o Tricolor e o Timão vão disputar a melhor campanha e devem enfrentar outros oponentes.

Classificação geral do Paulistão atualizada

Confira a seguir a classificação geral do Paulistão na parte de cima, com os oito participantes das quartas e a possível semifinal em 2022 na temporada.

1 Palmeiras – 30 pontos
2 São Paulo – 26 pontos
3 Corinthians – 23 pontos
4 RB Bragantino – 20 pontos
5 Ituano – 19 pontos
6 Botafogo SP – 18 pontos
7 Mirassol – 17 pontos
8 São Bernardo – 16 pontos
9 Santo André – 15 pontos
10 Guarani – 14 pontos
11 Ferroviária – 14 pontos
12 Inter de Limeira – 14 pontos
13 Santos – 10 pontos
14 Água Santa – 11 pontos
15 Ponte Preta – 9 pontos
16 Novorizontino – 3 pontos

 

+ Semifinais do Paulistão: Os times na disputa e o histórico dos duelos

Você pode gostar também