Chaveamento do Paulistão 2022: como funciona a semifinal

Oito equipes disputam as quartas de final na temporada do Paulistão em busca do título

Chegou a hora de conhecermos os finalistas do Campeonato Paulista na temporada. As quartas de final estão definidas, enquanto o chaveamento até a semifinal também está próximo de se desenhar cada vez mais em busca da grande final. Confira a seguir como funciona o chaveamento do Paulistão 2022 e quais equipes podem disputar.

Quartas de final do Paulistão 2022

Para entender como funciona o chaveamento do Paulistão 2022, primeiro é necessário saber quais são os duelos das quartas de final.

O Corinthians terminou a fase de grupos em primeiro lugar no grupo A e, por isso, enfrenta o Guarani, segundo colocado. No grupo B, o atual campeão paulista São Paulo tornou-se o líder para enfrentar o São Bernardo.

No grupo C, o Palmeiras ganhou o mando de campo por terminar em primeiro lugar contra o Ituano e, por fim, o líder do grupo D, o RB Bragantino vai jogar contra o Santo André.

A surpresa ficou com a não classificação do Santos, que conseguiu se salvar do rebaixamento na última rodada.

Realizado em partida única, na casa do primeiro colocado de cada grupo, confira todos os jogos e as datas de cada um deles.

 

  • Corinthians x Guarani (Quinta-feira, 24/03 às 19h)
  • São Paulo 4 x 1 São Bernardo
  • Palmeiras 2 x 0 Ituano
  • RB Bragantino 1 x 0 Santo André

Chaveamento das semifinais do Paulistão 2022

Logo após o fim das quartas de final, as semifinais serão realizadas no torneio estadual. Para definir quem vai enfrentar quem na penúltima fase, a Federação Paulista de Futebol (FPF) define os duelos de acordo com a posição de cada clube na classificação geral. Isto é, a melhor campanha pega a quarta melhor campanha, enquanto a segunda enfrenta a terceira na competição.

É importante ressaltar que a pontuação ainda conta no mata-mata. Isso significa que se o Palmeiras vencer o ituano garante-se na primeira posição e pode enfrentar o Santo André, com 15 pontos, ou até mesmo o Guarani tem a última melhor campanha.

Entenda a seguir quais podem ser os possíveis confrontos das semifinais ao entender o chaveamento do Paulistão 2022.

 

Caminhos das semifinais do Campeonato Paulista 2022

Ainda sem data e horário definido, as semifinais do Paulistão vão contar com quatro equipes na disputa, desde a melhor campanha até a quarta na temporada.

São somados todos os pontos da fase anterior até aqui, as quartas de final. Confira a seguir as possibilidades.

 

Corinthians x São Paulo

O São Paulo venceu o São Bernardo por 4 a 1. Com o resultado, ultrapassou o Timão e garantiu a segunda posição da classificação geral com a segunda melhor campanha. Para o Tricolor ter o mando de campo, precisa torcer por uma derrota ou empate do Corinthians contra o Guarani.

Mas, para a semifinal acontecer na Neo Química Arena, o Timão tem que ganhar o seu jogo com dois gols de diferença, já que aí ganha a vantagem no saldo de gols. Neste momento, a diferença está em 11 a 10 para o time são paulino.

Entretanto, se o saldo de gols entre os dois acabar empatado, aí o número de gols marcados na competição é o que conta. O São Paulo possui 22, enquanto o Corinthians tem 19.

Se novamente o critério ficar empatado, aí o número de cartões vermelhos decide quem será a segunda melhor campanha e consequentenmente o mando de campo na semifinal. Desta vez quem leva vantagem é o Corinthians, que não tem nenhum.

 

Palmeiras tem melhor campanha

O Verdão venceu o Ituano nas quartas de final e, por isso, chega até a semifinal como a melhor campanha do Paulistão com 33 pontos marcados. Agora, espera apenas o resultado entre Corinthians e Guarani na quinta-feira.

Isso porque o Palmeiras vai enfrentar o time de pior campanha na semifinal e, neste momento, o time de Campinas é o último no ranking geral. Se vencer, vai enfrentar o Palmeiras mas se o Corinthians vencer o jogo, aí o Palmeiras enfrentará o RB Bragantino.

 

São Paulo

Neste momento, o Tricolor é o time da segunda melhor campanha com 26 pontos após vencer o São Bernardo com 4 a  no Estádio do Morumbi. Para mandar o jogo da semifinal em casa, precisa torcer por derrota, empate do Corinthians contra o Guarani ou até mesmo uma vitória com somente um gol.

O São Paulo tem a vantagem no saldo de gols por um ponto, sendo 11 contra 10. Além disso, o time também pode assumir a melhor campanha se o Palmeiras perder para o Ituano na quarta-feira. A partir daí, o grupo pode enfrentar Ituano ou até o Bragantino.

Se o Palmeiras acabar eliminado e o Corinthians também vencer, então o Tricolor e o Timão vão disputar a melhor campanha e devem enfrentar outros oponentes.

Classificação geral do Paulistão atualizada

Confira a seguir a classificação geral do Paulistão na parte de cima, com os oito participantes das quartas e a possível semifinal em 2022 na temporada.

1 Palmeiras – 30 pontos
2 São Paulo – 26 pontos
3 Corinthians – 23 pontos
4 RB Bragantino – 20 pontos
5 Ituano – 19 pontos
6 Botafogo SP – 18 pontos
7 Mirassol – 17 pontos
8 São Bernardo – 16 pontos
9 Santo André – 15 pontos
10 Guarani – 14 pontos
11 Ferroviária – 14 pontos
12 Inter de Limeira – 14 pontos
13 Santos – 10 pontos
14 Água Santa – 11 pontos
15 Ponte Preta – 9 pontos
16 Novorizontino – 3 pontos

 

+ Semifinais do Paulistão: Os times na disputa e o histórico dos duelos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes