Como funciona a Europa Conference League, nova competição da UEFA

Competição reúne 184 equipes do continente, sendo 46 delas times que foram eliminados na Champions ou Liga Europa

Com o sucesso da Champions League e Liga Europa, a UEFA decidiu criar uma nova competição de clubes no continente europeu. Intitulada de Europa Conference League, ou seja a Liga Conferência Europa, contará com 184 times no total, tem a intenção de abrigar equipes que não conseguem se classificar para ambos os torneios. Então, saiba como funciona a UEFA Europa Conference League e as principais datas da competição.

O que é a Europa Conference League?

A nova competição da UEFA tem como principal objetivo reunir o máximo possível de equipes nos mais diversificados países da Europa, ou seja, dando oportunidade para aqueles que não conseguem a classificação nas duas outras ligas. Depois do aparecimento da Superliga Europeia, a UEFA decidiu dar uma oportunidade e seguir em frente com o antigo projeto da entidade.

Dessa maneira, serão oito grupos de quatro equipes, com os oito primeiros passando para as oitavas de final de forma direta. No meio do caminho, uma espécie de play-off contará com os oito segundos classificados dos grupos da Conference League e terceiros colocados dos grupos da Liga, e só depois acontecerão as oitavas de final. Então, vem as quartas, semifinais e por fim a grande final.

O vencedor ganha uma vaga na fase de grupos da Liga Europa da temporada seguinte caso não se tenha qualificado para a Champions atraveés do seu campeonato. Assim como a Liga Europa, os jogos da Conference League devem acontecer às quintas-feiras. No entanto, a bola vai rolar nas partidas no mesmo horário, contando com um intervalo de tempo.

Como funciona a divisão de grupos na Conference League?

Para se classificar, a UEFA determinou três fases pré-eliminatórias e uma fase de play-off, com nenhuma equipe entrando diretamente para a fase de grupos.  De acordo com informações da UEFA, 184 equipes participarão da competição na temporada, sendo 55 das federações e 46 clubes que foram eliminados da Champions League e da Liga Europa.

Na fase de grupos permanecem somente 32, sendo os classificados nos play-offs e os eliminados gerais.

Troféu da Europa Conference League

Com 57,5 cm de altura e 11 kg, o troféu da Europa Conference League tem 32 espinhos hexagonais, com curvas a partir da base do troféu, segundo informações da UEFA. Além disso, o formato curvo das espinhas foi inspirado no voo de uma bola de futebol em direção ao gol.

Desenhada pela Pentagram, agência de Londres, a base e a parte de cima da taça são feitos de latão escovado à mão com efeito de aço galvânico fosco, enquanto as lombadas apresentam acabamento prateado brilhante, segundo o site da entidade.

Troféu da Conference League (UEFA Reprodução / www.uefa.com)

Confira as datas da Conference League em 2021

Além de divulgar as regras, a UEFA também indicou todas as datas dos sorteios e jogos Conference League para 2021 e 2022, incluindo também a grande final do torneio. Então, veja todas as datas da competição.

Sorteios:

  • 15 de junho – Sorteio da primeira fase de qualificação
  • 16 de junho – Sorteio da segunda fase de qualificação
  • 19 de julho – Sorteio da terceira fase de qualificação
  • 2 de agosto – Sorteio da rodada de desempate
  • 27 de agosto – Sorteio da fase de grupos
  • 13 de dezembro – Sorteio do play-off da rodada eliminatória
  • 25 de fevereiro – Sorteio das oitavas de final
  • 18 de março – Sorteio das quartas de final e semifinal

Jogos da Europa Conference League:

  • Primeira rodada de qualificação: 8 e 15 de julho
  • Segunda rodada de qualificação: 22 e 29 de julho
  • Terceira rodada de qualificação: 5 e 12 de agosto
  • Play-offs: 19 e 26 de agosto
  • Fase de grupos: 16 e 30 de setembro, 21 de outubro, 4 e 25 de novembro, 9 de dezembro
  • Eliminatórias da fase eliminatória: 17 e 24 de fevereiro
  • Rodada de 16h10 e 17 de março
  • Quartas de final: 7 e 14 de abril
  • Semifinais: 28 de abril e 5 de maio
  • Final: 25 de maio

Quando é a final da UEFA Europa Conference League?

No dia 25 de maio de 2022, a grande decisão da Conference League será realizada na Arena Nacional, ou Kombëtare, na Tirana, na Albânia.

O estádio, com capacidade para 21.690 pessoas, foi inaugurado em novembro de 2019 após a partida entre Albânia e França nas Eliminatória Europeias, construído no local do antigo Estádio Qemal Stafa, no centro da capital albanesa. Hoje, é a casa da Seleção da Albânia para amistosos e jogos oficiais.

Arena Kombëtare, na Albânia (UEFA Oficial / www.uefa.com)

+ Quais times já estão classificados para a Champions League 2021/22? 

Você pode gostar também
buy cialis online