Conheça o Tigres-MEX, adversário do Palmeiras no Mundial

Equipe mexicana conquistou a Liga dos Campeões da Concacaf pela primeira vez ano passado, e faz sua estreia no Mundial de Clubes.

A equipe mexicana do Tigres UANL será adversário do Palmeiras na semifinal do Mundial de Clubes da FIFA. Fundado em 7 de março de 1960, o clube é o atual campeão da Liga dos Campeões da Concacaf, e por isso, garantiu o direito de disputar o torneio intercontinental. Com o segundo maior valor de mercado entre clubes do México – atrás do Monterrey – o clube tem forças para manter seus jovens talentos, mas também fazer contratações de peso.

A equipe é propriedade de duas das instituições consolidadas do México: a Universidad Autónoma de Nuevo León, 3ª maior universidade pública do país, e a Cemex, que manufatura e distribui cimento e concreto, sendo a 2ª maior produtora de materiais de construção do planeta.

+ Palmeiras não tem Mundial? Entenda a origem da dúvida

1º título de Liga dos Campeões da Concacaf

Campeão pela primeira vez da Liga dos Campeões da Concacaf na temporada passada, o clube representa a América do Norte no Mundial de Clubes. Logo depois de perder três vezes a final da competição continental, nas últimas cinco temporadas, o clube finalmente colocou um fim à seca e garantiu o troféu em 2020.

Além do título continental conquistado ano ano passado, o Tigres soma sete canecos de Campeonato Mexicano, três Copa México, duas Interliga, e uma Superliga.

Em sua campanha vitoriosa na Liga dos Campeões, eliminou o Alianza FC, New York City FC e CD Olimpia e fez final com o Los Angeles FC. Na decisão, ganhou o jogo único por 2 a 1, com gols de Ayala e Gignac.

Taça da liga dos campeões da concacaf, no estádio univeritário
Taça da liga dos campeões da concacaf, no estádio univeritário (foto: reprodução/twitter)

Principais jogadores do adversário do Palmeiras no Mundial

O atacante ex-seleção francesa, inclusive, é o principal nome da equipe e na atual temporada soma 20 gols, mas em 25 jogos. Além do gol na final, Gignac é um dos responsáveis pelo título do clube, sendo o artilheiro no campeonato e decisivo nos mata-matas - fez gols nas quartas, semi e final. Outros dois jogadores de peso do Tigres são os zagueiros Carlos Salcedo e Luis Rodríguez, ambos atuam na seleção mexicana.

O clube ainda conta com nomes conhecidos no futebol brasileiro, como Nico López, ex-internacional. Além do argentino, o volante Rafael Carioca é outro conhecido no país, com passagens por Grêmio, Vasco e Atlético-MG.

O atacante Rafael Sóbis é outro jogador conhecido no Brasil, mas que já atuou no Tigres. O Gaúcho vestiu as cores do clube mexicano entre 2014 e 2016, e esteve na final da Libertadores contra o River Plate. Na época, clubes mexicanos participavam do torneio sul-americano.

Atacante francês é o principal nome do adversário do palmeiras no mundial
Atacante francês é o principal nome do adversário do palmeiras no mundial (foto: @tigresoficial)

Quem é o técnico do Tigres?

Além do volante Rafael Carioca, o clube tem mais um brasileiro no elenco. O treinador Ricardo "Tuca" Ferretti está em sua terceira passagem pela equipe e então já ganhou taças nacionais e internacionais, inclusive, chegou a comandar a Seleção do México, de forma interina.

Embora tenha jogado por Botafogo e Vasco, Tuca fez toda sua carreira no futebol mexicano, e por isso, possui grande popularidade no país. O brasileiro era o comandante técnico do Tigres, na final então da Libertadores contra o River, em 2015.

+ Conheça o estádio onde Palmeiras jogará o Mundial

Principal rival

Localizado na cidade de Monterrey, o Tigres tem como principal rival, outro clube da cidade: o Monterrey. Juntos, as equipes fazem o clássico Regiomontano, mas embora sejam da mesma região, ambas equipes jogam em estádio diferentes. Enquanto o Los Rayados atuam no BBVA, os Auriazules mandam suas partida no estádio Universitário.

Estádio na qual o tigres, adversário do palmeiras no mundial, manda seus jogos
Estádio na qual o tigres, adversário do palmeiras no mundial, manda seus jogos (foto: divulgação/twitter)

Cores e uniforme

O Tigres possui as cores bem semelhantes ao do Boca Juniors, da Argentina. O amarelo e azul se destacam no uniforme, no entanto, enquanto os xeneize possuem uma vestimenta azul com faixa amarela, os mexicanos possuem na camisa 1, a cor amarela com a faixa azul.

Torcedor do tigres durante quartas de final do mundial de clubes
Torcedor do tigres durante quartas de final do mundial de clubes (foto: tigresoficial)

Adversário do Palmeiras estreia no Mundial 

Em sua primeira participação no Mundial, o clube já tenta fazer história. O Tigres venceu o jogo de estreia contra o Ulsan Hyundai, e agora, enfrenta o Palmeiras na então semifinal da competição. As equipes se enfrentam neste domingo (7), a partir das 15h, mas no Estádio Education City.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes