Palmeiras tem Mundial? Entenda a origem da dúvida

Campeão da Copa Internacional de Clubes de 1951, para alguns o Verdão é o primeiro vencedor da competição Mundial; no entanto, para outros, o título não é válido.

"O Palmeiras não tem Mundial". O torcedor palmeirense já deve ter ouvido centena de vezes essa famosa expressão, usada por seus rivais. A frase já virou até música para zombar dos Alviverdes. No entanto, para os mais históricos, o clube possui uma conquista de Mundial e ela aconteceu em 1951. Mas, e agora, o Palmeiras tem ou não tem Mundial?

Relacionado: Quantas Libertadores o Palmeiras tem?

Palmeiras tem Mundial?

Um ano após a Seleção Brasileira perder a final da Copa do Mundo de 1950, em seu próprio país, a Confederação Brasileira e Desportos resolveu organizar o Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951. Com o aval da FIFA, Vasco, Nacional-URU, Juventus-ITA, Estrela Vermelha-SER, Nice-FRA, Austria Viena-AUS e Sporting-POR toparam participar da competição, que foi dividida em dois grupos. Um com sede no Rio de Janeiro e outro em São Paulo.

No grupo carioca, Vasco e Austria Viena se classificaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. Já na chave paulista, Juventus e Palmeiras avançaram no torneio, com os italianos liderando o grupo e o Verdão na segunda posição.

Com as quatro equipes classificadas, ocorreram então os duelos de semifinais: Palmeiras encarou o Vasco e Juventus enfrentou os austríacos, que na época, pertenciam a Iugoslávia. No confronto entre brasileiros, vitória do Alviverde no primeiro jogo por 2 a 1 e empate na volta, colocaram a equipe na grande decisão. Do outro lado, os italianos empataram em 3 a 3 e depois venceram por 3 a 1, então também se garantiram na final.

Palmeiras conquistou título em 1951, diante da juventus
Palmeiras conquistou título em 1951, diante da juventus (foto: divulgação/palmeiras)

Com o título, Palmeiras tem ou não Mundial?

No dia 18 de julho de 1951, Palmeiras e Juventus se enfrentaram no Maracanã. Com vitória no primeiro duelo, por 1 a 0, e empate no segundo jogo em 2 a 2, o Alviverde então faturou o título do Torneio Internacional de Clubes. Embora os rivais digam que o Palmeiras não tem Mundial, a torcida palmeirense comemorou muito o título na época.

A polêmica se estende até os dias atuais. Para o ex-presidente da FIFA, Joseph Blatter, o título de 1951 pode e deve ser considerado um título mundial. No entanto, desde a saída do suíço, a entidade reconhece apenas os títulos conquistados a partir de 1960, como oficiais.

 

A FIFA reconhece o Mundial do Palmeiras?

Apesar de todas as polêmicas, a FIFA reconhece como títulos oficiais as conquistas a partir de 1960 ano em que o Real Madrid venceu o Peñarol na decisão. No entanto, a própria entidade já exaltou a conquista da equipe Alviverde em seu site oficial, às vésperas do Mundial de Clubes de 2020, na qual o time paulista participou.

Em seu site oficial, a FIFA diz o seguinte sobre o torneio:

"Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol - Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles - e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo", diz o site oficial da FIFA.

Por que as pessoas falam que o Palmeiras não tem Mundial?

Os torcedores rivais do Palmeiras zombam do fato do clube não ter o título mundial, visto que os principais adversário do clube, Corinthians, São Paulo e Santos, já conquistaram o torneio.

O Timão venceu a competição nos anos de 2000 e 2012, enquanto o Peixe garantiu a taça em 1962 e 1963. Por fim, o Tricolor conquistou o Mundial nos anos de 1992, 1993 e 2005. No entanto, há controversas nas conquistas.

Isso porque, em virtude das mudanças no formato da competição, os torcedores contestam o título da equipe corintiana em 2000, quando a final ocorreu diante da equipe brasileira do Vasco. Os títulos conquistados por Santos e São Paulo também causam dúvidas no torcedor, visto que à época, o torneio era chamado de Copa Intercontinental e só reunia os vencedores da Liga dos Campeões da UEFA e da Copa Libertadores da América.

Veja + camisa comemorativa Palmeiras 1993

Como funciona o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes reúne sete equipes na disputa pelo título, sendo seis representantes campeões das confederações continentais: CONMEBOL (América do Sul), CONCACAF (América do Norte, Central e Caribe), UEFA (Europa), CAF (África), AFC (Ásia) e OFC (Oceania), além do representante do país-sede.

Com hierarquias diferentes, clubes da Conmebol e UEFA entram na disputa somente nas semifinais, enquanto os outros disputam os primeiros jogos.

Dessa maneira, dois confrontos únicos são realizados em campo neutro, onde quem vencer avança até a semifinal e quem perder disputa o 5º lugar. Assim, os vencedores de cada semi tornam-se os finalistas do Mundial, brigando pelo grande título de maior equipe do mundo pela FIFA. Por fim, os dois perdedores disputam o terceiro lugar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes