23 fatos sobre Diego Maradona, eterno ídolo do futebol argentino

Diego Maradona morreu no dia 25 de novembro de 2020, após uma parada cardiorrespiratória.

Diego Maradona era considerado um dos maiores nomes do futebol. O argentino mostrou seu talento entre os anos 70 e 80, e enfrentou uma série de polêmicas ao longo da carreira. O jogador morreu no dia 25 de novembro de 2020, após uma parada cardiorrespiratória. Relembre a carreira do craque com 20 fatos sobre sua história.

Diego Maradona: relembre a carreira

1 - Diego Armando Maradona nasceu em 30 de outubro de 1960, três dias depois de Muhammad Ali vencer sua primeira luta de boxe profissional.

2 - Sempre houve rivalidade entre Maradona e Pelé. Ao falar sobre o prêmio de Pelé de "Melhor Jogador", Diego disse:  “Pelé deve voltar ao museu".

3 - O primeiro nome de Maradona tem origem em grego e hebraico, apesar de ser usado principalmente em italiano e espanhol atualmente. Significa um suplantador ou um professor.

4 - Maradona tem dois filhos - legalmente. Em uma atitude um tanto ambivalente em relação à paternidade, ele disse uma vez: “Meus filhos legítimos são Dalma e Giannina. O resto é produto do meu dinheiro e de meus erros . ”

5 - O nome do meio de Maradona é Armando - significa homem do exército. Talvez, se tomarmos isso como uma metáfora de sua carreira no futebol, seja bastante apropriado.

6 - Ele representou seu país, a Argentina, 91 vezes (embora para seus adversários deva ter parecido muito mais do que isso).

7 - Nesse período, ele marcou 34 gols pela Argentina.

8 - Representou a Argentina em quatro Copas do Mundo, 82, 86, 90 e 94.

9 - Ele jogou pelo Boca Juniors, sendo fundamental em sua ascensão ao Campeonato da Liga em 1982, antes de se mudar para o Barcelona.

10 - Em 1985 ele trocou o Barcelona pelo Napoli, onde contribuiu muito para a conquista de dois títulos da Série A - o único título até agora.

11 - Maradona foi capitão da Argentina dezesseis vezes - este é o recorde mundial de mais participações como capitão de um torneio país na luta.

Leia também sobre o craque

12 - Diego Maradona tinha apenas 15 anos quando iniciou sua carreira profissional, fazendo sua estreia pelo Argentinos Boca Juniors.

13 - Ele já esteve mesmo em 5 Copas do Mundo. Ele representou a Argentina na seleção juvenil em 1979, vencendo a Copa do Mundo Juvenil no Japão. A equipe venceu por 3-1 a União Soviética.

14 - Aos 16 anos fez sua internacional. Isso foi no estádio Bombonera, em Buenos Aires, capital da Argentina. A partida foi contra a Hungria

15 - Che Guevara é um de seus heróis. Ele tem uma tatuagem do revolucionário em seu braço direito. Ele também foi melhor amigo de Fidel Castro.

16 - Na Copa do Mundo de 1986, no México, houve 53 faltas contra ele.

17 - No entanto, 1986 foi um bom ano para Maradona. Ele foi o capitão de seu país na vitória da Copa do Mundo contra a Alemanha Ocidental, batendo o time por três gols a dois na final.

18 - O mesmo torneio deu aos torcedores da Inglaterra seu momento mais notório. Em um momento infame ele marcou contra o time inglês nas quartas de final - usando sua mão. Depois do incidente, ele disse: “O gol foi marcado um pouco pela mão de Deus, um pouco pela cabeça de Maradona ”.

19 - Apesar da rivalidade, quando Maradona se tornou apresentador de chat na televisão argentina em 2004, Pelé foi seu primeiro convidado.

20 - Maradona teve um problema nos EUA na Copa do Mundo de 1994. Ele jogou apenas duas partidas e marcou apenas um gol (contra a Grécia). O motivo? Ele falhou em um teste de drogas e foi mandado para casa com o rabo entre as pernas. Em 1991, Maradona também deixou o Napoli depois de ter falhado em um teste de cocaína.

21 - Os fãs de Maradona são famosos por serem os maiores devotos. Em 1998, eles começaram a Igreja de Maradona na Argentina. Portanto, este 2 de outubro deste ano é na verdade 50 DD ( Depois de Diego).

22 - Apesar de todos os seus altos e baixos, Maradona é apontado como um dos melhores jogadores que o mundo já viu.

23 - Provavelmente o mundo nunca mais verá outro Diego Maradona!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes