Entenda por que o Tottenham foi eliminado da Conference League

Equipe inglesa foi eliminada por W.O após não enfrentar o Rennes na última rodada da fase de grupos

A torcida do Tottenham amanheceu nesta segunda-feira, 20/12, com uma péssima notícia para a temporada, mesmo depois de empatar com o Liverpool no Campeonato Inglês com belíssima atuação. O clube londrino foi eliminado da Conference League, torneio intercontinental, pela própria UEFA após não jogar a última partida da fase de grupos contra o Rennes. Mas por que isso aconteceu? Entenda o que realmente levou a decisão da entidade.

Por que o Tottenham está eliminado da Conference League?

Disputando a Conference League, a nova competição da UEFA criada com o intuito de dar oportunidade para equipes menores, o Tottenham está oficialmente eliminado na temporada, de acordo com boletim emitido pela própria entidade através da página oficial do torneio.

O Tottenham deveria enfrentar o Rennes pela sexta e última rodada do grupo G. No entanto, o clube não conseguiu entrar em campo por conta do surto de Covid-19 no elenco do clube inglês, onde oito jogadores testaram positivo para o vírus.

O jogo ganhou nova data, 9 de dezembro, mas ainda assim, com o novo surto da doença no país, também não aconteceu. O resultado foi o W.O imposto pela entidade, isto é, o resultado de 3 a 0 em favor do Rennes. Com isso, a eliminação do clube londrino se confirmou, enquanto o francês se classificou para as oitavas ao terminar em segundo lugar no grupo. Para avançar de fase, o Tottenham precisa da vitória, além de descontar o saldo de gols para terminar em segundo.

Segundo manda o regulamento da UEFA, se um clube não entra em campo ou até mesmo se a partida não acontece, o W.O é dado em favor do clube prejudicado.

 

Confira o boletim completo publicado no site da UEFA sobre o caso.

"Após vários casos positivos de COVID-19 identificados por jogadores e funcionários do Tottenham Hotspur FC, o jogo da fase de grupos da UEFA Europa Conference League de 2021/22 entre Tottenham Hotspur FC e Stade Rennais FC - agendado para 9 de dezembro de 2021, em Londres , Reino Unido - não pôde ser reproduzido.

A questão foi submetida ao Órgão de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, para decisão a ser tomada de acordo com o Anexo J do Regulamento da UEFA Europa Conference League (época 2021/22). Com base no Artigo 30 (4) dos Regulamentos Disciplinares da UEFA e dadas as circunstâncias urgentes da questão, o presidente ad-hoc do Órgão de Controlo, Ética e Disciplina remeteu o caso para o Órgão de Recurso.

O Presidente do Órgão de Recursos da UEFA tomou a seguinte decisão:

- Declarar o jogo da fase de grupos da UEFA Europa Conference League de 2021/22 entre o Tottenham Hotspur FC e o Stade Rennais FC, inicialmente agendado para 9 de dezembro de 2021, como perdido pelo Tottenham Hotspur FC, que, portanto, se considera ter perdido o jogo 0-3 de acordo com o Anexo J.3.1 dos Regulamentos da UEFA Europa Conference League (época 2021/22)".

O que diz o Tottenham?

Até o momento, o clube não se posicionou sobre a situação de ser eliminado da competição ou até mesmo de jogadores com testes positivos para Covid. Pelo Campeonato Inglês, o elenco teve três jogos cancelados nas últimas semanas por conta do surto, contra o Brighton, Burnley e Leicester.

O técnico do Tottenham, Antonio Conte, chegou a se manifestar em entrevista para a emissora inglesa Sky Sports após o jogo contra o Leicester no Campeonato Inglês sobre punições em times por surtos da doença.

"Posso compreender, podemos compreender. Por outro lado, acho que merecemos jogar a nossa chance contra o Rennes para ir para o próximo grupo. Não encontramos uma boa solução entre a UEFA e a Premier League, porque o Tottenham tem de pagar por isso?

Não é justo termos que pagar por uma situação que não é nossa culpa. Eu entendo se fizemos algo errado, mas desta forma, para o clube, os jogadores, a equipe, é muito difícil entender o que está acontecendo. Queremos jogar o jogo. O Tottenham merece jogar o jogo, fazer o último jogo deste grupo. É uma situação muito estranha porque não jogámos não por culpa nossa mas sim por um grande problema e porque o Governo decidiu encerrar o nosso campo de treinos, interromper os treinos durante três dias.

Por isso não jogamos. Não por outro motivo. Acho que não temos culpa pelo que aconteceu. Digo-vos, merecemos jogar este jogo e tentar ter a oportunidade de avançar para a próxima eliminatória".

Qual é o próximo jogo do Tottenham?

Depois de enfrentar o Liverpool pela 18ª rodada, o Tottenham volta aos gramados da Premier League no domingo, 26 de dezembro, contra o Crystal Palace pela 19ª rodada da temporada jogando em casa.

A liga ainda não se manifestou sobre os jogos cancelados do clube, mas espera marca-los em breve para não prejudicar nenhum dos elencos e, principalmente, abafar o calendário.

 

 

Leia também:

Jogo do Chelsea no Mundial de Clubes 2021: data e caminho do club

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes