Onde vai ser a final da Libertadores 2021: conheça o Estádio Centenário

Estádio Centenário, no Uruguai, receberá a decisão dos dois torneios continentais neste ano; entenda o motivo da escolha.

A Conmebol anunciou no início da tarde desta quinta-feira (13), onde vai ser final da Copa Libertadores e Copa Sul-americana 2021. O Estádio Centenário, em Montevidéu, foi o escolhido para sediar as decisões dos dois torneios continentais, após reunião do conselho da entidade.

A confederação também divulgou os palcos das finais das competições do ano que vem. Enquanto o Monumental de Guayaquil, no Equador, sedia a Libertadores, o Mané Garrincha, em Brasília-DF, recebe a decisão da Sul-americana, em 2022.

Data das finais da Sul-americana e Libertadores 2021?

A Conmebol já divulgou a data da final da Copa Sul-americana 2021, e a decisão deve ocorrer no dia 6 de novembro, um sábado, provavelmente no período da tarde. Por outro lado, final da Copa Libertadores 2021 está marcada para o dia 20 de novembro, também um sábado, às 17h (horário de Brasília). Ambos no Estádio Centenário, no Uruguai.

Centenário é um dos estádios mais tradicionais do continente
Centenário é um dos estádios mais tradicionais do continente  e sedia final da libertadores 2021 (foto: twitter/reprodução)

Centenário é onde vai ser a final da Libertadores 2021

O Estádio Centenário não apareceu na lista de possíveis sedes para a final da Libertadores 2021, divulgado pela Conmebol. O local seria candidato apenas para 2022, mas as expectativas dos uruguaios de realizarem a decisão neste ano cresceu nos últimos dias.

Isso porque, o país recebeu as 50 mil doses de vacinas contra Covid-19, doadas à Conmebol. Por conta da proibição de associações civis em receber os imunizantes, o Uruguai intermediou junto ao laboratório chinês Sinovac a chegada do lote, que será distribuído aos países filiados à entidade esportiva.

Como forma de gratidão pela atitude do país em contribuir para as chegadas das vacinas, que serão aplicadas em atletas, membros de comissões técnicas e funcionários de clube, a Conmebol realizará a final de seu principal campeonato no país uruguaio.

Hernán crespo no vestiário do estádio centenário durante aquecimento do são paulo
Hernán crespo no vestiário do estádio centenário durante aquecimento do são paulo (foto: twitter/@saopaulofc)

No entanto, outro motivo pela escolha do Uruguai foi sua eficácia na vacinação contra a Covid-19. Isso porque, o país está com sua situação sanitária mais avançada do que em outros países do continente. Com o desejo da Conmebol em realizar suas finais com público, os uruguaios largaram na frente, devido à expetativa de grande parte da população estar vacinada até o fim do ano.

Diante deste cenário, a entidade decidiu por realizar a final da Libertadores e Sul-americana 2021 no Estádio Centenário, na capital do país. "A boa situação de saúde projetada para novembro no Uruguai, país que planeja vacinar um alto percentual de sua população em julho, foi decisiva para a decisão em um ano excepcional condicionado pela pandemia", diz a nota da entidade.

Mané Garrincha sedia final da Sul-americana 2022

Logo após sediar jogos da Recopa Sul-americana 2021 e uma partida do Santos na pré Libertadores, o Mané Garrincha ganhou pontos com a Conmebol. O local era então o principal candidato a receber a final Copa Sul-americana 2021.

A entidade gostou do esforço da capital em receber a Recopa Sul-americana 2021, decisão entre Palmeiras e Defensa y Justicia. Mas também, o jogo do Santos diante do San Lorenzo na pré-Libertadores, com os imbróglios para realização de eventos esportivos no estado de São Paulo.

Mané garrincha receberá final da sul-americana em 2022
Mané garrincha receberá final da sul-americana em 2022 (foto: alexandre vidal/flamengo)

A cúpula da Conmebol esteve na capital federal por 15 dias, mas para avaliar organização, segurança e hotelaria. Três pontos positivos então foram destacados: poucos ajustes no Estádio para realizar a partida, boa malha aérea e hotéis de boa estrutura. No entanto, a situação da pandemia e o desejo da Conmebol em realizar o confronto com torcida, fizeram a entidade optar pela realização do confronto no Uruguai.

Mas, o estádio na capital brasileira receberá a decisão do torneio em 2022. Por outro lado, o Monumental de Guayaquil, no Equador, receberá a decisão da Libertadores, no ano que vem.

+ Tabela do Brasileirão 2021: datas, horários e primeiras rodadas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes