Invicto, Palmeiras é equipe brasileira com mais vitórias na Libertadores

Com o triunfo diante do River Plate, Alviverde chegou à 107ª vitória no torneio continental; além disso, com aproveitamento de 87,9%, clube tem a segunda melhor campanha de um time na história do campeonato.

O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 0 nesta terça (5), pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores, e se manteve invicto na competição. O Verdão chegou a nona vitória em 11 jogos pelo torneio continental, e isso dá um aproveitamento de 87,9%, a segunda melhor campanha de um time na história do campeonato. Além disso, o triunfo sobre os argentinos também teve mais um gosto especial aos palmeirenses. O Alviverde tornou-se o clube brasileiro com maior número de vitórias na Libertadores.

2ª melhor campanha na história 

Com o aproveitamento de 87,9%, a equipe de Abel Ferreira detém a segunda melhor campanha de um time na história do campeonato. O líder nesse quesito é o Estudiantes, da Argentina, campeão em 1960 com 100% de aproveitamento, mas com apenas quatro jogos realizados.

Caso o time Alviverde não perca no jogo da volta, consequentemente estará na final do torneio, no dia 30 de janeiro, no Maracanã. Sem perder para o River, e vencendo a decisão contra Santos ou Boca Jr, o Palmeiras chegará ao título da Libertadores, mas de forma invicta. Tal feito já foi realizado por outras equipes, inclusive por rivais do Verdão: Santos e Corinthians.

+O ano aleatório de Ronaldinho Gaúcho

O Peixe conseguiu vencer a Libertadores sem perder nenhum jogo, mas em 1963. No entanto, os moldes do campeonato eram diferentes, e a equipe comandada por Pelé, Pepe e Coutinho realizou apenas sete jogos.

Santos campeão invicto da libertadores de 1963, tinha pelé, pepe e coutinho
Santos campeão invicto da libertadores de 1963, tinha pelé, pepe e coutinho (foto: arquivo/santos/el gráfico/gazeta press)

Palmeiras x Corinthians invicto (2012) na Libertadores

Nos moldes mais atuais, o Timão venceu o torneio continental de forma invicta em 2012, e disputou 14 jogos. Caso o Palmeiras chegue a final e vença a Libertadores invicto, terá feito um jogo a menos que seu rival. Isso porque desde 2019, a final da competição é realizada em jogo único, diferente de antes, quando a decisão acontecia em jogos de ida e volta.

No entanto, o aproveitamento da equipe de Abel Ferreira na competição, é muito superior ao do Corinthians de Tite no mesmo torneio , em 2012. Até então, o Palmeiras soma 11 jogos com nove vitórias e dois empates. Já a equipe Alvinegra fechou a Libertadores há nove anos atrás, com 14 jogos, oito vitórias e seis empates.

A diferença também aparece no número de gols marcados. Enquanto o Palmeiras já anotou 32 gols (melhor ataque até então na competição desta temporada), o Corinthians fez 22 em sua campanha vitoriosa. Entretanto, as equipes se igualam no número defensivo até aqui. Ambas tomaram quatro gols, mas o Verdão ainda tem dois a jogos a serem realizados, caso chegue até a final.

Corinthians foi campeão da libertadores em 2012, invicto
Corinthians foi campeão da libertadores em 2012, invicto (foto: helio suenaga/latincontent/getty images)

Se o Palmeiras será campeão invicto na Libertadores, isso ainda não dá para saber. Mas, o que dá para cravar, é que o time de Abel Ferreira já fez história. Com o triunfo de ontem (5), o Verdão tornou-se a equipe brasileira com maior número de vitórias na competição, com 107. O Alviverde estava empatado com o Grêmio com 106, mas os 3 a 0 diante dos argentinos, colocaram o Palmeiras no topo da lista.

+Palmeiras na Libertadores: os recordes do alviverde no torneio

Brasileiros com mais vitórias na Libertadores (1960-2020):

  • 107 - Palmeiras
  • 106 - Grêmio
  • 95 - Cruzeiro
  • 92 - São Paulo
  • 78 - Santos
  • 72 - Flamengo
  • 64 Corinthians
  • 64 Internacional
  • 40 Atlético-MG
  • 30 Vasco
  • 29 Athletico-PR
  • 26 Fluminense
  • 21 Botafogo
  • 13 São Caetano

Próximos jogos do Palmeiras

O Verdão agora retorna a campo no sábado (9), pelo Campeonato Brasileiro da Série A. O Alviverde encara o Sport, na Ilha do Retiro, às 19h00, mas provavelmente com um time misto. Isso porque, na terça (12), o Palmeiras recebe o River Plate, no Allianz Parque, às 21h30, em busca de chegar a Libertadores e, quem sabe, vencer invicto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes