Jogos das oitavas da Libertadores 2021: Veja os possíveis confrontos

Com São Paulo, River Plate e Boca Juniors no pote 2, sorteio da próxima fase do torneio pode reservar grandes confrontos do futebol sul-americano.

Os jogos desta quinta-feira (27), na 6ª rodada da Libertadores, encerraram a fase de grupos do torneio e definiram os potes do sorteio para as oitavas de final. Dos seis brasileiros classificados à próxima fase, cinco avançaram na liderança de suas chaves e se garantiram no pote 1. Por outro lado, o São Paulo ficou com a segunda posição de seu grupo e estará no 2. Confira então como ficou a divisão e os possíveis jogos das oitavas da Libertadores 2021.

Como funciona a divisão dos potes da Libertadores

Os dois primeiros colocados de cada um dos oito grupos avançam à fase das oitavas de final. Para o sorteio, a Conmebol divide as equipes em pote 1 e 2, sendo os líderes de chave no primeiro pote e os vices no então segundo. Equipes classificadas em primeiro lugar, decidem o duelo das oitavas de final em casa.

Nesta edição da fase eliminatória, dos 16 classificados, 11 já ergueram a taça de campeão do torneio. Por outro lado, três equipes já conquistaram ao menos o vice, enquanto apenas duas nunca disputaram uma final de Libertadores. Devido ao então histórico dos clubes, este mata-mata do torneio será um dos mais “pesados” de todos os tempos.

Palmeiras não tem mundial ou tem? Confira a história
Palmeiras não tem mundial ou tem? Confira a história (foto: cesar greco/palmeiras)

Potes para os jogos das oitavas de final da Libertadores 2021

Pote 1

  • Palmeiras
  • Internacional
  • Barcelona-EQU
  • Fluminense
  • Racing
  • Argentinos Juniors
  • Flamengo
  • Atlético Mineiro

Pote 2

  • Defensa y Justicia
  • Olimpia
  • Boca Juniors
  • River Plate
  • São Paulo
  • Universidad Católica
  • Vélez
  • Cerro Porteño
Flamengo se garantiu no pote um para os jogos das oitavas da libertadores 2021, após empate com o vélez
Flamengo se garantiu no pote um para os jogos das oitavas da libertadores 2021, após empate com o vélez (foto: alexandre vidal/flamengo)

Possíveis jogos das oitavas da Libertadores 2021

Dos oito grupos da Libertadores 2021, em cinco, um brasileiro avançou como líder. O São Paulo foi o único clube do país tupiniquim que chegou às oitavas de final com a segunda posição de sua chave. Por conta deste cenário, o clube tem grandes chances de enfrentar uma equipe brasileira na próxima fase.

Como o sorteio coloca frente a frente uma equipe do pote 1 contra outra do 2, dos oito possíveis adversários do Tricolor, cinco podem ser brasileiros. Isso dá a probabilidade de 62,5% do time de Hernán Crespo enfrentar um clube do mesmo país nas oitavas de final.

O sorteio pode reservar um clássico Choque-Rei ou então uma reedição da final de 2006, com os são-paulinos enfrentando o Inter. Há ainda a possibilidade do São Paulo dar o troco no Fluminense, que eliminaram os paulistas nas quartas de 2008. Ou quem sabe a oportunidade do Atlético MG tentar despachar o Tricolor, depois do time do Morumbi eliminar o Galo em 2016.

São paulo e atlético mineiro podem se reencontrar no mata-mata da libertadores
São paulo e atlético mineiro podem se reencontrar no mata-mata da libertadores (foto: rubens chiri/são paulo)

Por fim, já pensou em mais um reencontro entre São Paulo e Rogério Ceni, técnico do Flamengo, mas desta vez em jogos das oitavas da Libertadores 2021? Competição que o ex-goleiro tantas vezes jogou pelo Soberano.

Reedições de finais

Além dos possíveis grandes jogos que o São Paulo pode proporcionar por estar no pote 2, Boca Juniors e River Plate também avançaram em segundo de seus grupos e podem render duelos gigantes nas oitavas de final.

O Flamengo, por exemplo, pode reeditar a final de 2019 e encarar os Millionarios logo nas oitavas. Ou então, o sorteio pode reservar novamente um confronto entre Palmeiras e Boca Juniors, que fizeram a final de 2000, além de um Verdão e Defensa y Justicia, que estavam no mesmo grupo e também fizeram a Recopa Sul-americana desta temporada.

Flamengo e river plate podem reeditar final da libertadores 2019, nos jogos das oitavas de 2021
Flamengo e river plate podem reeditar final da libertadores 2019, nos jogos das oitavas de 2021 (foto: alexandre vidal/flamengo)

Outro brasileiro que pode reencontrar um adversário de final é o Atlético Mineiro, que venceu o Olimpia em 2013. No entanto, ainda é possível que as oitavas de final tenha grandes clássicos argentinos. Com Racing e Argentinos Juniors em um pote e Boca, River e Vélez em outro, a possibilidade dos hermanos terem que brigar entre si, também é alta.

+ Oitavas de final da Libertadores 2021: como funciona e data do sorteio

Você pode gostar também