Jogos das oitavas da Libertadores 2021: Veja os possíveis confrontos

Com São Paulo, River Plate e Boca Juniors no pote 2, sorteio da próxima fase do torneio pode reservar grandes confrontos do futebol sul-americano.

Os jogos desta quinta-feira (27), na 6ª rodada da Libertadores, encerraram a fase de grupos do torneio e definiram os potes do sorteio para as oitavas de final. Dos seis brasileiros classificados à próxima fase, cinco avançaram na liderança de suas chaves e se garantiram no pote 1. Por outro lado, o São Paulo ficou com a segunda posição de seu grupo e estará no 2. Confira então como ficou a divisão e os possíveis jogos das oitavas da Libertadores 2021.

Como funciona a divisão dos potes da Libertadores

Os dois primeiros colocados de cada um dos oito grupos avançam à fase das oitavas de final. Para o sorteio, a Conmebol divide as equipes em pote 1 e 2, sendo os líderes de chave no primeiro pote e os vices no então segundo. Equipes classificadas em primeiro lugar, decidem o duelo das oitavas de final em casa.

Nesta edição da fase eliminatória, dos 16 classificados, 11 já ergueram a taça de campeão do torneio. Por outro lado, três equipes já conquistaram ao menos o vice, enquanto apenas duas nunca disputaram uma final de Libertadores. Devido ao então histórico dos clubes, este mata-mata do torneio será um dos mais "pesados" de todos os tempos.

Palmeiras não tem mundial ou tem? Confira a história
Palmeiras não tem mundial ou tem? Confira a história (foto: cesar greco/palmeiras)

Potes para os jogos das oitavas de final da Libertadores 2021

Pote 1

  • Palmeiras
  • Internacional
  • Barcelona-EQU
  • Fluminense
  • Racing
  • Argentinos Juniors
  • Flamengo
  • Atlético Mineiro

Pote 2

  • Defensa y Justicia
  • Olimpia
  • Boca Juniors
  • River Plate
  • São Paulo
  • Universidad Católica
  • Vélez
  • Cerro Porteño
Flamengo se garantiu no pote um para os jogos das oitavas da libertadores 2021, após empate com o vélez
Flamengo se garantiu no pote um para os jogos das oitavas da libertadores 2021, após empate com o vélez (foto: alexandre vidal/flamengo)

Possíveis jogos das oitavas da Libertadores 2021

Dos oito grupos da Libertadores 2021, em cinco, um brasileiro avançou como líder. O São Paulo foi o único clube do país tupiniquim que chegou às oitavas de final com a segunda posição de sua chave. Por conta deste cenário, o clube tem grandes chances de enfrentar uma equipe brasileira na próxima fase.

Como o sorteio coloca frente a frente uma equipe do pote 1 contra outra do 2, dos oito possíveis adversários do Tricolor, cinco podem ser brasileiros. Isso dá a probabilidade de 62,5% do time de Hernán Crespo enfrentar um clube do mesmo país nas oitavas de final.

O sorteio pode reservar um clássico Choque-Rei ou então uma reedição da final de 2006, com os são-paulinos enfrentando o Inter. Há ainda a possibilidade do São Paulo dar o troco no Fluminense, que eliminaram os paulistas nas quartas de 2008. Ou quem sabe a oportunidade do Atlético MG tentar despachar o Tricolor, depois do time do Morumbi eliminar o Galo em 2016.

São paulo e atlético mineiro podem se reencontrar no mata-mata da libertadores
São paulo e atlético mineiro podem se reencontrar no mata-mata da libertadores (foto: rubens chiri/são paulo)

Por fim, já pensou em mais um reencontro entre São Paulo e Rogério Ceni, técnico do Flamengo, mas desta vez em jogos das oitavas da Libertadores 2021? Competição que o ex-goleiro tantas vezes jogou pelo Soberano.

Reedições de finais

Além dos possíveis grandes jogos que o São Paulo pode proporcionar por estar no pote 2, Boca Juniors e River Plate também avançaram em segundo de seus grupos e podem render duelos gigantes nas oitavas de final.

O Flamengo, por exemplo, pode reeditar a final de 2019 e encarar os Millionarios logo nas oitavas. Ou então, o sorteio pode reservar novamente um confronto entre Palmeiras e Boca Juniors, que fizeram a final de 2000, além de um Verdão e Defensa y Justicia, que estavam no mesmo grupo e também fizeram a Recopa Sul-americana desta temporada.

Flamengo e river plate podem reeditar final da libertadores 2019, nos jogos das oitavas de 2021
Flamengo e river plate podem reeditar final da libertadores 2019, nos jogos das oitavas de 2021 (foto: alexandre vidal/flamengo)

Outro brasileiro que pode reencontrar um adversário de final é o Atlético Mineiro, que venceu o Olimpia em 2013. No entanto, ainda é possível que as oitavas de final tenha grandes clássicos argentinos. Com Racing e Argentinos Juniors em um pote e Boca, River e Vélez em outro, a possibilidade dos hermanos terem que brigar entre si, também é alta.

+ Oitavas de final da Libertadores 2021: como funciona e data do sorteio

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes