Libertadores na Globo? Emissora pode voltar a transmitir torneio em 2023

Acordo entre Globo e Conmebol põe fim a arbitragem movida pela entidade, após o fim do contrato de transmissão no ano passado.

A Conmebol e a Rede Globo fizeram um acordo e encerraram o processo movido pela confederação, após a rescisão de contrato de direitos de transmissão da Libertadores de 2019 a 2022. Com o fim do imbróglio, a emissora está novamente apta a poder transmitir o torneio a partir de 2023. Mas a Globo vai exibir a Libertadores?

Globo vai voltar a transmitir a Libertadores?

Até então, a Globo não confirmou se irá voltar a transmitir a Libertadores. No entanto, a emissora pode participar das negociações de direitos de transmissão de 2023 a 2026, após o fim do imbróglio. De acordo com o estatuto da Conmebol, empresas em conflitos judiciais com a confederação, não participam das negociações de transmissões.

Atualmente, o SBT é o responsável por exibir as partidas da Libertadores na TV aberta. O contrato da emissora de Silvio Santos com a confederação vai até o fim de 2022. Já na TV fechada, o Grupo Disney exibe o torneio através dos canais da ESPN e FOX Sports, além da competição ter o canal Conmebol TV. Alguns confrontos também passam no Facebook Watch.

Por que a Globo parou de transmitir a Libertadores?

A Rede Globo detinha direitos para exibir a Copa Libertadores até o fim de 2022. No entanto, a emissora decidiu encerrar o contrato em agosto do ano passado, após tentar diminuir os valores e a confederação não aceitar. Como consequência, a Conmebol indenizou a rede pela quebra do vínculo.

O valor pedido pela confederação era o equivalente a todo o restante do pagamento do contrato de quatro anos entre as partes, algo em torno de US$ 120 milhões, segundo apurou o UOL. A emissora alegava que o contrato previa o fim do acordo em caso de paralisação do campeonato por força maior, fato que ocorreu devido à pandemia de Covid-19.

Entretanto, a Conmebol afirmava que só poderia haver o rompimento caso a entidade fosse a culpada pela pausa na competição. Desde então, o imbróglio ficou em uma corte suíça, mas chegou ao fim nesta segunda-feira, 25, conforme divulgou a Conmebol e a Rede Globo.

Quem transmite a próxima Libertadores?

Para a Libertadores de 2022, as transmissões na TV aberta estão garantidas no SBT. Isso porque, o contrato da emissora com a Conmebol vai até o fim do ano que vem. Com isso, além de ter exibido a edição desta temporada inteira, o canal de Silvio Santos tem os direitos da próxima edição.

Já a partir de 2023, as negociações com as emissoras interessadas devem começar em breve. Regularizada com a entidade, a Globo pode então voltar a negociar pelos direitos de transmissão da Libertadores.

 

LEIA TAMBÉM

+ Ingresso da final da Libertadores 2021: vendas, preço e informações

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes