Semifinal contra o River Plate traz boa lembrança ao Palmeiras

Depois de duas décadas, Palmeiras e River Plate voltam a se enfrentar em uma semifinal da Libertadores; veja quem leva a melhor no histórico

No dia 26 de maio de 1999, Palmeiras e River Plate se enfrentaram pela última vez na Libertadores. Duas décadas depois, os gigantes voltam a se encontrar pelo torneio continental. E assim como há 21 anos, o duelo vale uma vaga na final da competição.

Naquele dia, o estádio Palestra Itália recebeu 32 mil torcedores que guardam na memória uma exibição de gala do camisa 10 Alex. O Palmeiras havia perdido para o River Plate no jogo de ida por 1 a 0. Em desvantagem, o time de Felipão partiu com tudo para o ataque desde os primeiros minutos.

Palmeiras x River: o último duelo

O gol saiu logo aos 16 do primeiro tempo, com Alex recebendo passe de Zinho para abrir o placar. Dois minutos depois, o zagueiro Roque Júnior completou de cabeça um cruzamento de Oséas e deixou o Palmeiras com a mão na vaga.

Precisando de um gol para assegurar a classificação, o River Plate melhorou no segundo tempo da semifinal contra o Palmeiras. Aliás, o meia armador do time argentino era Marcelo Gallardo, hoje técnico dos Millonarios. Ele era exímio cobrador de falta, e exigiu uma boa defesa do goleiro Marcos naquela partida.

Depois de passar sufoco, os palmeirenses que lotaram o Palestra Itália enfim soltaram o grito da classificação quando Alex marcou um golaço por cobertura aos 42 minutos do segundo tempo, selando a vitória por 3 a 0. O lance coroava uma das melhores partidas dele com a camisa do Palmeiras e colocava o time paulista na final da Libertadores.

Após eliminar o River Plate com uma atuação dominante em casa, o Palmeiras passou mais trabalho contra o Deportivo Cali na decisão. O título só veio na decisão por pênaltis. Foi a primeira e última conquista alviverde na Libertadores. No ano seguinte, o time paulista voltou à final da competição, mas perdeu para o Boca Juniors nos pênaltis.

Alex contra o river plate em 1999
Divulgação/palmeiras

Retrospecto entre Palmeiras e River

O encontro com o River Plate pode trazer boas lembranças ao Palmeiras, mas o retrospecto é favorável aos argentinos. Em 12 jogos, o alviverde perdeu seis, empatou três e venceu apenas três. Pela Libertadores, no entanto, o único duelo foi o de 1999, que marcou a arrancada dos paulistas rumo ao título.

Depois daquela semifinal, Palmeiras e River voltariam a se enfrentar outras quatro vezes, mas pela Copa Mercosul. Também em 1999, o alviverde repetiu o placar de 3 a 0 em casa. As outras três partidas terminaram empatadas.

O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em 1935, para um amistoso vencido pelos argentinos. O River voltou a superar o Palmeiras na Taça do Atlântico de 1947, assim como em outros três amistosos.

Por outro lado, em jogos oficiais de competições recentes, o Palmeiras tem levado a melhor sobre o River. Afinal, só perdeu no jogo de ida da semifinal da Libertadores de 1999. Ainda assim, conseguiu vencer o confronto e avançar para a final.

Semifinais da Libertadores 2020

Para repetir o feito de 1999 e derrotar o River Plate rumo à final da Libertadores, o Palmeiras terá a dura missão de parar um time entrosado, embalado e com uma camisa muito pesada. Afinal, a equipe de Marcelo Gallardo tem ficado entre as quatro melhores da América desde 2017. Em 2018, aliás, conquistou o título sobre o rival Boca Juniors. Em 2019, voltou à final, mas perdeu para o Flamengo com uma virada no fim do jogo.

O jogo de ida entre Palmeiras e River Plate está marcado para o dia 5 de janeiro, às 21h30. A partida vai acontecer no estádio Doble Visera, em Avellaneda, região metropolitana de Buenos Aires. A volta será no Allianz Parque, no dia 12 de janeiro, às 21h30.

O vencedor de Palmeiras e River Plate enfrenta Boca Juniors ou Santos. Assim, há a dupla possibilidade de um clássico nacional na final da Libertadores. Ou então um confronto Brasil x Argentina.

O duelo entre Palmeiras e River terá transmissão pelo SBT na TV aberta, além da Conmebol TV, serviço pago na TV fechada. Já a semifinal entre Boca Juniors e Santos é exclusiva do Fox Sports.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes