Quantas Libertadores o Palmeiras tem? Veja os títulos do Palestra Itália

Palmeiras está entre os maiores campeões da Copa Libertadores

O Palestra Itália pode até não ter mundial, mas o time está entre os brasileiros com mais conquistas da Copa Libertadores, ao lado do Grêmio, São Paulo e Santos. Mas quantas Libertadores o Palmeiras tem? O clube paulista já soma três troféus e entra para o ranking dos maiores campeões da taça - liderado pelo argentino Independiente, que conquistou 7 títulos.

Quantas Libertadores o Palmeiras tem?

O Palmeiras tem na conta 3 títulos da Libertadores. O tricampeonato foi conquistado em 2021, depois de vencer o Flamengo. Vale destacar que em 2020, o Porco também havia conquistado o troféu. Antes disso, em 2018, o Palmeiras só conseguiu chegar à semifinal. O primeiro troféu do Palmeiras na Libertadores foi em 1999.

Em 1961, 1968 e 2000, o time ficou com o vice-campeonato.

1999 - 1ª Libertadores do Palmeiras

O primeiro título do Palmeiras na Libertadores foi em 1999, contra o Deportivo Cali. A final foi decidida nos pênaltis, terminando bem para a equipe brasileiro.

No jogo de ida, o Palmeiras perdeu por 0x1, porém, na volta, venceu por 2x1, deixando o jogo empatado e levando para a decisão nas penalidades. A partida acabou com 4x3 para o Palmeiras.

Na época, quem comandava a equipe palmeirense era o técnico Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, que anos depois, em 2002, seria detentor de outro título importante, dessa vez para o Brasil: o pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da FIFA.

Fazia parte do elenco do time naquele ano os jogadores: Marcos (goleiro), Arce e Júnior (laterais), Júnior Baiano e Roque Júnior (zagueiros), César Sampaio e Rogério (volantes), Alex e Zinho (meias) e Paulo Nunes e Oséas (atacantes). Outros nomes importantes foram o dos atacantes Evair e Euller, o zagueiro Cléber e o volante Galeano.

2020 - 2ª Libertadores do Palmeiras

Na Libertadores de 2020, quando o Palmeiras conquistou o bicampeonato, já não haviam mais duas partidas de decisão. Apenas uma final decidia o campeão. Na ocasião, o Porco derrotou o Santos por 1x0, no Maracanã.

Na época, o Palmeiras estava sendo comandado pelo treinador português Abel Ferreira. Essa foi a terceira vez na história da Libertadores que um técnico venceu. Apesar de toda a glória de vencer o campeonato, vale também destacar outro nome à esse título: o de Vanderlei Luxemburgo. Ele foi técnico da equipe palmeirense até as oitavas de final e desempenhou uma bela campanha na fase de grupos.

Na final, alguns nomes foram importantes para a classificação: Weverton (goleiro), Zé Rafael, Raphael Veiga, Rony e Danilo (meias), Alison (volante), Marcos Rocha e Matias Viña (laterais), Luan, Gustavo Gómes e Alan Empereur (zagueiros) e Luiz Adriano e Breno Lopes (atacante).

2021 - 3 Libertadores do Palmeiras

O Palmeiras é, sim, o atual campeão da Libertadores. Em 2021, conquistou o seu terceiro título na competição, em jogo contra o Flamengo, vencendo por 2x1 o time carioca na prorrogação da partida. O gol decisivo, marcado pelo atacante Deyverson aos 95 minutos do jogo, surgiu após uma falha do jogador rubro-negro carioca Andreas Pereira. A partida foi jogada no Estádio Centenário, em Montevideo, no Uruguai.

Nesse ano, desde às quartas de final, o Porco vinha vencendo competições inteiramente brasileiras. Nas quartas, ganhou do São Paulo e na Semi venceu o Atlético Mineiro.

Os jogadores destaques do Palmeiras na temporada foram o goleiro Weverton, o zagueiro Gustavo Gómez, os meias Raphael Veiga e Dudu e o atacante Rony. Esses nomes foram anunciados pela própria Conmebol após o término da Libertadores 2021.

Vale lembrar como fato curioso que ganhando a Libertadores 2021, o técnico Abel Ferreira conseguiu o feito de não apenas ter vencido duas Libertadores seguidas (2020 e 2021), como também as duas no mesmo ano, uma vez que a Libertadores 2020, devido a pandemia, só foi realizada no início de 2021.

O que é a Copa Libertadores da América?

A Copa Libertadores da América é a principal competição entre países da América do Sul. Participam da Copa 47 times, somados entre as fases de pré-Libertadores e de grupos.

Como funciona a pré-libertadores?

A pré-Libertadores conta com três fases classificatórias para a fase de grupos, onde os times se enfrentam a partir de um sorteio realizado pel Conmebol, organização responsável pelo futebol no continente. As disputas são em formato de ida e volta.

Na primeira fase, seis times entram na disputa, mas apenas três avançam para a fase seguinte. Na segunda etapa, 13 equipes entram e, dos 16 times, apenas oito avançam. Esses oitos são sorteados para se confrontarem e definir os quatro que avançam para a fase de grupos.

Libertadores:

Na fase de grupo, participam 32 times e apenas 16 sobram e avançam de fase, seguindo para as oitavas, quartas, semi e final.

Nas oitavas, os times são sorteados uma outra vez e divididos em novos chaveamentos, que guiarão os passos seguintes da competição. Os jogos são disputados em caráter de ida e volta.

Qual é o maior time brasileiro campeão da Libertadores?

Dentre todos os times campeões da Libertadores, o Brasil aparece apenas em quinto lugar, com quatro times empatados com três títulos da Copa Libertadores: São Paulo, Palmeiras, Grêmio e Santos.

O São Paulo é o time, dentre esses quatros, com o título mais antigo. O tricolor paulista acumula as vitórias de 1992 e 1993, depois só ganhou em 2005. Sua última vitória foi contra o Athletico-PR, depois disso, ainda chegou à final do ano seguinte, mas foi derrotado.

O Gremio e o Santos têm títulos mais recentes. Os títulos do time catarinense foram em 1983, 1995 e 2017. Já os do Santos foram em 1962, 1963 e 2011. Vale lembrar que em 2011 o Santos vivia o auge, com nomes fortes no clube, como Neymar e Ganso. Nesse ano, Neymar se tornou o grande artilheiro da equipe santista na campanha da Libertadores.

Ainda tem título da Libertadores os times brasileiros: Cruzeiros (2 títulos), Internacional (2 títulos), Flamengo (2 títulos), Atlético-MG (1 título), Corinthians (1 título) e Vasco da Gama (1 título).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes