Quem são os cabeças de chave da Libertadores 2022?

Oito equipes, sendo quatro brasileiras, estão no primeiro pote para ser cabeças de chave da competição no ano que vem

Após uma temporada fantástica que resultou no tricampeonato do Palmeiras, torcedores já contam os dias para o início da Libertadores no ano que vem. Com a definição da fase preliminar, o próximo passo será o sorteio da fase de grupos, onde descobrimos quem são os cabeças de chave da Libertadores 2022 e quais os possíveis encontros.

Quem serão os cabeças de chave da Libertadores em 2022?

Em 2022, oito times são cabeças de chave, sendo eles Palmeiras, River Plate, Boca Juniors, Flamengo, Nacional do Uruguai, Peñarol, Atlético-MG e Athletico-PR. 

Todos os quatro potes já foram estabelecidos para o sorteio da fase de grupos, marcado para 23 de março. Eles são definidos através do ranking de clubes da Conmebol, compartilhado pela entidade no final do ano para determinar a escolha dos times.

Inicialmente, o Cerro Porteño é quem deveria estar no pote 1. Entretanto, a mudança no regulamento da Libertadores pela própria Conmebol prevê que o campeão da Sul-Americana passa a ser cabeça de chave caso esteja entre os melhores no ranking, o que é o caso do Athletico, em 12º.

Equipes do mesmo país e também do mesmo pote não podem se enfrentar na fase de grupos, apenas se chegarem da fase preliminar. Confira então todos os potes para a Libertadores de 2022:

 

POTE 1 
Palmeiras
River Plate
Boca Juniors
Flamengo
Nacional (Uruguai)
Peñarol
Atlético-MG
Athletico-PR

 

POTE 2 
Cerro Porteño
Libertad (Paraguai)
Independiente del Valle
Universidad Católica
Emelec (Equador)
Corinthians
Colo-Colo
Vélez

 

POTE 3 
Sporting Cristal
Millonarios/Deportivo Cali (Colômbia)
RB Bragantino
Deportivo Táchira (Venezueal)
Alianza Lima
Colón
Tolima
Caracas

 

POTE 4
Always Ready
Talleres
Independiente Petrolero (Bolívia)
Fortaleza
1 Classificado da fase preliminar
2 Classificado da fase preliminar
3 Classificado da fase preliminar
4 Classificado da fase preliminar

Quando começa a Libertadores em 2022?

Por conta da Copa do Mundo no Catar, o calendário da Libertadores sofreu pequenas alterações. A fase preliminar vai começar em 9 de fevereiro, com a primeira rodada mostrando três confrontos, sem brasileiros. Na segunda, entretanto, Fluminense e América-MG vão jogar em busca de uma vaga nos grupos em 23 de fevereiro e 2 de março.

A fase de grupos, por fim, só vai começar em 6 de abril, seguindo até 25 de maio em seis rodadas. Por fim, o mata-mata tem início em 29 de junho (ida) e 6 de julho (volta) com as oitavas, depois as quartas em 3 de agosto e 10 de agosto e então as semifinais por 31 de agosto e 7 de setembro.

 

Leia também:

Onde vai ser a final da Libertadores 2022?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes