Quantas Champions a Inter de Milão tem?

Elenco italiano disputa a mais importante competição de futebol na Europa todos os anos

A Inter de Milão deixou de ser apenas uma potência no futebol italiano e passou a conquistar o sucesso e o reconhecimento no cenário europeu. Tradicional clube, os nerazzurri colecionam Scudettos e troféus de competições italianas. Mas quantas Champions League a Inter tem?

Quantos títulos da Champions a Inter de Milão tem?

A Inter de Milão conquistou a Liga dos Campeões três vezes, vitoriosa nas duas primeiras temporadas em que disputou a competição. O time italiano levantou a orelhuda em 1964, 1965 e 2010.

Em 1964, a equipe de Milão derrotou o poderoso Real Madrid de Ferenc Puskas e Alfredo Di Stefano. Além da gloriosa vitória italiana, a final marcaria também o fim de uma era no futebol europeu, passando o bastão para um estilo de jogo 'catenaccio'.

Na edição seguinte, 1965, novamente a Inter alcançou a final. Desta vez, superou o Benfica. Em 2010, José Mourinho levou o clube até a decisão e conquistou o tricampeonato da Internazionale. Naquele ano, o treinador completou a tríplice coroa com a Copa da Itália e a Série A do futebol italiano.

Além dos nerazzurri, o Manchester United também coleciona três títulos da Champions. Confira a lista completa de maiores campeões da Liga dos Campeões aqui.

 

Inter conquistou a primeira taça em 1964

Intitulada de Taça dos Clubes Campeões Europeus, a final do torneio trouxe Real Madrid, cinco vezes campeão, e a Internazionale, estreante na competição.

O time estreou com vitória por 4 a 1 no agregado contra o Monaco na segunda fase. Nas quaras de final, foi a vez de passar pelo Partizan com o mesmo placar. Na semifinal, encontrou o Borussia Dortmund e, por 4 a 2, chegou à final da Champions pela primeira vez na história.

A final entre Real Madrid e Inter foi disputada em 27 de maio de 1964, no Estádio Praterstadion, em Viena. Com gols de Mazzola, dois, e Milani, os italianos superaram o Real Madrid em 3 a 1, com gol de Felo no desconto.

 

 

Bicampeonato do time italiano veio em 1965

A Inter de Milão conseguiu desbancar o sucesso absoluto do Real Madrid no cenário europeu. Em 1965, a equipe surpreendeu os torcedores e novamente levantou a orelhuda da UEFA, garantida em lugar especial na história do torneio.

Na segunda fase a Inter venceu o Dínamo Bucharest por 7 a 0 no agregado. Nas quartas de final derrotou o Rangers pelo placar agregado de 3 a 2. Na semifinal, encontrou o Liverpool e, por 4 a 3, carimbou novamente o ticket até a decisão.

Em 27 de maio de 1965, Benfica e Inter de Milão disputaram a final da Champions no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão, na Itália. Com gol do brasileiro Jair, a Internazionale tornou-se bicampeã.

 

Internazionale supera Bayern em 2010 e é campeão da Champions

O terceiro título da Internazionale veio em 2010, exatos 45 anos após a conquista do segundo troféu. Diferente das edições anteriores, o formato do torneio era o tradicional que conhecemos hoje.

Na fase de grupos o elenco terminou em segundo lugar com nove pontos, somados em duas vitórias, três empates e uma derrota. Pelas oitavas de final a Inter passou pelo Chelsea (3x1 agregado), depois o CSKA Moscow nas quartas de final (2x0 no agregado) e o Barcelona na semifinal (3x2 no agregado).

Em 22 de maio de 2010, Bayern de Munique e Inter de Milão disputaram a final da Champions no Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid. Com gols de Milito, os italianos levantaram a taça em prata pela terceira vez.

 

Relembre os melhores momentos da final.

Quantas finais a Inter de Milão jogou?

A Inter disputou seis finais da Liga dos Campeões da UEFA e conquistou três títulos. Em 1964, a equipe nerazzurri carimbou o bilhete pela primeira vez em sua história, agraciando a torcida com o título.

Em 1967 e 1972, entretanto, a bola bateu na trave e a equipe italiana perdeu para o Celtic e o Ajax respectivamente. A última edição de sucesso foi em 2010, quando ganhou o tricampeonato.

Em 2023, a Inter vai disputar a final contra o Manchester City no dia 10 de junho, em Istambul, na Turquia.

 

  • Final de 1963/64: Inter de Milão 3 x 1 Real Madrid
  • Final de 1964/65: Inter de Milão 1 x 0 Benfica
  • Final de 1966/67: Celtic 2 x 1 Inter de Milão
  • Final de 1971/72: Ajax 2 x 0 Inter de Milão
  • Final de 2009/10: Inter de Milão 2 x 0 Bayern de Munique
  • Final de 2022/23: Inter de Milão x Manchester City

Quem marcou mais gols na Liga dos Campeões pela Inter?

O italiano Sandro Mazzola é quem marcou mais gols pela Inter de Milão na Champions. Foram 17 gols com a camisa do clube, de acordo com dados do site da UEFA.

Adriano, brasileiro e ídolo da Inter, é o segundo com 14 gols. Julio Cruz tem 13 e Jair, outro brasileiro, balançou a rede em 11 oportunidades na história da competição pela Inter.

Confira os recentes números os maiores goleadores.

 

Sandro Mazzola - 17 gols
Adriano - 14 gols
Julio Cruz - 13 gols
Jair - 11 gols
Hernan Crespo - 11 gols
Samuel Eto'o - 10 gols
Lautaro Martinez - 10 gols
Romelu Lukaku - 9 gols
Diego Milito - 9 gols

 

Leia também:

Quem é o dono da Inter de Milão?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes