Novo Campeonato Francês: veja as mudanças para a temporada 2023/24

A partir de 2023, a competição francesa contará com 18 equipes em campo durante toda a temporada

O Campeonato Francês, conhecido também como Ligue 1 na Europa, é um dos principais torneios de futebol do mundo. Trazendo grandes equipes e craques em campo, a competição sofrerá bruscas alterações em seu modelo a partir da temporada 2023/24, de acordo com informações divulgada pela própria liga. Então, veja como vai funcionar o novo Campeonato Francês a partir de 2023.

Como funciona o Campeonato Francês?

Neste momento, o Campeonato Francês traz 18 equipes de diferentes regiões do país, desde Paris até a região de Mônaco. Na parte de cima, o time que terminar em primeiro lugar com mais pontos vence a temporada, além de garantir-se na próxima Champions League, juntamente com o segundo e terceiro colocado. Para o quarto e quinto, são destinados duas vagas para a Liga Europa, torneio secundário da UEFA.

Já na parte de baixo, as duas últimas equipes são rebaixadas de forma direta enquanto a 18ª posição disputa o playoff de rebaixamento com o terceiro lugar da segunda divisão francesa.


Como será o novo Campeonato Francês?

Na última semana, a Ligue 1 anunciou que o Campeonato Francês sofrerá mudanças a partir da temporada 2023/24 do futebol na Europa. Em votação, a Assembleia Geral da LFP, a Liga de Futebol Profissional, aprovou por 97,28% a alteração do número de times disputando a primeira divisão de 20 para 18 times.

Além disso, ao final da temporada 2022/23, quatro equipes da primeira divisão serão rebaixadas para a divisão inferior, enquanto apenas dois subirão para a elite do futebol francês, mantendo o número de 20 clubes da Ligue 2. Entretanto, a federação não descartou reduzir também o número de equipes nas divisões inferiores futuramente.

Por fim, no começo da temporada 2023/24, o modelo voltará ao normal, sendo dois rebaixamentos, um playoff de acesso e dois retornos para a elite entre a primeira e segunda divisão. Do outro lado, com a segunda e terceira divisão francesas, serão dois rebaixados, um playoff e também duas promoções.


Sem titulo 95
Lille campeão do campeonato francês em 2020/21 (lille oficial / @losclive)

Qual é o intuito do novo Campeonato Francês?

De acordo com a Ligue 1, o principal objetivo da mudança é profissionalizar ainda mais o torneio, além de reduzir o calendário para 34 rodadas. O presidente da LFP, Vincent Labrune, garantiu que a ideia principal é melhorar a qualidade do futebol no país, protegendo os interesses dos times.

“Esta é uma decisão muito boa, que mostra a unidade entre as partes interessadas no futebol profissional francês. Acima de tudo, cria as condições para um ambicioso plano de reformas para o futuro”.

Quando começa a nova temporada no futebol europeu?

A próxima temporada do Campeonato Francês, em 2021/22, tem início em 7 de agosto de 2021 seguindo até 21 de maio de 2022. Entretanto, as datas poderão sofrer alterações no meio do caminho tanto pela entidade quanto pela UEFA e até mesmo a FIFA.

+ Conheça 5 famosos que são donos de times de futebol 

Você pode gostar também