Novo Campeonato Francês: veja as mudanças para a temporada 2023/24

A partir de 2023, a competição francesa contará com 18 equipes em campo durante toda a temporada

O Campeonato Francês, conhecido também como Ligue 1 na Europa, é um dos principais torneios de futebol do mundo. Trazendo grandes equipes e craques em campo, a competição sofrerá bruscas alterações em seu modelo a partir da temporada 2023/24, de acordo com informações divulgada pela própria liga. Então, veja como vai funcionar o novo Campeonato Francês a partir de 2023.

Como funciona o Campeonato Francês?

Neste momento, o Campeonato Francês traz 18 equipes de diferentes regiões do país, desde Paris até a região de Mônaco. Na parte de cima, o time que terminar em primeiro lugar com mais pontos vence a temporada, além de garantir-se na próxima Champions League, juntamente com o segundo e terceiro colocado. Para o quarto e quinto, são destinados duas vagas para a Liga Europa, torneio secundário da UEFA.

Já na parte de baixo, as duas últimas equipes são rebaixadas de forma direta enquanto a 18ª posição disputa o playoff de rebaixamento com o terceiro lugar da segunda divisão francesa.

Como será o novo Campeonato Francês?

Na última semana, a Ligue 1 anunciou que o Campeonato Francês sofrerá mudanças a partir da temporada 2023/24 do futebol na Europa. Em votação, a Assembleia Geral da LFP, a Liga de Futebol Profissional, aprovou por 97,28% a alteração do número de times disputando a primeira divisão de 20 para 18 times.

Além disso, ao final da temporada 2022/23, quatro equipes da primeira divisão serão rebaixadas para a divisão inferior, enquanto apenas dois subirão para a elite do futebol francês, mantendo o número de 20 clubes da Ligue 2. Entretanto, a federação não descartou reduzir também o número de equipes nas divisões inferiores futuramente.

Por fim, no começo da temporada 2023/24, o modelo voltará ao normal, sendo dois rebaixamentos, um playoff de acesso e dois retornos para a elite entre a primeira e segunda divisão. Do outro lado, com a segunda e terceira divisão francesas, serão dois rebaixados, um playoff e também duas promoções.

Sem titulo 95
Lille campeão do campeonato francês em 2020/21 (lille oficial / @losclive)

Qual é o intuito do novo Campeonato Francês?

De acordo com a Ligue 1, o principal objetivo da mudança é profissionalizar ainda mais o torneio, além de reduzir o calendário para 34 rodadas. O presidente da LFP, Vincent Labrune, garantiu que a ideia principal é melhorar a qualidade do futebol no país, protegendo os interesses dos times.

"Esta é uma decisão muito boa, que mostra a unidade entre as partes interessadas no futebol profissional francês. Acima de tudo, cria as condições para um ambicioso plano de reformas para o futuro".

Quando começa a nova temporada no futebol europeu?

A próxima temporada do Campeonato Francês, em 2021/22, tem início em 7 de agosto de 2021 seguindo até 21 de maio de 2022. Entretanto, as datas poderão sofrer alterações no meio do caminho tanto pela entidade quanto pela UEFA e até mesmo a FIFA.

+ Conheça 5 famosos que são donos de times de futebol 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes