Mundial de Clubes 2021: como funciona, equipes classificadas e datas

Neste momento apenas o Chelsea, campeão da Champions League, está confirmado na competição

Ao vencer o Manchester City, o Chelsea consagrou-se campeão da UEFA Champions League pela segunda vez na história. Agora, a equipe londrina disputa o Mundial de Clubes em 2021, buscando mais um título para fechar com chave de ouro a temporada. No entanto, os outros participantes ainda não estão confirmados, já que os torneios ainda não terminaram. Então, confira como funciona a competição, as datas e a sede.

Como funciona o Mundial de Clubes?

Sete equipes, cada uma campeã em seu continente, disputam o Mundial de Clubes ao fim da temporada. A primeira fase, o playoff, define quem avança até as quartas de final. Com hierarquias diferentes, clubes escolhidos entram na disputa somente nas semifinais, enquanto outros disputam os primeiros jogos.

Dessa maneira, dois confrontos únicos são realizados em campo neutro, onde quem vencer avança até a semifinal e quem perder disputa o 5º lugar. Assim, os vencedores de cada semi tornam-se os finalistas do Mundial, brigando pelo grande título de maior equipe do mundo pela FIFA. Por fim, os dois perdedores disputam o terceiro lugar.

Quem vai participar do Mundial de Clubes em 2021?

O Chelsea é o primeiro classificado para o Mundial de Clubes da FIFA em 2021. No sábado, 29 de maio, a equipe londrina venceu o Manchester City no Estádio do Dragão, em Porto, por 1 a 0, com gol de Havertz, conquistando o segundo título da UEFA Champions League. No entanto, essa é a segunda vez do time na competição, sendo derrotado pelo Corinthians na final por 1 a 0 em 2021.

Além disso, também garantem vaga outros seis times, sendo os campeões da Libertadores, Liga dos Campeões da África, da Ásia, CONCACAF, Oceania e o campeão do torneio nacional no país-sede. O chaveamento será feito através de sorteio pela FIFA, uma vez que todos os participantes já estiverem definidos.

Taça do mundial de clubes da fifa
Taça do mundial de clubes da fifa (foto: twitter/@fifa. Com)

Quando e onde será o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes em 2021 será realizado no Japão. A informação foi confirmada pela  FIFA, em comunicado no ano passado, época em que divulgou o novo modelo do 'Super Mundial de Clubes', o qual não deve acontecer este ano já que estava marcado para acontecer na China com 24 equipes, sendo oito da Europa, seis da América do Sul, três da CONCACAF, três da África, Ásia e um da Oceania.

Inicialmente, a competição está marcada para acontecer em dezembro de 2021, mas, com a pandemia do Covid-19 em todo o mundo, é possível que alterações possam acontecer.

Sem titulo 362
Estádio internacional de yokohama (fifa oficial / divulgação @fifacom)

 

+ Chelsea vence City e conquista o 2º título da Champions League 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes