Mundial de Clubes 2021 no Rio de Janeiro? Veja times que podem jogar

Regras podem sofrer alterações na competição se o torneio de fato acontecer no

Após a desistência de Tóquio em sediar o Mundial de Clubes, marcado para dezembro de 2021, o Rio de Janeiro pode ser o novo destino da competição que define a melhor equipe de futebol do mundo. Isso porque a Prefeitura do município mostrou o interesse em concorrer para tornar-se a nova sede do torneio. Entenda o que pode mudar se o Mundial de Clube realmente acontecer no Brasil em 2021.

O Mundial de Clubes 2021 pode ser disputado no Brasil?

Sim, existe a possibilidade do Mundial de Clubes ser disputado no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro. Na última quinta-feira, 16 de setembro, o Secretário da Fazenda e de Planejamento da cidade do Rio de Janeiro, Pedro Paulo, confirmou em entrevista para a BandNews que o Rio deverá se candidatar para receber o Mundial de Clubes de 2021. O principal adversário é a África do Sul, que também mostrou interesse em disputar a vaga.

Em 2000, o Rio de Janeiro sediou pela primeira e única vez o Mundial de Clubes com o Corinthians vencendo o Vasco na grande final e conquistando assim o seu primeiro título da FIFA.

Em entrevista, Pedro Paulo confirmou que a cidade já estuda com a CBF todas as medidas para receber os jogos que definirão a melhor equipe do mundo do futebol. Além disso, assegurou que tanto o Maracanã como o Engenhão tem condições de receber os jogos.

"O Rio de Janeiro está aberto para trazer novos eventos esportivos para a cidade. Por exemplo, nós estamos aqui iniciando as discussões para que a final do Mundial de Clubes possa ser, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro. Na medida em que Tóquio abriu mão dessa final, nós estamos aqui movimentando junto ao Flamengo, CBF, e também à FIFA para que a cidade do Rio de Janeiro possa concorrer a sediar a final de Clubes.

Nós temos total condições, temos o Maracanã, o Engenhão para os jogos, tem vários jogos além da final e a cidade colocará sim como postulante para sediar essa final. Nós temos uma vasta experiência para sediar grandes eventos, Copa do Mundo, Olimpíadas. A cidade do Rio de Janeiro ela está absolutamente apta para sediar estes jogos".

Sem titulo 306
Estádio do maracanã pode sediar o mundial. Foto: mh drone photos / @maracana

Quem vai participar do Mundial de Clubes em 2021?

Já estão classificados para o Mundial de Clubes da FIFA em 2021 as equipes do Chelsea, atual campeão da Champions League, o Auckland City, da Oceania, e o Al Ahly, vencedor da Liga dos Campeões da África. Agora, também garantem vaga os campeões da Libertadores, Liga dos Campeões da Ásia, CONCACAF e o indicado do país-sede. O chaveamento será feito através de sorteio pela FIFA, uma vez que todos os participantes já estiverem definidos.

Se o torneio realmente acontecer no Brasil, o país tem direito de indicar um time para disputar o Mundial. No entanto, a regra da FIFA é que dois clubes do mesmo país não podem disputar a competição. Disputam a semifinal da Libertadores os elencos de Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG e Barcelona do Equador e, se o campeão for brasileiro e o Mundial for sediado pelo Brasil, então o Barcelona é quem herda a vaga.

Mas e se o Brasil for escolhido pela FIFA para receber o evento e nenhuma equipe ganhar a Libertadores? Então, quem fica com a vaga é o campeão brasileiro. Se a data coincidir, o Flamengo, atual vencedor, pode ser o sortudo da vez.

 

Chelsea - UEFA Champions League 

Al Ahly - Liga dos Campeões da África

Auckland City - Representante da Oceania

Mundial de clubes no brasil
Chelsea venceu a champions league da temporada 2020/21. Foto: fifa oficial / reprodução @fifacom

Como funciona o Mundial de Clubes?

Sete equipes, cada uma campeã em seu continente e o indicado pelo país-sede, disputam o Mundial de Clubes ao fim da temporada. A primeira fase, o playoff, define quem avança até as quartas de final. Com hierarquias diferentes, clubes escolhidos entram na disputa somente nas semifinais, enquanto outros disputam os primeiros jogos.

Dessa maneira, dois confrontos únicos são realizados em campo neutro, onde quem vencer avança até a semifinal e quem perder disputa o 5º lugar. Assim, os vencedores de cada semi tornam-se os finalistas do Mundial, brigando pelo grande título de maior equipe do mundo pela FIFA. Por fim, os dois perdedores disputam o terceiro lugar.

Sem titulo 305
Taça do mundial de clubes. Foto: fifa oficial / @fifacom

 

Leia também - Mundial de Clubes 2021: como funciona, equipes classificadas e datas

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes