Onde vai ser a final da Copinha 2022?

Saiba onde será realizada a grande final da Copa São Paulo de Futebol Júnior

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a maior competição do futebol de base no Brasil, está marcada para acontecer em 25 de janeiro de 2022. Com mais de cem equipes, as disputas seguem em todo o vapor em busca do título. Dessa maneira, saiba onde vai ser a final da Copinha 2022 e porque vem causando dor de cabeça para os organizadores.

Quando vai ser a final da Copinha 2022?

A final da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 25 de janeiro não será realizada no Estádio do Pacaembu. Isso porque o espaço está em obras e a data prevista para a reinauguração é para outubro de 2023, com a construção de espaços para lazer, diversão e também jogos.

Com isso, a Federação Paulista de Futebol ainda precisa definir qual será o novo local a receber a grande decisão do torneio de futebol. No regulamento divulgado, a entidade informou que os principais motivos da não realização do confronto no final de janeiro.

– “Em virtude da privatização e da reforma do Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu, sede tradicional do jogo final da Competição, o DCO definirá, de acordo com critérios técnicos e de segurança, o local para a realização desta partida”.

Agora, resta saber qual será o novo estádio que sediará a final em jogo único. Em toda a história, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho recebeu 36 finais da competição.

 

Confira como o Pacaembu vai ficar após a reforma.

Estádios que podem receber a final da Copinha 2022

Por conta da reforma no Pacaembu, a FPF deverá escolher outro estádio para receber a final da 52ª edição da Copinha, a maior competição do futebol de base do país. No entanto, a lista conta com inúmeras opções tanto na capital como também no interior paulista.

Separamos a seguir alguns dos estádios que podem receber o confronto para as duas equipes finalistas.

 

Estádio do Morumbi

Um dos espaços que pode receber a final da Copinha é o Estádio do Morumbi. Com capacidade para 66.795, o estádio é um dos maiores do estado e o maior particular do Brasil.

A casa do São Paulo recebe também shows, eventos culturais e galerias. Em 2021, o local foi utilizado para aplicar vacinas em comum acordo com a Prefeitura de São Paulo.

Morumbi pode receber a decisão em 2022. Foto: Reprodução / Rubens Chiri / saopaulofc

Neo Química Arena

A casa do Corinthians é outra que também vai estar disponível para a grande final da Copinha. Fica no distrito de Itaquera, na Zona Leste da cidade de São Paulo com capacidade para aproximadamente 50 mil torcedores.

O espaço foi inaugurado em 2014, ainda chamado de Itaquerão. A mudança no nome para Neo Química Arena só aconteceu em setembro de 2020 após a venda dos direitos para a empresa Hypera Pharma. A arena já recebeu grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e o futebol dos Jogos Olímpicos de 2016.

Casa do Corinthians pode receber a grande final. Foto: Reprodução / Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Allianz Parque, casa do Palmeiras

Um dos estádios mais modernos do futebol brasileiro, o Allianz Parque também deve aparecer na lista como possíveis substitutos para receber a final da Copinha este ano.

Com capacidade para 42 mil lugares, a casa do Palmeiras recebe shows, galerias de arte, eventos particulares além de contar com espaços para lojas e camarotes. Ela também foi inaugurada em 2014, em parceria do clube alviverde sob projeto da WTorre Entretenimento, com naming rights da empresa Allianz Seguros.

onde vai ser a final da copinha
Partida entre Atlético-MG e Palmeiras em 2021. Foto: Reprodução / Cesar Greco / Palmeiras

Arena Fonte Luminosa

Casa da Ferroviária, na cidade de Araraquara, o Estádio Dr. Adhemar Pereira de Barros, conhecido como Fonte Luminosa, foi inaugurado em 10 de junho de 1951, tendo capacidade de público em 25 mil.

É considerada uma das mais modernas arenas do interior de São Paulo. Além disso, está sendo utilizado para receber jogos do grupo 8 pela fase de grupos com Santos, Ferroviária, Operário-PR e Rondoniense.

onde vai ser a final da copinha
Arena em Araraquara pode ser utilizada. Foto: Reprodução / Ferroviária Oficial @afeoficial

Vila Belmiro

Localizada em Santos, a Vila Belmiro também está apta para receber a final da Copinha. Mesmo sendo cotado como a última das opções, o espaço ainda assim deve ser levado em consideração.

Com capacidade para 16 mil torcedores, a casa do Peixe foi construída em 1916, sendo um dos mais antigos estádios do Brasil.

onde vai ser a final da copinha
Espaço em Santos pode ser casa da final. Foto: Reprodução / Ivan Storti / Santos FC)

Quem é o atual campeão da Copinha?

O Internacional é o atual campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Colorado venceu o Grêmio, seu maior rival no futebol, na final por 3 a 1 nos pênaltis jogando no Pacaembu, em São Paulo.

Pelo tempo normal, Inter e o Imortal ficaram no empate por 1 a 1. Com o apito final, as cobranças de pênaltis foram necessárias já que como a prorrogação não acontece de acordo com o regulamento, a final foi decidida na sorte.

Por três pênaltis a um, o Colorado conquistou a taça e venceu a temporada.

Como funciona a Copa São Paulo de Futebol Júnior?

Ao todo, 128 equipes são divididas em 32 grupos de quatro times cada, separados por cidades-sedes onde disputam três rodadas. Apenas o primeiro e segundo lugar avançam para a segunda fase onde, em jogo único onde o primeiro colocado enfrenta o segundo do grupo ao lado e assim por diante, seguindo o chaveamento até a terceira fase.

O campeonato segue até as oitavas de final, quartas e semifinal, sempre em jogo único. Por fim, a final é realizada em estádio netruo, em São Paulo. É provável que os jogos contem com a presença de torcidas, mas sempre mantendo os principais cuidados para evitar o aumento de casos como a autorização de vacinados e exames.

A faixa etária de idades aceita jogadores nascidos em 2001, 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006.

 

Leia também:

Contratações do Palmeiras para 2022: quem chegou e saiu do clube

Você pode gostar também
buy cialis online