Pode ficar de fora? O que o Brasil precisa para se classificar na Copa

Seleção Brasileira disputa as Eliminatórias da América do Sul em busca de uma vaga

Única seleção de futebol cinco vezes campeã do mundo, o Brasil disputa as Eliminatórias da América do Sul, organizada pela Conmebol, para garantir uma vaga na Copa do Mundo de 2026, de 11 de junho a 19 de julho em três países. Entenda o caminho da Seleção Brasileira e do que o elenco precisa para carimbar o passaporte.

Brasil na classificação para a Copa do Mundo 2026

Para chegar na Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira precisa terminar entre os seis primeiros times na tabela de classificação das Eliminatórias da América do Sul. Caso fique em sétimo lugar, os brasileiros terão que enfrentar a repescagem intercontinental.

Mas o Brasil pode ficar fora da Copa do Mundo? A boa notícia é que as chances são pequenas, já que são muitas vagas a serem distribuídas e a Seleção Brasileira nunca ficou fora de um Mundial da FIFA, até quando teve campanhas ruins nas Eliminatórias de 1994, 2002, 2010 e 2018.

Sob o comando do treinador Fernando Diniz, o Brasil encerra 2023 em 6º lugar nas Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo, atrás do Equador que começou a competição com menos três pontos devido à punição da Conmebol. O resultado contra a Argentina - que trouxe confusão entre torcedores antes da bola rolar no Maracanã - foi o momento em que torcedores entenderam a crise da Seleção Brasileira.

A Seleção Brasileira estreou de forma positiva nas Eliminatórias da América do Sul, em 08 de setembro, ao golear a Bolívia por em 5 a 1 no Mangueirão. Na semana seguinte, Marquinhos deu a vitória ao Brasil contra o Peru, no Estádio Nacional, em Lima, por 1 a 0.

Em 12 de outubro, a Seleção teve o seu primeiro resultado ruim. Contra a Venezuela, na Arena Pantanal, somou apenas um ponto após sofrer o empate no segundo tempo em 1 a 1. No Centenário em 17 do mesmo mês, a equipe de Diniz sofreu a primeira derrota na competição. Foi contra o Uruguai, 2 a 0, com Neymar em campo.

Na abertura da rodada em novembro, dia 16, a Colômbia derrotou a Seleção por 2 a 1, em Barranquilla, com dois gols de Luis Diaz. Para fechar a participação do Brasil nas Eliminatórias em 2023, a vitória da Argentina em 0 a 1, no Maracanã, apresentou ao grupo brasileiro a sua primeira derrota em casa na história das qualificatórias.

Quantas seleções se classificam nas eliminatórias da Copa?

Com exceção de Estados Unidos, Canadá e México, anfitriões da próxima Copa do Mundo que asseguram automaticamente a vaga, 45 seleções se classificam para a popular festa do futebol. Para chegar a este número, a federação de cada continente organiza as Eliminatórias, seguindo as regras da FIFA.

Com o aumento no número de participantes, cresceu também o número de vagas distribuídas entre os continentes. Na América do Sul, por exemplo, são 6 vagas diretas e uma para a repescagem. Além do Brasil, jogam também as Eliminatórias a Argentina, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Equador, Paraguai, Chile e Peru.

A Europa, por ter o maior número de seleções, tem 16 vagas diretas para o Mundial. A África traz 9 diretas e uma na repescagem mundial, enquanto a Ásia coleciona 9 vagas diretas e uma na repescagem. A CONCACAF, da América do Norte, Central e Caribe, distribuirá seis vagas diretas e duas na repescagem.

A Oceania, por ser o menor continente, dará apenas uma vaga direta e outra na repescagem, como foi o caso da Austrália em 2022, que carimbou o seu passaporte através da repescagem intercontinental.

 

Europa: 16 vagas diretas
África: 9 vagas diretas + uma na repescagem
América do Sul: 6 vagas diretas + uma na repescagem
Oceania: 1 vaga direta + uma na repescagem
CONCACAF: 6 vagas diretas + duas na repescagem
Ásia: 8 vagas diretas + uma na repescagem

E se o Brasil for para a repescagem?

Caso a Seleção Brasileira termine em 7º lugar na tabela das Eliminatórias da América do Sul, o time vai direto para a repescagem mundial ou playoffs. Em toda a história o Brasil nunca jogou a repescagem, portanto as chances são muito pequenas.

A repescagem é a última chance que as seleções tem de conquistar a tão sonhada vaga para o Mundial dentro de campo. Organizada pela FIFA, o torneio também é conhecido como playoffs intercontinentais por reunir equipes de todos os continentes.

A repescagem é dividida em duas fases: a primeira coloca frente a frente as quatro equipes dos diferentes continentes com os piores desempenhos no ranking da FIFA. São partidas únicas, onde o vencedor avança para a próxima rodada e o perdedor se despede da chance de jogar o Mundial. Enquanto isso, os dois ganhadores da primeira fase vão enfrentar as duas seleções com a melhor posição no ranking da FIFA, também em partida única. O prêmio para quem vencer é jogar a Copa do Mundo em 2026.

A data da repescagem ainda não foi definida, assim como o sorteio para formar os chaveamentos.

Onde será a Copa do Mundo de 2026?

A Copa do Mundo da FIFA em 2026 será sediada no Canadá, Estados Unidos e México, a primeira edição a ser realizada em três países. A candidatura, que derrotou Marrocos, foi escolhida por votação no Congresso da FIFA em 2018, em Moscou.

No total, 16 cidades foram escolhidas para receber os jogos da competição. Por ser o maior país os Estados Unidos tem a maioria, 11 cidades, sendo Boston, Los Angeles, Seattle, São Francisco, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Filadélfia, Miami e Nova York. Já o Canadá recebe as partidas em Vancouver e Toronto.

O México sediará o Mundial na Cidade do México, Guadalajara e Monterrey.

A FIFA também já decidiu quais serão os estádios a receber os jogos da Copa do Mundo em 2026. No Canadá, o Toronto Stadium e BC Place Vancouver foram os escolhidos por serem os maiores do país. Já no México, o Estadio Azteca Mexico City, com 83 mil lugares, Estadio Guadalajara e Estadio Monterrey sediarão o evento.

Nos Estados Unidos, vão receber a Copa do Mundo os estádios dos times da MLS, o campeonato de futebol norte-americano, como o Atlanta Stadium, Boston Stadium, Dallas Stadium, Houston Stadium, Kansas City Stadium, Estádio de Los Angeles, Estádio de Miami, New York Stadium, San Francisco Bay Area Stadium, Philadelphia Stadium e Seattle Stadium.

Para tornar o grande baile do futebol ainda mais acirrado, a FIFA aumento de 32 para 48 o número de seleções que vão participar do Mundial. O formato continua o mesmo, dividido em fase de grupos e etapa eliminatória, com pequenas mudanças entre as rodadas.

 

Relembre quantos gols Pelé tem na carreira

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes