Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo até 2022?

Relembre as conquistas até o penta de 2002

Afinal, quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo? Essa é uma pergunta extremamente válida e interessante, já que a equipe canarinho lidera o ranking de seleções da Fifa este ano e é a grande favorita para vencer o Mundial em 2022.

Em novembro, a seleção embarca para a Copa no Catar em busca de mais um título na competição. Vinte anos depois do último, os brasileiros estão esperançosos para, enfim, comemorar mais uma vitória na Copa do Mundo.

Quem está na final da Copa do Mundo 2022

Resultado da Copa do Mundo: Argentina é campeã no Catar em 2022

Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo - Seleção é penta

Cinco! Isso é quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo. Atualmente, a seleção brasileira lidera o ranking de países com mais títulos no mundial. O Brasil ganhou a Copa do Mundo cinco vezes, recebendo o título de pentacampeã. Logo atrás da equipe brasileira, estão Alemanha e Itália, cada uma com quatro títulos em sua história.

Abaixo das duas seleções citadas, vêm Argentina, França e Uruguai. As três com duas conquistas. E, para fechar o ranking de países com títulos na Copa do Mundo, estão Inglaterra e Espanha, cada uma com apenas uma taça.

Embora a corrida para o topo desse ranking esteja bem acirrada, com Alemanha e Itália no encalço do Brasil, este ano as preocupações, pelo menos em relação à equipe italiana, diminuíram.

Pela segunda vez consecutiva, a Azurra está fora do torneio. A seleção foi eliminada pela Macedônia do Norte, por 1 a 0, em partida que valia vaga na segunda etapa da repescagem europeia.

No caso da Alemanha, embora não tenha sido mencionada no Top 10 do ranking de seleções da Fifa 2022, é preciso ficar atento.Além do desastroso marco do 7 x 1 em cima do Brasil na Copa de 2014, a seleção alemã é famosa por ser a que mais jogou finais na história da Copa do Mundo.

Quais foram as Copas que o Brasil ganhou - Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo

O Brasil é campeão do mundo cinco vezes. Seu último título foi conquistado em 2002, contra a a Alemanha, por 2 x 0. Na época, a seleção contava com nomes como Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Roberto Carlos.

1º título: Copa 1958 - Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo

Em 1958, chegou o primeiro título do Brasil. O evento foi sediado na Suécia, e a seleção canarinho venceu justamente a equipe do país que sediava a Copa do Mundo na final.

A seleção brasileira conquistou a vitória por 5 x 2 em cima dos suecos, com gols de Vavá, Pelé e Zagallo. Três jogadores que, até os dias de hoje, tem expressividade na história do futebol brasileiro.

Na época, a seleção contava com nomes como: Pelé, Vavá, Garrincha, Zito, Mazzola, Nilton Santos, Didi, Gilmar e Zagallo.

2º título: Copa 1962 - Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo

Pela segunda vez o Brasil ganhou a Copa do Mundo e o curioso é que a seleção contava com praticamente o mesmo time da Copa anterior: Gilmar, Djalma Santos, Nílton Santos, Didi, Zagallo, Vavá, Pepe, Zito, Bellini, Garrincha e Pelé.

Na época, o formato da competição era um pouco diferente do que conhecemos atualmente. O campeão da Copa anterior não participava das eliminatórias e já tinha vaga garantida na competição.

Vale ressaltar que a expectativa em cima de Pelé era grande. O jogador era apontado como um dos melhores do país e prometia bons feitos. No entanto, logo no segundo jogo contra a Tchecoslováquia, ele se machucou e ficou de fora do campeonato.

Assim, abriu espaço para outros jogadores chamarem a atenção. Garrincha foi considerado o melhor atleta da Copa e um dos grandes responsáveis pela conquista do bicampeonato, consagrando-se ainda artilheiro junto com Vavá e outros quatro jogadores.

3º título: Copa 1970 - Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo

A Copa de 70 é um marco na memória dos brasileiros. O Brasil virou a primeira seleção com três títulos na Copa do Mundo, superando a Itália e o Uruguai que já tinham dois Mundiais nas costas.

A conquista foi ainda mais emocionante porque o título de campeão veio na final contra a Itália, por 4 x 1, com gols de Pelé, Gérson, Jairzinho e Carlos Alberto. Neste ano, o Uruguai ficou com a quarta colocação, perdendo o pódio para a Alemanha.

A Copa de 1970 ficou marcada também pelos vários lances geniais de Pelé, que mesmo não gerando gols, marcaram a história.
Esse foi o caso da cabeçada defendida pelo goleiro inglês Gordon Banks, que ficou conhecida como a "defesa do século". Além do chute de meio-de-campo de Pelé, o famoso "gol que Pelé não fez."

4º título: Copa 1994 - Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo

Na Copa de 94, o Brasil conquistou o tetracampeonato na disputa de pênaltis contra a Itália, terminando as cobranças com a vitória por 3 x 2. A Copa foi sediada nos Estados Unidos e bateu todos os recordes de público.

Apesar do bom momento que vivia a seleção, um marco triste perturbava o povo brasileiro: a morte de Ayrton Senna, que faleceu pouco mais de um mês antes da competição começar. O tetra foi até uma forma de homenagear o corredor da Fórmula 1.

5º título: Copa 2002 - Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa do Mundo

20 anos que o Brasil não ganha uma Copa do Mundo. O último título da seleção canarinho foi garantido na Copa do Japão e da Coreia do Sul, em 2002, jogando contra a Alemanha na final e ganhando por 2 x 0.

Os gols do título foram de Ronaldo, grande nome da seleção brasileira na época. Além dele, a base da seleção brasileira contava com nomes como: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson e Roberto Carlos; Ronaldinho e Rivaldo.

Convocação da seleção brasileira 

Quantas vezes a seleção brasileira foi vice?

Se por um lado a seleção brasileira lidera a lista de maiores campeões da Copa do Mundo, por outro a Alemanha lidera nos títulos de vice-campeão.

A seleção alemã acumula quatro títulos de campeã (1954, 1974, 1990 e 2014) e outros quatro de vice (1966, 1982, 1986 e 2002). Logo abaixo dela, a outra seleção que tem mais vice-campeonatos é a Argentina (1930, 1990 e 2014).

O Brasil foi vice apenas duas vezes na sua história, uma em 1950, quando perdeu para o Uruguai em uma triste derrota no Maracanã, e outra em 1998, quando perdeu para a França por 3x0, em jogo super polêmico.

Quando falamos em terceira colocação, o Brasil subiu ao último lugar do pódio, também, apenas duas vezes na sua história. Em 1938, quando foi eliminado na semifinal pela Itália e precisou enfrentar a Suécia pelo terceiro lugar, e, em 1978, quando o Brasil ficou de fora da final devido à goleada que a Argentina aplicou no Peru. Pelo pódio, o Brasil jogou contra a Itália e ganhou a terceira colocação.

Qual Copa do Mundo o Brasil não participou?

A seleção brasileira é a única que participou de todas as edições da Copa do Mundo, desde 1930. Em 2022, a competição chega a sua 22ª edição e o Brasil joga como a seleção mais bem cotada a receber o título de campeã do mundo, segundo o ranking da FIFA.

A seleção campeã mundial que passa por maior sufoco ultimamente é a Itália, que este ano, pela segunda vez consecutiva, não é classificada para a Copa do Mundo. Assim, ao todo, a seleção italiana não participou de quatro Copas.

A Alemanha é outra seleção campeã que não participou de todos as Copas do Mundo. Em 1930, ficou impedida de participar devido à Grande Depressão, pior e mais longo período de recessão econômica mundial.

Já em 1950, a situação que impediu a equipe alemã de ingressar para a Copa do Mundo foi outra. Como punição pela Segunda Guerra Mundial, a FIFA proibiu que a Alemanha e o Japão participassem do Mundial.

Qual foi a pior participação do Brasil em Copas do Mundo?

Nem só de títulos mundiais é marcada a história da seleção brasileira em Copas. Se os mais jovens se acostumaram a ver o time canarinho sempre garantir vaga ao menos nas quartas de final, o mesmo não pode ser dito sobre as gerações passadas.

As Copas de 1934 e 1966 demarcam as piores campanhas brasileiras. A primeira delas foi disputada na Itália, com um formato de mata-mata desde o início. E foi logo na estreia que o Brasil já deu adeus.

Sorteado para encarar a Espanha, a equipe verde-amarela perdeu por 3 a 1 em jogo marcado por arbitragem controversa na época. Em dados de classificação, a seleção ficou no 14° lugar. Vale lembrar que, naquele ano, apenas 16 países disputavam a competição.

Outro ano muito conhecido pelo fraco desempenho brasileiro foi o de 1966. Apesar de contar com os craques Pelé e Garrincha, o Brasil caiu na primeira fase. O grupo era formado por Portugal, Brasil, Hungria e Bulgária, único país derrotado pela canarinho.

A Copa do Mundo de 1966 ficou conhecida como a última de Garrincha e pela lesão precoce de Pelé, contundido ainda no primeiro jogo. No ranking final daquela edição, o Brasil terminou em 11°.

+ Acompanhe as notícias do DCI no Google News

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes