Quem inventou o futebol? Saiba como surgiu o esporte

Veja quando e como começou a ser praticado a modalidade esportiva mais conhecida no mundo.

O futebol é uma das maiores paixões, não só dos brasileiros, mas como também da população da maioria das nações. Não à toa, o esporte é o mais tradicional do planeta e seus eventos atraem milhares de pessoas ao redor do mundo. É tanto envolvimento da população com o esporte, que a modalidade movimenta bilhões de dinheiro pelo mundo. No entanto, você sabe como começou essa paixão? Confira quem inventou o futebol.

Quem inventou o futebol?

O esporte mais popular do planeta possui suas origens diversificadas e não há uma data precisa. De forma oficial, quem inventou o futebol moderno foram os ingleses em 1863,  ano em que foi fundada a Football Association, em Londres, e quando iniciou a profissionalização do esporte no planeta. As regras criadas naquele ano, são a base para o esporte de hoje.

Entretanto, segundo a Professional Football Scouts Association (PFSA), os livros de história relatam que a ação de pessoas chutando uma bola é bem mais antiga do que 1863. Mas nem todos esses jogos são reconhecidos como o que é o futebol hoje.

No século III aC, na China, há menções de um jogo que se assemelha ao futebol nos manuais militares. Chamado de Tsu 'Chu', essa modalidade consistia em chutar a bola através de uma abertura. A pelota usada era feita de couro, com pelos e penas dentro.

Por outro lado, os gregos inventaram o 'Harpastum', praticado em um campo retangular, com uma linha central. O objetivo era passar a bola por cima da linha para o outro lado. Embora todos esses jogos não sejam oficialmente o futebol, contribuíram de certa forma para o surgimento desse esporte, tal qual conhecemos hoje. Então, da maneira como conhecemos o futebol hoje, quem inventou foram os ingleses.

Seleção da inglaterra campeã mundial em 1966
Seleção da inglaterra campeã mundial em 1966 - foto: twitter/@fifaworldcup

O que é o futebol?

O futebol é um esporte praticado em um campo, com duas equipes com 11 jogadores para cada lado. Há também a presença de um árbitro para ditar as normas, além de dois bandeirinhas, para auxiliar o juiz principal.

O campo tem o formato retangular, com uma baliza em cada lado. A missão do jogo é levar a bola através do campo e coloca-la dentro da baliza adversária, fazendo um gol. Quem marcar mais gols, vence a partida que possui 90 minutos de duração.

Por que o jogo de futebol dura 90 minutos?

O tempo padrão de uma partida de futebol tem duração de 90 minutos, sendo divididos em dois períodos de 45 minutos, com 15 de intervalo. De acordo com a Professional Football Scouts Association (PFSA), o tempo foi estabelecido pela primeira vez em 1866, quando Londres e Sheffield se enfrentaram. Ou seja, quando se inventou o futebol, o tempo não era este.

No entanto, há ainda os minutos de acréscimos estabelecidos pelo árbitro ao final de cada período, em razão das paradas para atendimento médico e demais imprevistos durante um jogo.

Lionel messi é um dos maiores jogadores da história do futebol, mas nunca venceu a copa
Lionel messi é um dos maiores jogadores da história do futebol, mas nunca venceu a copa - foto: twitter/@fifaworldcup

Como foi o crescimento do futebol?

A partir do século 19, jogar futebol nas escolas tornou-se uma norma na Inglaterra. Entretanto, as regras mudavam de uma instituição para a outra, a depender do espaço que cada escola tinha para a prática.

Para por um fim nessa diversidade de regras até então, ainda sem a presença de uma associação para ditar as normas, diretores de várias escolas inglesas se juntaram para estabelecer um código comum. Com isso, houve uma maior aceitação da modalidade, visto que muitos achavam o esporte violento, e então o futebol começou a crescer na Inglaterra.

Fora da terra da rainha, a propagação do futebol foi lenta, mas chegou em todo o planeta. Após a fundação da Associação de Futebol, 50 clubes se garantiram como membros. Então, em 1872 surgiu a FA CUP, com o primeiro campeonato em 1888.

Em 1889, Holanda e a Dinamarca criaram suas associações. Na sequência veio a Nova Zelândia em 1891, Argentina em 1893, além de Chile, Suíça e Bélgica em 1895. Quatro vezes campeã mundial, a Itália formou sua associação em 1898, com Alemanha e Uruguai criando as suas em 1900.

Holanda foi um dos primeiros países a ter sua associação
Holanda foi um dos primeiros países a ter sua associação - foto: twitter/@fifawolrdcup

Qual o primeiro jogo internacional de futebol?

O primeiro jogo "internacional", ou seja, envolvendo duas nações diferentes, ocorreu em 1872. A partida que na época atraiu milhões de torcedores foi entre Inglaterra e Escócia, países que possuem uma rivalidade história até os tempos atuais.

Quem trouxe o futebol para o Brasil?

Cinco vezes campeão mundial, o Brasil é conhecido mundialmente como país do futebol, mas não inventou o esporte. Entretanto, o esporte chegou aqui apenas em 1894, através do inglês Charles Miller. O jovem era filho de pais ingleses e chegou a São Paulo com bolas e as regras para a prática do esporte no país.

O crescimento do esporte no país fez com que o remo, principal esporte do Brasil na época, ficasse para atrás. Segundo o Brasil Escola, primeiro clube formado exclusivamente para o futebol no Brasil foi a Associação Atlética Mackenzie College, em 1898. No entanto, diversas equipes de remo transformaram-se em times de futebol, como é o caso do Flamengo, Botafogo e o Vasco da Gama.

Pentacampeão, o brasil é o maior vencedor da copa do mundo
Pentacampeão, o brasil é o maior vencedor da copa do mundo - foto: twitter/@fifaworldcup

O que é a Copa do Mundo?

A Copa do Mundo é a principal competição entre seleções de futebol. Ela ocorre a cada quatro anos, em um país-sede escolhido pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A entidade, inclusive, é a principal responsável por organizar o futebol no mundo, tendo sido criada em 1904, por dirigentes da Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Suécia e Suíça, em Paris.

Com a criação da Fifa, o órgão inventou a primeira edição de Copa do Mundo de Futebol, realizada em 1930, no Uruguai. Cerca de 13 seleções da América e Europa participaram da competição, vencida pelo Uruguai. Nos anos seguintes, a competição não foi realizada em 1942 e 1946, em razão da Segunda Guerra Mundial.

O título no torneio é a conquista máxima para a maioria dos jogadores mundiais. O Brasil é o maior vencedor da competição, com cinco troféus cada. Na sequência estão Alemanha e Itália, com quatro conquistas, seguidos por Argentina, França e Uruguai, com duas. Por fim. Espanha e Inglaterra possuem um troféu cada.

Maiores campeões da história da Copa do Mundo de Futebol

  • Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002)
  • Itália (1934, 1938, 1982 e 2006)
  • Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014)
  • Uruguai (1930 e 1950)
  • Argentina (1978 e 1986)
  • França (1998 e 2018)
  • Espanha (2010)
  • Inglaterra (1966)

Leia também:

Quantas Copa América a Argentina tem? Veja as taças

Você pode gostar também
1 comentário
  1. Avatar de isaque
    Isaque Diz

    Muito legal como foi a história do nosso querido futebol brasileiro esse é o melhor site que eu já vi

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes