Santos x Palmeiras: saiba quem é freguês de quem no clássico paulista

Com a final da Libertadores 2020 chegando, confira quem possui os melhores números no Clássico da Saudade

Se engana quem pensa que o futebol paulista se resume apenas na rivalidade Corinthians e Palmeiras. Entre os quatro grandes times do estado, muita disputa, bom futebol e clássicos acontecem. O Clássico da Saudade, envolvendo Santos e Palmeiras, é um deles. Dois dos maiores clubes de São Paulo colocam em campo toda a sua história, brigando pelo resultado de qualquer maneira. Então, confira o histórico, números e retrospectos do clássico paulista que mexe com o coração dos torcedores mais fanáticos do Brasil.

Primeiro Clássico da Saudade

A rivalidade surgiu bem no começo da história do futebol brasileiro. No dia 3 de outubro de 1915, um ano depois da fundação do time verde e três do clube santista, nascia o Clássico da Saudade. O Santos goleou o Palestra Itália,  primeiro nome do Palmeiras, por 7 a 0 naquele amistoso. O jogo aconteceu no Velódromo de São Paulo, contando com três gols de Ary Patusca, dois de Anacleto Ferramenta, Aranha e também Arnaldo Silveira.

A partir de informações do site oficial do Santos, confira então a primeira escalação de cada equipe.

 

Santos: Ciro Werneck; Américo, Urbano Caldeira; Pereira, Oscar, Ricardo; Aranha, Ary Patusca, Anacleto Ferramenta; Marba, Arnaldo Silveira.

Palestra Itália: Stillitano; Felice, Fulvio, Police, Fragassi; Imparato, Pastore, Américo Fiaschi; Amílcar, Ferré, Ítalo.

Então, quem é freguês de quem entre Santos x Palmeiras?

Ao todo, Santos e Palmeiras se enfrentaram em 339 confrontos no futebol brasileiro, de acordo com informações do site oficial do Palmeiras. Quem leva a melhor é o alviverde, tendo vencido 142 jogos contra 106 vitórias do Santos, além de 91 empates.  É importante lembrar que os números dos confrontos incluem disputas por campeonatos nacionais e internacionais.

- PUBLICIDADE -

Quem mais marcou no Clássico da Saudade?

No quesito gols, o Verdão também sai na frente do Peixe, com 568 gols marcados contra 478 feitos pelo clube santista.

Santos e Palmeiras
Jogo entre Santos e Palmeiras em 23 de março de 2014 (Cesar Greco / Palmeiras)
Leia também

Jogos de hoje na TV: confira as partidas de futebol desta…

Barcelona x Elche: onde assistir ao jogo do Campeonato…

Último encontro entre as equipes

O último clássico entre Santos e Palmeiras aconteceu no finalzinho de 2020, no dia 5 de dezembro, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A na Vila Belmiro. Com as duas equipes no meio da tabela com o propósito de alcançar o G4, o empate bastou para somar pontos.

Ademais, Marinho e Diego Pituca marcaram em favor do Santos contra Willian e Raphael Veiga para a equipe verde.

Final da Libertadores 2020

- PUBLICIDADE -

Com alterações no calendário esportivo em 2020 devido à pandemia do coronavírus, o torneio mais importante do futebol sul-americano, a Libertadores, surpreendentemente chegou à sua grande decisão. Nela, dois clubes brasileiros disputam o título.

A equipe do Palmeiras integrou o grupo B, disputando com Guaraní do Paraguai, Bolívar e Tigre. Assim, classificado em primeiro lugar com dezesseis pontos e invicto, chegou até as oitavas de final diante o Delfín. Depois, jogou contra o Libertad e também venceu. Na semifinal, encontrou o adversário mais difícil até então, o argentino River Plate. Venceu o primeiro jogo por 3 a 0 fora de casa mas, na volta foi superado por 2 a 0 com muita polêmica em campo.

Enquanto isso, o Santos teve um caminho inegavelmente mais complicado. Pelo grupo G esbarrou em Delfín, Defensa y Justicia e Olimpia. Também em primeiro lugar com dezesseis pontos sem perder, o time santista carimbou o passaporte para as oitavas. Venceu a LDU, atropelou o Grêmio e por último, nas semis, bateu o temido Boca Juniors de Tevéz.

 

Então, a final da Libertadores 2020 acontece no dia 30 de janeiro, às 17h (Horário de Brasília), no Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro.

 

+ Santos x Palmeiras: o que se sabe sobre a final da Copa Libertadores

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes