Var e as maiores polêmicas no futebol brasileiro desde sua implantação

São diversas polêmicas envolvendo o árbitro de vídeo que vão desde penaltis não marcados, gols anulados, expulsões entre muitos outros, confira.

Em 2020 a maior atração brasileira foi paralisada. Ou seja, o futebol foi cancelado, assim que a pandemia ganhou força. Mas, o que se sabe é que, mesmo com toda a questão da paralização, grandes polêmicas ocorreram, e a principal envolve o Var.

Sendo uma em que, o protagonista da obra, foi ninguém menos que o árbitro de vídeo (VAR).

Dentre as polêmicas que ele rodeou tivemos:

 

Bahia 3 x 2 Corinthians – jogo da 1ª rodada

Logo no início causando polêmica, o árbitro de vídeo que deveria auxiliar na marcação exemplar de lances, dentro da partida. Contudo, deixou a desejar ao não marcar um pênalti claríssimo para o Corinthians.

Em suma, nesse jogo um empate era levado até que Ralf, foi derrubado na área, em um pênalti que não foi marcado pela arbitragem, e nem contou com a interferência do VAR, o que gerou muita revolta.

Afinal, se o árbitro de vídeo tem a função de marcar adequadamente os lances, em caso de dúvidas, ou até mesmo sem a solicitação do árbitro do jogo. O questionamento foi, porque ninguém chamou o (VAR)?

Maiores polêmicas no futebol
Imagem: reprodução / instagram

Fluminense 0 x 1 Goiás: consulta no var e gol anulado – jogo da 1ª rodada

Mais uma vez a primeira rodada gerou polêmica, o VAR trabalhou bastante na partida entre Fluminense e Goiás.  Entretanto, ambas equipes reclamam de erros de Dewson Freitas, o árbitro da partida.

Sendo que de um lado é questionado a anulação do gol de cabeça de Leandro Barcia. Todavia, esse foi anulado após interpretação de falta em cima de Gilberto.

Do outro lado, a indignação de todo um time ao ter o gol invalidado, após o juiz considerar que o jogador Luciano, que não encostou na bola, interferiu na visão do goleiro, assim anulando o gol de Everaldo.

Mais uma vez polemicas que o árbitro de vídeo poderia resolver, mas só serviu de enfeite.

 

Leia também: O jogador mais rico não está entre os mais famosos do futebol

Atlético-MG 2 x 1 Avaí – jogo da 1º rodada

E vamos de barraco, onde mais uma vez o VAR, serviu apenas como um instrumento inútil em campo. Afinal, nessa partida, Betão fez um Gol nítido com a mão, após um escanteio. Por conseguinte, o gol foi anulado, porém a briga mesmo, não envolveu mão. Mas, o empurrão que o zagueiro teria dado em Betão, ocasionando o toque de mão, assim gerando uma penalidade máxima, que ficou apenas no desejo do time.

Polemicas no futebol 2
Imagem: reprodução / instagram

São Paulo 1 x 1 Flamengo – jogo da 3ª rodada

Com uma melhor adaptação referente ao VAR, vimos que logo no início da partida, o jogador Pato recebeu uma pancada, enquanto subia para disputar uma bola com o zagueiro Thuler. Entretanto, a falta foi tão forte e tão mal intencionada que Pato, teve uma lesão constatada no ligamento das vértebras.

Porém mesmo com todas as provas, o VAR e o árbitro da partida não deram o cartão vermelho. Sendo que, seguiu sua opinião unicamente dando um amarelo e tocando o jogo em frente.

Assim surge o questionamento: até onde o VAR tem utilidade?

Botafogo 1 x 0 Fortaleza: var foi usado e mesmo assim não mudou opinião do arbitro – 3ª rodada

O time do ex-goleiro Rogério Ceni, teve uma penalidade máxima em cima de Wellington Paulista, que não foi marcada. Por conseguinte, indignados, o time solicitou que o VAR, entrasse com uma opinião. Assim sendo, foi recomendado que o juiz revisse o vídeo, e mesmo assim ele seguiu sua opinião e não deu a penalidade.

Ou seja, o VAR não tem força diante da decisão do árbitro.

São Paulo 1 x 1 Cruzeiro: dois pe– jogo da 7ª rodada

Em um jogo cheio de brigas e polêmicas, podemos dizer que ao menos, nenhum dos times foi gravemente prejudicado. Pois ambos, perderam penalidades máximas.

Entretanto, apenas o pênalti do cruzeiro foi revisado. Ademais, mesmo após conferir o vídeo o árbitro não deu a penalidade.

As reclamações de ambos os lados vieram, e jogadores ainda soltaram o verbo "Pra que tem VAR então?".

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes