Independiente del Valle: conheça a história do “mata gigantes” da Libertadores

Mesmo sem nunca ter vencido a Série A em seu país, o Independiente del Valle surge como novo grande do Equador e vira sensação na Libertadores

Mesmo sem nunca ter vencido a Série A em seu país, o Independiente del Valle surge como novo grande do Equador e vira sensação na Libertadores. “O mata gigantes humilha o campeão da América”, escreveu o jornal equatoriano El Comercio depois da vitória histórica por 5 a 0 sobre o Flamengo.

Antes mesmo de impor a maior derrota do Flamengo na Libertadores, o Independiente del Valle já era conhecido como “mata gigantes”. Na Copa Sul-Americana do ano passado, avançou à final após vencer o Corinthians por 2 a 0 na Arena lotada, e acabou ficando com o título.

Na Libertadores de 2016, o Independiente del Valle chegou à final depois de eliminar River Plate e Boca Juniors. E vendeu caro a derrota para o Atlético Nacional na decisão. Mas de onde surgiu esse time que há pouco tempo ninguém tinha ouvido falar?

A trajetória do Independiente del Valle

O clube foi fundado em 1958 pelo sapateiro José Terán, que se juntou a um grupo de amigos para disputar as ligas amadoras locais em Sangolquí, na região metropolitana da capital Quito. O nome Club Deportivo Independiente era uma homenagem ao xará argentino. Após a morte de seu fundador, o time então passou a se chamar Independiente José Terán.

Até 2006, o Independiente era semiamador. Foi quando o empresário Michel Deller assumiu o controle e promoveu uma transformação no clube. A camisa mudou de cor: antes era vermelha e branca, mas virou preta e azul. E o nome foi alterado para Independiente del Valle, que passou a ser um clube-empresa focado na formação de jogadores.

Estrutura exemplar

Independiente del valle cmemora título da sul-americana em 2019
Conmebol. Com

A princípio, a ideia era lucrar com a negociação de jogadores. No entanto, partir de então, aquele modesto clube da periferia de Quito começaria a virar uma ameaça para os grandes. Em 2009, o Del Valle enfim conquistou a Série B e subiu pela primeira vez para a primeira divisão. De lá, não saiu mais. Em 2014, portanto, veio a primeira participação na Copa Libertadores. Além disso, mais uma mudança de nome: Clube Especializado de Alto Rendimento Independiente del Valle.

Não é à toa, afinal, que o Independiente del Valle se autointitula um centro de alto rendimento. A mudança de nome veio depois da entrega do novo centro de treinamento, um dos mais modernos do Equador. Os jogadores das categorias de base podem morar e até mesmo estudar no clube. Segundo a diretoria, 60% das receitas do futebol vão para a formação de jogadores, e o clube se orgulha por não acumular dívidas com grandes contratações.

Técnico cobiçado

Técnico espanhol miguel ángel ramírez
Reprodução/twitter @idv_ec

Foi esta filosofia que atraiu o técnico espanhol Miguel Ángel Ramírez, que desperta interesse de vários clubes brasileiros, inclusive o Corinthians. Ramírez trabalhava com categorias de base quando chegou ao Equador, em 2018. Ao assumir o elenco principal do Independiente del Valle, em 2019, teve sua primeira experiência como treinador profissional.

Mesmo com um elenco jovem e pouco valorizado em relação aos concorrentes, Ramírez teve sucesso meteórico à frente do Del Valle. Afinal, logo em seu primeiro ano como técnico, conquistou a Copa Sul-Americana. O estilo ofensivo, de marcação intensa, faz com que o time jogue um futebol vistoso, atraindo interesse dos dirigentes brasileiros.

Assim, Ramírez já foi procurado mais de uma vez para trocar o Equador pelo Brasil. Negociou com Santos e Athletico-PR, mas não fechou negócio. Depois da goleada sobre o Flamengo, o espanhol valorizou a união do grupo no Del Valle. “No individual, eles são muito bons. Mas, como equipe, não tenho nenhuma dúvida de que somos muito melhores”.

Revelações do Independiente del Valle

Aliás, o autor do gol que abriu o placar contra o Flamengo veio das categorias de base do clube. O meia Moisés Caicedo, considerado uma das principais promessas do futebol equatoriano, tem apenas 18 anos e já esteve na mira do Manchester City.

O Del Valle também revelou outros nomes que ficaram conhecidos no Brasil. Um deles é o meia Junior Sornoza, com passagens por Corinthians e Fluminense. O volante Jefferson Orejuela também se destacou na Libertadores de 2016 e teve uma chance no tricolor carioca. Já o meia Alan Franco, recentemente contratado pelo Atlético-MG, chamou atenção durante a conquista da Sul-Americana de 2020.

Além disso, o clube é o atual campeão da Libertadores sub-20. Com tantos nomes cobiçados no mercado, o Independiente del Valle cumpre o objetivo de ser referência na formação de jogadores. Mais do que isso, colhe os resultados em campo e sonha em deixar de ser “mata gigantes” para se transformar em “papa-títulos”.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes