Esporte

Palmeiras não tem Mundial? Conheça a história do título de 1951

Torneio realizado no Brasil chegou a ser reconhecido pela Fifa, mas não pelos rivais, que perpetuam a piada de que o Palmeiras não tem Mundial

Escrito por

Um ano depois do trauma do Maracanazo em 1950, o Brasil voltou a receber times do mundo inteiro para um torneio. A Copa Rio de 1951 foi a primeira competição global entre clubes da história. Naquele ano, ninguém pôde dizer que o Palmeiras não tem Mundial.

Palmeiras não tem mundial

O time alviverde superou na final a Juventus, da Itália, e ganhou as manchetes da época como o primeiro campeão do mundo de clubes. Em 2014, a Fifa chegou a reconhecer a conquista como mundial. Mas, em 2019, durante visita ao Brasil, o presidente da entidade máxima do futebol, Gianni Infantino, afirmou que só são campeões mundiais os clubes que conquistaram o título a partir de 1960, ano da primeira edição da Copa Intercontinental.

Divulgação/palmeiras

 

Claro que os torcedores rivais fazem questão de não reconhecer a conquista. Aliás, a piada de que o Palmeiras não tem Mundial começou em 2012, quando o Corinthians venceu a Copa do Mundo de Clubes contra o Chelsea. Assim, o único grande de São Paulo sem Mundial passou a ser o Palmeiras.

Afinal, o Palmeiras tem ou não tem Mundial? A questão é polêmica até mesmo entre os palmeirenses. Enquanto o comentarista Edmundo afirma que sim, o ex-goleiro Marcos acha que não. E que inclusive é por sua culpa, devido à falha que culminou no gol da vitória do Manchester United da final de 1999. Com ou sem reconhecimento, o título da Copa Rio de 1951 não deixa de ser histórico. Tire suas próprias conclusões a seguir.

VEJA: história do Maracanã, maior estádio do Brasil

Palmeiras não tem Mundial? A história da Copa Rio

Embora tenha sido realizado com o aval da Fifa, o Torneio Internacional de Clubes Campeões de 1951 foi organizado pela Confederação Brasileira e Desportos, na onda da Copa de 1950. Os representantes brasileiros foram o Palmeiras, campeão paulista de 1950, e o Vasco, vencedor do Carioca. Naquela época, ainda não havia Campeonato Brasileiro e os estaduais tinham um peso bem maior.

O outro representante sul-americano foi o Nacional, campeão uruguaio de 1950. Da Europa, vieram cinco clubes. A CBD queria trazer representantes de Espanha e Inglaterra, mas não conseguiu. Barcelona e Tottenham recusaram os convites, e deram lugar ao Nice, da França, e ao Austria Viena. Estrela Vermelha, da Iugoslávia, e o Sporting, campeão português, também participaram.

Finalmente, a Juventus foi trazida no lugar do Milan, que era o campeão italiano vigente, mas preferiu disputar a Copa Latina, realizada na Europa. O time de Turim, campeão nacional no ano anterior, foi um substituto à altura e teve uma campanha irrepreensível até a fina contra o Palmeiras.

O formato

A Copa Rio de 1951 teve quase a mesma duração de uma Copa do Mundo. Começou no dia 30 de junho e só terminou no dia 22 do mês seguinte. Os dois times foram divididos em dois grupos, um sediado no Rio e outro em São Paulo.

Os dois primeiros colocados de cada chave disputaram as semifinais com jogos de ida e volta. Todas as partidas foram realizadas em dois estádios: o Pacaembu, em São Paulo, e o Maracanã, no Rio de Janeiro, palco da grande final.

A disputa

No grupo do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama, base da seleção brasileira de 1950, atropelou todos os adversários. O cruzmaltino avançou com 100% de aproveitamento, com direito a 12 gols marcados em três jogos. O Austria Viena se classificou em segundo lugar, deixando Nacional e Sporting para trás.

O grupo de São Paulo foi dominado pela Juventus, que chegou a golear o Palmeiras por 4 a 0. Mesmo assim, o time paulista avançou em segundo lugar graças às vitórias sobre Nice e Estrela Vermelha. O adversário da semifinal seria o Vasco, no Rio de Janeiro. Mesmo jogando no Maracanã, o Palmeiras venceu o primeiro jogo por 2 a 1 e segurou um empate por 0 a 0 na volta.

A Juventus passou pelo Austria Viena e encarou o Palmeiras na grande decisão no Rio. Mais uma vez, o Alviverde saiu na frente com uma vitória por 1 a 0 no primeiro jogo. Finalmente, no dia 22 de julho de 1951, o gol de Liminha assegurou o título para o time brasileiro em um empate emocionante por 2 a 2, diante de 100 mil pessoas no Maracanã.

Mesmo que hoje os rivais digam que o Palmeiras não tem Mundial, o título foi bastante comemorado na época. Os jornais deram grande repercussão e noticiaram a conquista como tal. Afinal, era um clube brasileiro levantando uma taça no Maracanã um ano depois da derrota para o Uruguai na final da Copa de 1950. Os heróis palmeirenses foram recebidos por uma multidão nas ruas de São Paulo. Com ou sem reconhecimento, não serão esquecidos pela torcida alviverde.

Última modificação em 29/05/2023 11:07

Rafael Bruno

Jornalista esportivo desde 2008, trabalhei em duas Copas e três Olimpíadas na redação do UOL Esporte, além de coberturas in loco de UFC, Fórmula 1 e Copa Davis.

Compartilhe
Escrito por