Top 20: ranking mundial de vôlei masculino após o Pré-Olímpico
Lista irá determinar os outros cinco classificados para os Jogos de Paris no ano que vem
Seis equipes se classificaram para os Jogos de Paris através do Pré-Olímpico, agora as últimas cinco vagas serão definidas através do ranking mundial de vôlei masculino da FIVB, a Federação Internacional de Voleibol. Veja como está a classificação e qual é a posição do Brasil.
Ranking mundial de vôlei masculino atualizado
Campeã da Liga das Nações e do Campeonato Europeu, a Polônia é quem ocupa a primeira posição do ranking mundial de vôlei masculino com 421.14. O Brasil, por outro lado, é o quinto colocado com 338.17 pontos, de acordo com a pontuação da temporada.
Além de oferecer vagas olímpicas, o ranking mundial de vôlei também define a posição de cada seleção cadastrada na federação de acordo com a escala de pontos. A lista é atualizada diariamente pela FIVB, a Federação Internacional de Voleibol. Cada vitória em torneios nacionais e internacionais dá pontos para o país no ranking, assim como títulos e até triunfos em clássicos.
A Polônia é o exemplo perfeito: em 2023 venceu não só a Liga das Nações, o Europeu de vôlei masculino e também avançou direto para as Olimpíadas. Outros países conquistaram posições melhores com o seu desempenho no Pré-Olímpico e, por isso, poderão brigar pela vaga olímpica.
A Itália, terceira colocada, não se classificou para as Olímpiadas pelo Pré-Olímpico, mas agora terá a oportunidade de obter o seu passaporte através do ranking. Responsável por distribuir as últimas cinco vagas olímpicas para o evento olímpico, é certo dizer que, até o início dos Jogos de Paris, muita coisa irá mudar no ranking.
Por isso, veja como está os 20 primeiros no ranking.
1) Polônia - 421.14 (classificado para as Olímpiadas)
2) Estados Unidos - 390.91 (classificado para as Olímpiadas)
3) Itália - 342.43
4) Japão - 340.30 (classificado para as Olímpiadas)
5) Brasil - 338.17 (classificado para as Olímpiadas)
6) Argentina - 314.35
7) Eslovênia - 307.12
8) França - 306.80 (classificado para as Olímpiadas)
9) Sérvia - 253.22
10) Alemanha - 249.10 (classificado para as Olímpiadas)
11) Cuba - 236.96
12) Canadá - 222.17 (classificado para as Olímpiadas)
13) Holanda - 214.58
14) Turquia - 210.73
15) Irã - 207.82
16) Ucrânia - 197.60
17) Bélgica - 182.20
18) Egito - 164.05
19) República Tcheca - 160.71
20) Bulgária - 160.07
Saiba quantos títulos o vôlei feminino do Brasil tem
Como funciona a classificação para as Olimpíadas?
Com exceção da França, que se classifica automaticamente por ser o país anfitrião de 2024, todas as outras seleções buscam a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris através do Pré-Olímpico ou através do ranking mundial de Vôlei masculino, propriedade da Federação Internacional de Voleibol, a FIVB.
No Pré-Olímpico, as seleções de Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Japão, Polônia e Canadá se classificaram para a competição do ano que vem. Com isso, restam apenas cinco vagas a serem distribuídas através do ranking do vôlei masculino.
O regulamento da FIVB prevê que seleções de continentes que ainda não se classificaram terão vantagem, isto é, a Argentina vai brigar pela vaga porque somente o Brasil, da América do Sul, garantiu o seu espaço através do Pré-Olímpico de vôlei.
Com isso, as últimas cinco vagas serão dadas para os melhores colocados de acordo com a regra.
Quando começa o vôlei masculino nas Olimpíadas de Paris?
A disputa de vôlei masculino nas Olimpíadas de Paris começa em 27 de julho, um dia após a cerimônia de abertura no rio Sena, no coração da cidade. Durante a fase de grupos, as 12 nações terão que passar por um novo formato de confrontos se quiserem brigar pela medalha de ouro.
Diferente de Tóquio, onde as equipes foram divididas em três grupos, no próximo ano serão três grupos de quatro onde vão jogar em turno único, isto é, se enfrentarão uma vez contra os outros oponentes. Sob o sistema de pontos corridos, o time garante três pontos com a vitória por 3x0 ou 3x1 ou dois para o vencedor e um para o derrotado sob o placar de 3x2 na partida.
Assim, os dois primeiros de cada chave avançam direto para as quartas de final, assim como os dois melhores terceiros lugares. Daí, acontecerão as quartas de final, semifinal, disputa pelo bronze e a final.
A cerimônia de abertura está marcada para 26 de julho, no rio Sena, sob o percurso de 6km até o Trocadero, onde as delegações estarão em barcos e vão acenar para o público e também os telespectadores que acompanharão a cerimônia em casa, através da televisão ou plataformas.
Esportes nas Olimpíadas de 2024
Além de vôlei masculino e feminino, os Jogos Olímpicos de Paris terão outras 46 modalidades, como atletismo, badminton, basquete, basquete 3x3, boxe, breaking, canoagem slalom, canoagem velocidade, ciclismo BMX, ciclismo BMX Freestyle, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, ciclismo Mountain Bike, escalada esportiva, esgrima, futebol, ginástica artística, ginástica de trampolim, ginástica rítmica, golfe, handebol, hipismo CCE, hipismo adestramento, hipismos saltos, hóquei, judô, levantamento de peso, maratona aquática, nado artístico, natação, pentatlo moderno, polo aquático, remo, rúgbi, saltos ornamentais, skate, surfe, taekwondo, tênis, tiro, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vela, vôlei de praia e wrestling.
Cada uma das modalidades é disputada em feminino e masculino, onde o Brasil tem grandes chances de conquistar muitas medalhas e até mesmo inéditas. Em Tóquio, 2021, a delegação brasileira conquistou 7 ouros, 6 pratas e 8 bronzes, no total de 21 conquistas.
Veja como ficou a classificação final do Pré-Olímpico de vôlei masculino 2023 atualizada