Tabela da Superliga de vôlei feminino 23/24 atualizada após 1ª rodada

Competição reúne 12 equipes das mais diferentes regiões do país

Chegou ao fim a primeira rodada da Superliga de vôlei feminino, que ocorreu de 7 a 11 de novembro. A classificação trouxe movimentações entre as equipes, que se preparam para a segunda rodada de 14 a 16 de novembro. Enquanto isso, veja como está a classificação até aqui.

Acompanhe a tabela de jogos da Superliga de vôlei feminino

Classificação da Superliga de vôlei feminino

O Sesi Bauru, do treinador Marcos Miranda, é o atual líder da Superliga de vôlei feminino com quatro pontos. O elenco do interior paulista estreou com derrota para o Pinheiros, mas como venceu dois sets anotou um ponto, e venceu o Praia Clube em casa.

O Blumenau, equipe que não deve brigar pelo título, ocupa a segunda posição com três pontos, mesma pontuação de Praia Clube, Minas, Osasco e Fluminense. Com sete partidas realizadas incluindo alguns embates adiantados de futuras rodadas, a Superliga feminina mostra-se equilibrada.

Disputada por 12 equipes, a Superliga é dividida em quatro etapas: classificatória, quartas de final, semifinal e a final. A primeira fase traz os clubes femininos jogando entre si por 22 rodadas no sistema de pontos corridos, separados por turno e returno com 11 rodadas cada.

Os oito primeiros vão para as quartas de final, seguindo para a semifinal e a final, única etapa eliminatória jogada em partida única.

A seguir, acompanhe a classificação atualizada da Superliga de vôlei feminino.

 

Classificação da Superliga de vôlei feminino  
1) Sesi Bauru – 4 pontos (uma vitória e uma derrota)
2) Blumenau – 3 pontos (uma vitória e uma derrota)
3) Praia Clube – 3 pontos (uma vitória e uma derrota)
4) Minas – 3 pontos (uma vitória)
5) Osasco – 3 pontos (uma vitória)
6) Fluminense – 3 pontos (uma vitória)
7) Pinheiros – 2 pontos (uma vitória)
8) São Caetano – 0 pontos (duas derrotas)
9) Barueri – 0 pontos (uma derrota)
10) Brasília – 0 pontos (uma derrota)
11) Flamengo – 0 pontos (sem jogo)
12) Maringá – 0 pontos (sem jogo)

Quem são os favoritos na Superliga?

A Superliga de vôlei feminino começou em todo o vapor, e os favoritos ao troféu mais desejado da temporada são Praia Clube, de Uberlândia, Minas, de Belo Horizonte, Osasco, de São Paulo, e Flamengo, do Rio de Janeiro. Estas são as equipes que devem brigar pelo título nacional este ano.

Na temporada passada, o Praia Clube alcançou a final do torneio pelo quarto ano consecutivo. O elenco aplicou domínio total em cima do Minas para fechar a decisão em 3 sets a 0, sob o comando do técnico Paulo Coco. Esta é a segunda conquista do clube na história da Superliga.

Outro time que promete dar continuidade à sua hegemonia é o Minas. O time mineiro, participante das quatro últimas finais e campeão em três delas, vai brigar contra os participantes na etapa classificatória até alcançar o seu passaporte para as fases eliminatórias. Thaisa, Kisy, Pri Daroit e Carol Gataz são os destaques do elenco comandado por Nicola Negro.

O Osasco, campeão paulista na temporada, também deve brigar pelo troféu. Invicto há 13 partidas, o grupo promete dar trabalho para os adversários em quadra com Camila Brait, Tiffany e Fabiana, principalmente em casa, no Ginásio José Liberatti.

Outro clube que também vai brigar é o Flamengo, do treinador Bernardinho. Na temporada passada, o elenco alcançou a semifinal como em todos os anos, mas perdeu para o Praia Clube após disputar três partidas. O time do Flamengo é jovem, mas tem peças que vão surpreender o cenário nacional.

Tabela da Superliga de vôlei feminino 23/24 atualizada após 1ª rodada
Thaisa do Itambé Minas na Superliga – Foto: Reprodução/Hedgard Moraes/MTC

Como funciona a pontuação da Superliga de vôlei?

Sob o formato de pontos corridos, a pontuação da fase classificatória na Superliga segue o princípio da FIVB, a Federação Internacional de Voleibol, onde a vitória garante ao elenco três, dois ou um ponto na partida, dependendo do resultado.

Vencer os três sets e não perder nenhum em uma mesma partida dá ao time três pontos, conforme indica o regulamento da Superliga. Em caso de derrota em um set, o time ainda fatura a mesma pontuação, já que conseguiu manter a soberania em quadra.

A pontuação da Superliga funciona da seguinte maneira:

  • 3×0 e 3×1 = três pontos
  • 3×2 = dois pontos ao ganhador e um para o perdedor

Caso cada equipe vença dois sets cada, empate em 2 a 2 na partida, o tie-break entra em cena para definir o vencedor. Neste caso, o clube que garantir o placar em seu favor leva para casa dois pontos, enquanto o time perdedor fica com um.

As quartas de final, semifinal e a final são jogadas sob o sistema eliminatório, portanto não há pontuação.

 

Saiba qual é a altura das jogadoras do Brasil no vôlei feminino

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes