Pix deve ajudar micro e pequenos empreendedores

Disponibilidade por 24 horas, velocidade das transações e conveniência para pagamento geram benefícios para o negócio

O Pix se populariza como meio de pagamento e, com seis meses de funcionamento, conquista, a cada dia, novos usuários. Dentre eles, os donos de pequenas e microempresas. A expectativa do Banco Central é de que a adoção de novas funcionalidades aumente a adesão dos empreendedores ao meio de pagamento instantâneo para realizar as operações bancárias de suas empresas.

A mais nova funcionalidade, o Pix Cobrança, está em vigor desde 14 de maio e possibilita a geração de faturas com data de vencimento para pagamentos por meio de um QR Code, com cálculo automático de multas e juros, em caso de atraso, ou desconto, por pagamento antecipado.

A analista Cristina Araújo, do Sebrae, faz balanço positivo do funcionamento do Pix. “A disponibilidade por 24 horas por dia, a velocidade das transações, a conveniência para pagamento, seja por QR Code ou Chave Pix, são benefícios que, no fim do dia, no fechamento do caixa, contribuem para que o empreendedor tenha condições de tomar decisões mais assertivas para o negócio.”

O Banco Central calcula que mais de 83,5 milhões de pessoas, incluindo os microempreendedores individuais (MEIs), e quase 5,5 milhões de empresas estejam usando a tecnologia do Pix. São, no total, 237,3 milhões de chaves Pix cadastradas nas mais de 750 instituições habilitadas para oferecer o serviço, como bancos tradicionais, fintechs, instituições de pagamento e cooperativas de crédito.

O número de transações por meio do Pix é crescente desde novembro, quando foi criada a nova modalidade de transferência bancária, não apenas entre pessoas, mas também entre empresas. Dados apontam que a taxa média de crescimento, no pagamento de pessoas para empresas, foi de 57,5% em abril.

Adesão maior de pequenas e microempresas ao Pix

A analista do Sebrae diz que a agenda evolutiva do Pix para o ano aponta para boas perspectivas de uma adesão ainda maior das pequenas e microempresas. As melhoras incluem a possibilidade de saque e troco em estabelecimentos comerciais, a realização de operação sem necessidade de internet (offline), pagamento por aproximação, disponibilidade de mecanismo especial de devolução para casos de suspeita de fraudes e falhas operacionais.

As médias, pequenas e microempresas que se enquadram no regime tributário do Simples Nacional podem pagar também suas contribuições por meio do Pix. A expectativa é de que mais de 16 milhões de empreendedores sejam beneficiados.

Para pagar o Simples com o Pix, o empreendedor deve retirar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) online, que virá com um QR Code. Em seguida, o contribuinte deve abrir o aplicativo da instituição que é registrado, escolher a função Pix, fazer a leitura do código QR Code com a câmera do celular e o processo é iniciado. O pagamento instantâneo também está disponível para quem renegocia dívidas e precisa pagar as parcelas do Simples.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes