Beleza

Babosa no cabelo é opção para hidratar os fios

Veja dicas para aproveitar os nutrientes dessa planta milenar e deixar seus cabelos mais macios e cheios de brilho.

Escrito por

Talvez você já tenha ouvido falar sobre os efeitos da babosa no cabelo. Essa planta, que também é conhecida como Aloe vera, é originária do norte da África e das Ilhas Canárias e vem sendo usada como planta medicinal há milênios.

Além disso, faz muito tempo que ela se tornou queridinha no mundo da beleza. Alguns historiadores, aliás, consideram que a babosa era o grande segredo de Cleópatra, rainha do Egito antigo.

Hoje, ela aparece na lista de ingredientes de diversos produtos, principalmente xampus e condicionadores. Isso porque a hidratação com babosa é um excelente recurso para deixar os cabelos macios e saudáveis.

Com informações do blog da Pajaris.

Por que usar babosa no cabelo?

Foto: reprodução

Se você deseja fios hidratados, cheios de brilho e vitalidade, então aposte na babosa.

O gel coletado nas folhas da planta, ou mucilagem, é rico em diferentes nutrientes. Entre eles estão zinco, cálcio, selênio e vitaminas A, B e C. Para entender mais sobre a importância das vitaminas para os cabelos é só ler este post.

Ao usar a babosa no cabelo, você consegue nutrir a fibra capilar e recuperar fios danificados, quebradiços e ressecados. Além disso, ela contém aminoácidos que colaboram para o crescimento do cabelo.

Segundo o portal Health Line, o Aloe vera é eficiente na limpeza dos fios, eliminando o excesso de oleosidade sem agredi-los. Essa planta tem ainda propriedades calmantes e antitérmicas. Por isso, atua na proteção capilar contra os raios UV, agindo como se fosse um protetor solar.

Ao apostar na hidratação com babosa você também pode contar com uma aliada no tratamento de problemas como seborreia, queda de cabelo, descamações no couro cabeludo e caspa. Mas lembre-se: se você apresentar esses sintomas, é importante consultar um dermatologista.

Vale dizer que o uso da babosa é praticamente livre de riscos. O maior cuidado, de acordo com o Health Line, é com relação a alguma alergia à planta. Então, antes de aplicar o gel, faça um pequeno teste esfregando uma pequena quantidade na parte interna do pulso. Aguarde cerca de duas horas para ver a reação da pele.

 

Dicas para usar a babosa no cabelo

 

A melhor forma de fazer a hidratação com babosa é usando o gel incolor da planta in natura. Entretanto, é necessário ter cuidado com o líquido viscoso e amarelado que sai da planta, a aloína, que é tóxica tanto para o consumo quanto para a pele.

Cuidado ao cortar a babosa: a aloína, líquido amarelado que sai da planta, é tóxica. Foto: g1

A sugestão do portal G1 para retirar essa substância do Aloe vera é lavar bem as folhas e, em seguida, deixá-las secando na posição vertical por 24 horas. Logo após esse período, você pode descascar a babosa e usar uma colher para coletar o gel na parte interna da folha. A Anvisa não recomenda a ingestão da planta.

 

Receitas de hidratação

Foto: reprodução

Babosa pura para fortalecer o cabelo

Passe o gel da babosa em todo o couro cabeludo fazendo movimentos circulares. Logo após, espalhe no comprimento dos fios. O tempo ideal para deixar a babosa no cabelo é de 10 a 20 minutos. Lave bem com xampu e condicionador.

Você pode repetir a aplicação de uma a duas vezes por semana se os fios estiverem muito ressecados. No entanto, evite utilizar todos os dias, já que o produto tende a deixar o cabelo pesado.

Para potencializar o efeito, misture uma colher de sopa do gel de babosa com duas colheres de sopa de máscara de hidratação. Você pode ainda usar uma touca plástica ou de alumínio.

 

Babosa e leite de coco contra a queda dos fios

Para essa receita você precisa bater no liquidificador 5 colheres do gel de babosa e ½ xícara de leite de coco. A textura final é homogênea e cremosa.

Aplique da raiz até as pontas do cabelo e deixe agir por 30 minutos. Logo depois, é só lavar bem o cabelo.

 

Babosa e abacate para restaurar o cabelo

Para esta receita, você precisa aplicar a babosa pura no couro cabeludo, esperar 15 minutos e lavar os cabelos. Enquanto isso, amasse uma colher de sopa de abacate e misture com uma colher de sopa de azeite extravirgem.

Aplique essa mistura no comprimento dos fios e nas pontas. Cubra com toalha quente ou use uma touca térmica. Deixe agir por 15 minutos e enxágue. Faça essa hidratação uma vez por semana.

Última modificação em 29/07/2022 11:31

Andreia Brasil

Jornalista e produtora de conteúdo. Gosta de dançar com as palavras, sejam elas escritas ou faladas. Adora cachorros e acredita que a vida é uma grande e intensa aventura.

Compartilhe
Escrito por
Tags: Cabelos