Finalização para cabelo ondulado: dicas para conquistar as ondas perfeitas

Confira tudo o que você precisa saber para cuidar dos fios e, assim, manter o volume moderado, evitar o temido frizz e, de quebra, definir bem as suas ondinhas.

Se você acompanhou nosso artigo sobre tipos de cabelo já sabe que existem 12 classificações que variam de acordo com a textura dos fios. No caso dos ondulados, por exemplo, ou tipo 2, as mechas têm formato de S. Há ainda três padrões principais: 2A, 2B E 2C. Agora, você aprende dicas e truques de finalização para cabelo ondulado que vão deixar as ondinhas mais definidas e bonitas.

 

Por que a finalização para cabelo ondulado é importante?

finalização para cabeo ondulado
Imagem: Yasmin Brunet (reprodução / Instagram)

 

A finalização é essencial para quem tem cabelo ondulado. Isso porque é o cuidado após o processo de lavagem com shampoo e condicionador que garante ondas definidas e soltas, livres daquele efeito de frizz.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira agora diferentes técnicas de finalização para cabelo ondulado.

 

Fitagem: a finalização mais famosa para ondas e cachos

É provável que você conheça como funciona a fitagem. Ainda assim, é interessante falar sobre a técnica que faz sucesso entre cacheadas e onduladas do tipo 2C, com textura mais encorpada.

Para fazer essa finalização, em primeiro lugar, divida o cabelo – que deve estar úmido – em diversas mechas. Passe um bom creme de pentear em cada uma delas, ao longo de todo o comprimento. A ideia é esticar bem os fios com o produto. Eles vão ficar, de fato, com aparência de uma fita.

Na sequência, com a ajuda de uma toalha de algodão, é só amassar as mechas de baixo para cima. É esse movimento que define as ondas, por isso, o passo está presente em todo tipo de finalização para cabelo ondulado.

 

Método LOC para definir as ondinhas

LOC é uma sigla que significa: líquido, óleo e creme. Ou seja, o objetivo é aplicar nos fios água, óleo capilar e creme de pentear.

Então, com os cabelos bem úmidos, basta passar um pouquinho do óleo ao longo do comprimento dos cabelos – nada de chegar perto da raiz. Em seguida, use o creme de pentear. Por fim, desembarace o cabelo com os dedos e pressione bastante de baixo para cima.

Como resultado dessa finalização você tem maior hidratação, brilho e definição.

como ter ondas perfeitas
Imagem: Jessica Make (reprodução / Instagram)

 

Twis é uma das opções de finalização para cabelo ondulado

Nessa técnica, a ideia é deixar as ondas bem marcadas. Em primeiro lugar, você deve separar todo o cabelo em mechas não muito grossas. Divida novamente cada uma ao meio. Depois, basta torcer uma parte na outra – é daí, aliás, que surgiu o termo twist.

Ao final, prenda a pontinha com um elástico e aguarde até secar bem. Então, solte cada mecha e aplique um pouco de leave-in ou óleo com bastante atenção, amassando um pouco os fios.

O twist é muito utilizado como finalização também por cacheadas.

 

Finalização com coque

O coque é ideal quem tem ondas 2A, pois são cabelos mais finos e com pouco volume. O resultado é similar ao twist, mas as ondas ficam mais abertas.

O passo a passo começa com o cabelo quase seco. Separe em apenas duas grandes mechas e, então, prenda em coques mais soltinhos, um de cada lado da cabeça. Espere a secagem terminar naturalmente e, em seguida, solte os coques.

Vale dizer que essa finalização deve ser feita durante o dia, porque os fios precisam secar completamente. Afinal, dormir com os cabelos presos e ainda úmidos pode ocasionar não apenas mau cheiro, como também levar ao surgimento de fungos.

Quer conferir o passo a passo, em vídeo, de uma finalização superprática? A Amanda, do canal Ondulada com Orgulho, te ensina.

Já a Niina Secrets mostra como modelar as ondas usando uma meia-calça.

Cuidados especiais depois da finalização

finalização cabelo ondulado
Imagem: Taciele Alcolea (reprodução / Instagram)

 

Algumas dicas, que vão além da finalização, ajudam a manter ondulado por mais tempo. É interessante, por exemplo, evitar pentear o cabelo depois que estiver seco. Também é bom deixar de lado o hábito de passar os dedos pelos fios com frequência, visto que colabora para desmanchar as ondas.

Ainda sobre a secagem, procure usar o processo natural. No entanto, se gostar ou precisar do secador, utilize sempre o difusor de cachos.

Por outro lado, para a lavagem do cabelo ondulado os produtos mais indicados são aqueles sem sulfato de sódio. O ingrediente prejudica a saúde e a beleza dos fios, que ficam ressecados e com frizz.

Assim, as técnicas low poo e no poo são ótimas recomendações para quem tem ondas ou cachos.

Por fim, você pode dormir em um travesseiro com fronha de cetim. O tecido não retira a umidade do cabelo e, por isso, ele fica mais macio.

Dicas de produtos

Isis Valverde
Imagem: Isis Valverde (reprodução / instagram)

 

Creme para Pentear #todecacho Cachos Dos Sonhos, Salon Line: indicado para cabelos ondulados e cacheados, o produto ajuda na finalização e, além disso, promove hidratação profunda e fecha as cutículas.

Mousse Charming Glos, Cless: evita o ressecamento dos fios, controla o volume, elimina o frizz e ainda oferece proteção térmica. Ademais, desembaraça e intensifica o brilho sem pesar.

Creme para Pentear Óleo Extraordinário Cachos, Elseve:  com óleo de coco e flores, deixa os fios mais soltos, macios e brilhantes. Ao mesmo tempo, controla o frizz e ajuda na finalização para cabelos ondulados.

Óleo Bifásico Amo Cachos, Griffus: possui fórmula rica em óleos e manteigas vegetais. O produto é vegano e protege os fios dos danos externos enquanto confere brilho, maciez e movimento.

Informar Erro

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes