Pele saudável: veja alimentos que reforçam o skincare no verão 

Quer manter a pele bonita, hidratada e protegida dos efeitos nocivos da estação mais quente do ano? Então aposte nos alimentos certos! 

O verão está aí, aquecendo os dias na maior parte do Brasil. Mas nem só de praia e piscina vive a estação. Afinal, as altas temperaturas e o sol intenso exigem cuidados especiais. Principalmente para quem quer manter uma pele saudável

Assim, para se proteger dos danos dos raios solares, você precisa investir em uma rotina de skincare. E aí, sem dúvida, o protetor solar e o hidratante são indispensáveis. No entanto, eles não são os únicos recursos que você pode usar. 

Isso porque, além dos cosméticos, uma alimentação balanceada é essencial para uma pele mais bonita. Por isso, a nutricionista Mônica Symphoroso preparou uma lista com itens que não podem faltar na dieta. Confira os alimentos que vão ajudar a manter a pele nutrida na estação mais quente do ano. 

 

Aveia e água para uma pele saudável

 

Ter uma saúde intestinal adequada é importante. Isso porque, do contrário, o corpo todo sofre, inclusive a cútis. “Se a pessoa não tiver um intestino que funcione diariamente, há uma absorção de toxinas. E elas influenciam, então, na pele e na saúde como um todo”, explica Mônica. 

Além disso, ela pontua que o bom funcionamento do órgão proporciona uma melhor absorção de nutrientes. Por consequência, você garante uma pele saudável. A solução, então, é aumentar o consumo de fibras. E a aveia é uma ótima fonte. Mas não se esqueça de beber ao menos dois litros de água por dia. Isso ajuda no trato intestinal também.

 

Gelatina incolor

 

A gelatina incolor, de acordo com a nutricionista, ajuda a saciar a vontade de doce. Ademais, é rica em colágeno, substância que ajuda a manter a pele saudável e firme. O consumo da gelatina, em uma dieta equilibrada, diminui os efeitos negativos dos raios solares. Por fim, previne as rugas precoces.

 

- PUBLICIDADE -

Mamão

 

O mamão contém a enzima papaína. Como resultado, promove a renovação celular, hidrata a pele e reduz sintomas da acne. Tem ainda potássio, magnésio e vitamina C. Por isso, ajuda a dar mais firmeza e elasticidade.

 

Pele saudável com espinafre

 

Leia também

Óleo capilar: descubra para que serve e como usar

Depilação caseira: melhores métodos e como evitar pelos…

Famoso pela alta concentração de ferro, o espinafre também é rico em antioxidantes e vitaminas. É o caso, por exemplo, da vitamina A. Já que ajuda a diminuir a produção de sebo facial, reduz também as inflamações. Por outro lado, a vitamina K e o folato melhoram o aspecto da pele e minimizam manchas. “Porém, o ideal é consumir o espinafre cru para que os nutrientes não se percam no cozimento.”

pele saudável
Imagem: reprodução / Pinterest

 

Cenoura e batata doce

 

Quer garantir o bronzeado natural no verão? Então aposte na cenoura e na batata doce. Isso porque elas são ricas em betacaroteno. Tal substância contribui para a produção de melanina. E ainda age como refletor de raios UVA e UVB, deixando a pele saudável

Além disso, a raiz combate os radicais livres. Por fim, ajuda contra inflamações e o surgimento de linhas de expressão.

 

- PUBLICIDADE -

Frutas vermelhas 

 

Morango, amora e framboesa são boas fontes de flavonoides. Esses nutrientes evitam os efeitos negativos dos radicais livres. Ademais, combatem inflamações como acne, alergias e vermelhidão.

 

Abóbora

 

Fonte de muitas enzimas, a abóbora suaviza e deixa a pele saudável. Restaura também seu pH. Se não bastasse, o alimento é rico em fibras e zinco. Assim, ajuda na produção de colágeno e regula a oleosidade.

 

Tomate para deixar a pele saudável

 

Mônica diz que o tomate é “protetor dos radicais livres”. Isso por causa de um item especial, o licopeno. O antioxidante dá a cor vermelha da fruta e protege contra rugas e manchas. Por fim, também age como um filtro solar natural.

Fonte: Mônica Symphoroso, nutricionista.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes