Reconstrução capilar: o que é, cuidados e como começar

A reconstrução capilar, como o próprio nome diz, é responsável por construir novamente, restaurar e renovar a saúde dos fios do cabelo. Se o seu cabelo está detonado, fraco, quebradiço ou elástico, está na hora de entender o que é a reposição capilar, cuidados e como começar. 

Neste artigo você confere como o tratamento pode devolver a força, vitalidade e a beleza ao seu cabelo. Então continue a leitura! 

 

O que é a reconstrução capilar

Reprodução/Unplash

A reconstrução capilar é uma das três e últimas etapas do cronograma capilar. Ou seja, ao lado da hidratação e nutrição, a reconstrução tem um papel essencial no tratamento da fibra capilar.

Ela repõe os nutrientes perdidos durante um procedimento químico ou por fatores externos como vento, poluição, exposição à luz solar, água. 

Logo, se você fez ou ainda faz algum procedimento como alisamento, descoloração ou tintura, saiba que ele é capaz de acelerar as mudanças nas estruturas dos fios, como a perda da queratina.

Esse componente é importantíssimo para as madeixas, pois é a proteína essencial da fibra capilar. Sem ele os fios ficam cada vez mais expostos e frágeis.

- PUBLICIDADE -

Mas a boa notícia é que a reconstrução capilar é capaz de atuar como uma espécie de curativo que vai tratar os fios e reconstruir os danos existentes. Finalmente, agora que você já sabe o que é o tratamento, vamos explicar se ele se aplica ao seu caso.

 

Descubra se você precisa de uma reconstrução capilar

Reprodução/Unplash

 

Como mencionamos acima, a reconstrução capilar é a última etapa do cronograma capilar. Ou seja, é depois de nutrido e hidratado que seu cabelo estará apto a receber a reposição de queratina

Assim também já vimos que ela é indicada para os fios danificados e fragilizados. Mas para ter certeza se o seu cabelo precisa urgente de uma reposição capilar, vamos descobrir com um teste bem simples? 

 

O teste do fio no copo de água

Existe um método muito fácil que se chama teste de porosidade. Sem dúvida, ele é capaz de mostrar se o seu cabelo está apenas ressecado ou desnutrido, ou precisa de uma reconstrução profunda.

O que você vai precisar:

  1. Em primeiro lugar, corte um pedaço do seu fio de cabelo, de preferência da parte da nuca. 
  2. Logo depois, encha um copo de água.
  3. Jogue em seguida o fio no copo. Aguarde entre 1 a 2 minutos e verifique os possíveis cenários: 

Cenário 1: o fio boiou sobre a água

Isso mostra que a porosidade do seu fio está baixa, ou seja, é um bom sinal. Mantenha a hidratação capilar. 

- PUBLICIDADE -

Cenário 2: o fio ficou no meio do copo de água

Em resumo, a situação indica que a porosidade está normal ou mediana. Logo, você pode apostar na nutrição capilar para seus fios voltarem a ficar saudáveis. 

Cenário 3: o fio afundou completamente

Está na hora de fazer uma reposição capilar dentro do cronograma, pois a porosidade dos seus fios está alta. 

 

Periodicidade e cuidados na reconstrução capilar

 

Uma vez que você descobriu que o seu cabelo precisa de uma reconstrução capilar, é preciso ficar atenta aos cuidados necessários para que o tratamento seja eficaz. O recomendado é fazer a reconstrução uma vez por mês ou a cada 15 dias em casos mais extremos. 

- PUBLICIDADE -

Também é importante lembrar que o excesso de reposição da queratina pode dar o efeito contrário. Ou seja, ao invés de dar resistência e força ao fios, eles podem ficar sobrecarregados, duros, com pontas espigadas e quebradiços. 

O que você precisa saber sobre as máscaras reconstrutoras

As máscaras reconstrutoras podem ser facilmente encontradas nas farmácias e lojas especializadas em beleza. Elas possuem em sua composição ingredientes como a queratina, creatina, arginina, cisteína, colágeno, proteína hidrolisada do trigo e do milho e aminoácidos. 

Geralmente as marcas costumam colocar nos rótulos dos produtos termos como “máscara de reconstrução” ou “máscara repositora”. 

 

Para fazer em casa: um passo a passo da reconstrução capilar

Reprodução/Unplash

Depois de entender o que é a reconstrução capilar e a sua importância para a saúde dos fios, que tal fazer uma em casa seguindo esse passo a passo?

  1. Lave as madeixas com um shampoo para limpeza profunda sem sal.
  2. Depois de retirar o excesso de água, aplique a máscara de reconstrução em toda a extensão dos fios, evitando colocá-la na raiz.
  3. Deixe o produto agir por volta de 20 minutos.
  4. Se preferir, coloque uma touca térmica para potencializar o efeito do produto.
  5. Em seguida, enxágue bem o cabelo e aplique um condicionador.
  6. Lave novamente e deixe o cabelo secar naturalmente ou use um secador se o produto possui substâncias termoativadas.

Se você percebeu que os fios do seu cabelo estão opacos e frágeis, não deixe de fazer um cronograma capilar e não se esqueça de realizar uma reconstrução seguindo as nossas dicas.

Cabelos
Comentários (0)
Comentar