Scrunchie: inspirações para usar e dicas para fazer o seu em casa

A xuxinha, o acessório de cabelo mais famoso dos anos 1990, segue em alta e é o item perfeito para os dias de verão. 

Cores fortes, loungewear, biquínis cheios de babado e acessórios divertidos e estilosos. Pois é, essas são algumas das tendências do verão 2021. E se tem uma peça que é a cara da estação, é o scrunchie.

Talvez o nome soe estranho para você, mas é provável que já tenha visto - e até usado! - o acessório. Isso porque estamos falando da famosa xuxinha, que fazia muito sucesso na cabeça de crianças e adolescentes dos anos 1980 e 1990. E já tem um tempinho que a tendência voltou com tudo compondo, principalmente, looks de streetstyle.

 

O que é o scrunchie

O que é scrunchie
Imagem: reprodução / unsplash

 

O scrunchie é um elástico envolto em tecido largo e franzido em volta. Por isso, fica despojado e fofo. Ao mesmo tempo, por conta do volume, o acessório costuma chamar bastante a atenção. Vai bem nos mais diversos penteados - desde um simples rabo de cavalo até um coque mais arrumadinho.

Há uma variedade enorme de tamanhos, cores, estampas e texturas. Tem peças em crochê, veludo, cetim e até aplicações com paetê, por exemplo. Então, você pode combinar com todo tipo de visual e ocasião. Além disso, por conta do material mais macio, não quebra o cabelo, o que é ótimo para a saúde dos fios.

Que tal dar uma olhadinha em alguns looks para se inspirar e, quem sabe, aderir à moda também?

 

Rabo de cavalo - o jeito clássico de usar scrunchie 

Rabo de cavalo
Imagem: reprodução / instagram

 

Sem dúvida, esse é o jeito mais comum de usar o scrunchie. Você pode fazer um penteado mais alto. Se abrir bem o tecido, a xuxinha fica aparente. Por outro lado, se deixar o acessório apertado, ele fica mais discreto.

Hailey baldwin usa rabo de cavalo com scrunchie
Hailey baldwin arrasando no rabo de cavalo com scrunchie. Imagem: reprodução / getty images

 

Ou então você pode optar por um rabo mais baixo e na lateral da cabeça. O visual fica fofo e descontraído. Para um efeito bagunçado, borrife os fios com spray e amasse das pontas para o topo da cabeça. Em seguida, jogue o cabelo para um dos lados e use o scrunchie para amarrar.

Rabo de cavalo lateral
Imagem: nnenna (reprodução / instagram)

 

Coque alto

Coque
Imagem: reprodução / pinterest

 

Esse look é perfeito para enfrentar os dias de calor, mas sem perder o charme. É só fazer um coque no alto da cabeça e, por fim, prender com o scrunchie. Para um resultado mais bonito, você pode usar uma peça de tecido com textura, como o veludo, ou aplicações.

Coque alto com scrunchie
Imagem: reprodução / pinterest

 

Scrunchie no cabelo semipreso

Semipreso com scrunchie
Imagem: reprodução / pinterest

 

Nesse caso, você tem duas opções. Em primeiro lugar, pode escolher um meio-coque - que, aliás, conquistou seu espaço nos últimos anos.

Meio coque
Imagem: amberly gaines (reprodução / instagram)

 

Outra versão mais delicada é o semipreso, que fica despojado com o toque do scrunchie.

Semipreso
Imagem: reprodução / pinterest

 

Tranças

Trança
Imagem: reprodução / pinterest

 

Mais um penteado que se transforma com o scrunchie. Faça então uma trança, simples ou embutida, e finalize com a xuxinha.

Trança com scrunchie
Imagem: reprodução / pinterest

 

Acessório versátil

 

Se você não quer prender os fios com o scrunchie, mas, ainda assim, acrescentar a peça ao seu look, pode usá-la como pulseira.

Dakota johnson
Dakota johnson já desfilou no tapete vermelho com uma scrunchie como pulseira. Imagem: reprodução / shutterstock

 

Dicas para fazer seu scrunchie 

 

Se você curte trabalhos manuais ou quer se aventurar no artesanato, pode criar seu próprio scrunchie. Assim, tem toda a liberdade para escolher os tecidos e formatos. Quem sabe você não monta até mesmo uma coleção de xuxinhas ou então aproveita para combinar com sua máscara de proteção?

 

Neste vídeo, Ju Arruda ensina a fazer o seu acessório com máquina de costura.

 

Mas se você não tem uma máquina, sem problemas! Afinal, o vídeo abaixo ensina direitinho como fazer o scrunchie à mão.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes