Amazon oferece opção de mineração da criptomoeda Chia

Usuários poderão implantar um sistema de armazenamento baseado em nuvem para extrair a criptomoeda

A Amazon, gigante de tecnologia e propriedade de Jeff Bezos, homem mais rico do mundo, segundo o ranking da Forbes, disponibilizou, em sua plataforma de computação em nuvem, uma solução dedicada à mineração da criptomoeda Chia.

De acordo com informações da Amazon AWS, a novidade permite que usuários implantem um sistema de armazenamento baseado em nuvem para extrair XCH, a criptomoeda nativa da rede Chia.

Na página da campanha que anuncia o lançamento na versão chinesa do site da Amazon AWS também está disponível um tutorial sobre como usar os serviços em nuvem para gerar endereços de carteira Chia e iniciar a mineração. O fato de a publicação constar apenas na versão chinesa do site indica que o serviço está disponível apenas para usuários daquele país.

O crescimento da rede Chia, com investidores de varejo chineses migrando para a mineração da plataforma, ajudou a aumentar o preço de vários modelos de disco rígido (HD) em até 100% em alguns casos e o medo de falta de produto no mercado se espalhou pelo mundo. 

Amazon e Chia

Para atender à demanda de discos rígidos, algumas empresas já buscam investir em produtos exclusivos para o setor, como a chinesa Jiahe Jinwei, que anunciou o lançamento de um SSD focado em mineração, apresentando rápida velocidade de escrita e leitura, assim como alta capacidade de armazenamento.

Fundada em 2017 por Bram Cohen, o inventor da rede BitTorrent, a Chia Network está construindo um blockchain melhor e uma plataforma de transação inteligente que é mais descentralizada, mais eficiente e mais segura.

Ela utiliza discos rígidos como poder de computação para substituir o mecanismo de prova de trabalho que consome muita energia do Bitcoin e, com isso, promete ser muito mais sustentável do que a principal criptomoeda do mercado. 

A mainnet para mineração foi lançada em 19 de março deste ano e, nos últimos dois meses, a capacidade de armazenamento que está minerando na rede aumentou para mais de um exabytes, o que equivale ao volume de armazenamento de mais de 1 milhão de unidades de discos rígidos de 1 TB.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes